fbpx
tire suas duvidas sobre aluguel de carros tire suas duvidas sobre aluguel de carros

Tire todas as suas dúvidas sobre aluguel de carros

18 minutos para ler

Optar pelo aluguel de carros é algo que gera dúvidas em muitas pessoas. Entre elas, quais os critérios a serem observados antes de escolher por uma empresa de locação, qual o preço, como deve ser o modelo, quais os planos, além de entender sobre aspectos técnicos em relação aos veículos.

O processo é muito mais simples do que você imagina, seja para uma viagem, seja para passar o mês com o veículo, para frota empresarial ou por algum imprevisto que tenha ocorrido com o seu carro. Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para que você entenda todas essas questões. Acompanhe e boa leitura!

Por que optar pelo aluguel de carros?

Hoje já não há mais aquele desejo visto alguns anos atrás de ter o carro próprio ou estar constantemente trocando o seu veículo. Essa mudança de cultura se dá justamente pelas alternativas como o aluguel de carros. As vantagens dessa escolha são muitas.

Afinal, alugar carro ou comprar? Entenda os benefícios da primeira opção.

Gastos mensais elevados com um veículo próprio

Você certamente já deve ter ouvido a expressão de que ter um carro próprio é como cuidar de um filho. Tal afirmativa se deve aos gastos mensais que o veículo exige, como o combustível, manutenção e até mesmo o aluguel de garagem para aqueles que residem em grandes centros cujos prédios não oferecem essa alternativa.

Além disso, é possível colocar na ponta do lápis os gastos com impostos, seguro e estacionamento. Tudo isso, somado, gera um custo mensal muito elevado que faz com que as pessoas repensem se realmente vale a pena ter um veículo próprio. Todo esse dinheiro gasto pode ser alocado em outras opções mais atrativas, como viagens e investimentos pessoais.

Em relação aos impostos mencionados, deve-se considerar o IPVA (em geral, 4% do preço do veículo), DPVAT (espécie de seguro obrigatório), além da inspeção veicular, sendo essa taxa obrigatória em algumas localidades. Além de tudo ainda existem as taxas de transferência ao vender um veículo.

Investimento do dinheiro economizado em projetos pessoais

Quem é que não tem aquele planejamento que há anos estabelece como objetivo mas o dinheiro não sobra? Com toda essa economia gerada ao não ter um veículo próprio, é possível executá-lo. Seja uma viagem, seja a entrada para a sua casa própria ou, por que não, colocar em prática aquele seu projeto pessoal que você tanto sonha?

Mais autonomia nos deslocamentos

Em uma viagem, você terá muito mais autonomia optando pelo aluguel de carros. Na cidade destino, é possível selecionar os melhores roteiros pesquisados anteriormente e cumprir todos de maneira prática e eficiente com o veículo mais adequado para o destino. Além disso, existe a chance de explorar cidades vizinhas e conhecer o que de melhor elas têm a oferecer.

Em Minas Gerais, por exemplo, dificilmente você conhecerá apenas um município. Perto de Belo Horizonte — e na própria cidade também — há infinitas possibilidades, como o maior museu a céu aberto do mundo (Inhotim), cidades históricas como Ouro Preto e Mariana, conhecer todo o roteiro cultural da capital, além de se surpreender com as vistas proporcionadas pelos nossos pontos turísticos — Praça do Papa e Mangabeiras.

Ao optar pelo aluguel, você, seus amigos e familiares terão a oportunidade de escolher por aquele que mais atende às suas necessidades e sem muitas preocupações.

Garante proteção

As empresas especializadas em aluguel de carros oferecem proteção para diversos tipos de situações. Engana-se quem pensa que a cobertura se dá apenas para casos de roubos — é possível optar pela proteção em relação a colisão, avarias e até mesmo perda total.

No caso da Lokamig, também existe a possibilidade de garantir a proteção completa contra terceiros e proteção de vidros e pneus, que oferece  maior cobertura e reduz sua responsabilidade financeira em relação ao veículo. Nesses casos, o seu dia a dia ou a sua viagem será bem mais tranquila e com comodidade para todos os seus amigos e/ou familiares.

Entenda como funciona a locação mensal na Lokamig Rent a Car:

Tenha um carro novo todo mês sem precisar se preocupar com manutenções, IPVA, proteções, entre outras despesas! ?? CLIQUE AQUI  e solicite um orçamento personalizado!

Quais são os pré-requisitos para o aluguel de carros?

Os pré-requisitos para o aluguel de carros é uma questão que quase sempre gera dúvidas entre as pessoas. Mas não se preocupe, pois explicaremos tudo a seguir.

Condutor

Inicialmente, vamos atentar ao condutor. É exigido que ele seja maior de 21 anos e tenha a Carteira Nacional de Habilitação em um período de, no mínimo, 2 anos. Quanto à documentação entregue no momento do aluguel, além da CNH, é indicado também apresentar o RG, o CPF ou passaporte. Também é preciso estar em mãos com o comprovante de residência e cartão de crédito — com limite disponível de acordo com o modelo de carro para alugar escolhido. Vale lembrar que é preciso que o titular do cartão esteja presente fisicamente no momento da retirada do veículo.

Para estrangeiros, é necessário apresentar o passaporte e carteira de habilitação do país, e se possível, a Permissão Internacional para Dirigir (PID), um documento emitido apenas para os condutores que tenham sua CNH em dia e que permite dirigir em países signatários da Convenção de Viena.

Aluguel para pessoa jurídica

Existe, ainda, a possibilidade de fazer o aluguel para pessoa jurídica. Para isso, é necessário fazer um cadastro prévio enviando contrato social e o cartão do CNPJ atualizado. Também é preciso conter 2 referências bancárias e 2 referências comerciais, garantindo a segurança tanto para o cliente quanto para a empresa que está disponibilizando o aluguel.

Conforme observado, os critérios são práticos e simples, exigindo apenas uma documentação básica. Dessa forma, se você já ouviu falar que o processo de aluguel de carros é burocrático, já pode desconsiderar essa afirmativa!

[CLIQUE NO BANNER E BAIXE] gratuitamente nosso E-book sobre locação de veículos para empresas.

Como escolher carro para alugar em viagens?

Você, sua família e seus amigos finalmente definiram o destino depois de muita pesquisa. Agora, basta escolher o carro para que esse passeio seja inesquecível. É aí que vem o impasse: como optar pela melhor alternativa, especialmente no que se refere em aluguel de carro para viagens curtas?

Escolha por aquele que melhor atenda às suas necessidades

Inicialmente, é preciso entender quais são as necessidades antes de escolher pelo seu veículo. Para isso, faça perguntas como:

  • qual é o destino escolhido?
  • É uma viagem curta ou mais longa, que vai demandar um veículo com mais conforto?
  • Quantas pessoas estarão presentes nesse passeio?

Ao entender esses questionamentos, é possível fazer um filtro para que o seu fim de semana, feriado ou férias tenha mais comodidade. Se a sua turma contar com 5 ou mais pessoas, existem veículos minivans que comportam mais usuários e contam com mais espaço para as bagagens.

No entanto, para casais sem filhos ou para aqueles que gostam de se aventurar sozinhos, existe a oportunidade de optar pelos carros mais básicos e compactos. Em relação ao destino escolhido, faça uma pesquisa prévia sobre os caminhos que serão percorridos com o objetivo de verificar se haverá a necessidade de trafegar em estradas de terra.

Nesses casos, o indicado é que opte por veículos maiores, com tração 4×4, para a segurança dos ocupantes e para a durabilidade do carro escolhido. Não deixe de tirar todas as suas dúvidas com os profissionais da locadora escolhida, pois eles têm expertise no momento de oferecer soluções mais condizentes com o seu destino.

Avalie os itens opcionais

Este item está diretamente ligado ao anterior. Ao entender quais são as suas reais necessidades, é possível pesquisar pelo o que a empresa oferece de item opcional. Hoje, as alternativas são muitas, o que permite que todos viajem com segurança e de acordo com as normas vigentes de trânsito.

Para as famílias que tenham crianças de até 7 anos, por exemplo, precisa solicitar cadeirinha de bebê, bebê conforto, assento para crianças ou o assento de elevação, de acordo com a idade (é preciso verificar as regras do Código de Trânsito Brasileiro). Aqueles que querem apenas curtir a viagem sem se preocuparem com a condução, podem solicitar motorista ou um condutor adicional.

Também é possível solicitar veículos que contenham Wi-Fi 4G, especialmente para viagens mais longas que pedem uma distração a mais para os ocupantes do carro. Todos esses itens auxiliarão para viagens mais tranquilas e confortáveis.

Participe da vistoria do veículo escolhido

A vistoria do veículo escolhido para a locação vai garantir com que contratante e contratado possam ter seus direitos assegurados quanto à integridade do carro. Para isso, é essencial que acompanhe o profissional durante todo o processo. Dessa forma, avalie atentamente  todo o estado dos veículos para que não hajam desacordos no ato da devolução.

Verifique o estado dos bancos, os detalhes da pintura (e se contém qualquer tipo de arranhão), como estão os vidros — não se esqueça de analisar os retrovisores! — , assim como uma observe os faróis e os pneus.

Se necessário, peça uma cópia e a mantenha guardada para que, caso haja alguma divergência, tenha como argumentar com os profissionais contratados.

Verifique as condições de abastecimento

Por fim, é recomendável que você verifique junto à empresa escolhida sobre as suas condições de abastecimento.

Em geral o tanque é entregue cheio e deve ser devolvido da mesma forma. Caso não seja, será cobrada a diferença para completar o mesmo no preço definido pela locadora, que é mais alto que nos postos. Por isso recomenda-se devolver com o tanque cheio.

[CLIQUE NO BANNER E BAIXE] nosso Manual prático para locação de um veículo

Quanto custa o aluguel de carros?

O valor do aluguel de carros é algo que gera muitas dúvidas em relação às pessoas que desejam optar por essa alternativa. Abordaremos alguns fatores que podem influenciar nessa questão.

Tipos de quilometragem

Existem dois tipos de quilometragem: livre e controlada. Na verdade a maioria das locadoras só oferece km livre, A Lokamig e algumas poucas outras oferece km controlado para que o cliente que vai rodar pouco pague menos ainda. Além de as pessoas não entenderem muito bem o significado, é comum apresentar dúvidas sobre qual é a melhor escolha. Confira!

Quilometragem livre

Para aqueles motoristas que não têm ideia do quanto vão rodar em suas viagens, essa é a alternativa mais indicada. Nas locadoras de todo o país, esta vem sendo a mais utilizada, justamente pela sua flexibilidade. Aqui, é cobrado um valor fixo que vai garantir a locação e a quilometragem rodada.

Caso vá para alguma viagem de férias ou feriados prolongados na qual o objetivo é conhecer as cidades ao redor e todos os pontos turísticos, além de poder coletar outras opções de passeio com as pessoas do local, a livre é a ideal para curtir com tranquilidade.

Quilometragem controlada

A quilometragem controlada é indicada para os motoristas que já têm uma noção do quanto vão percorrer. A franquia de quilometragem varia de acordo com a locadora — a faixa é entre 100km e 200km. Nesses casos, o motorista pagará por essa quantia e terá um acréscimo caso seja ultrapassada.

O indicado é que o motorista analise muito bem todas as alternativas oferecidas pela locadora e entenda os prós e contras de cada uma. Assim, as chances de optar pela que mais atenda às suas necessidades aumenta significativamente.

Formas de pagamento

Conforme abordado, é pré-requisito para o aluguel de carros que o contratante tenha um cartão de crédito para que seja feito um depósito caução (pré-autorização). Isso porque é a forma mais aceita entre as locadoras, além do pagamento em dinheiro.

Como esse quesito varia bastante entre as locadoras, o indicado é que o cliente procure por um consultor e entenda quais são os pontos mais importantes. Assim, é possível tirar todas as dúvidas e entender o melhor meio para si.

Caução de garantia

Além dos valores cobrados no aluguel, também é estipulado um valor de caução exigido previamente pelas locadoras. Assim, a empresa terá uma garantia de pagamento de aluguel, bem como a segurança do veículo em relação a eventuais danos durante o uso.  No entanto, esse valor não é alto. Em média, é caucionado uma valor equivalente a 3% para veículos econômicos.

Este caução é mantido durante o uso do carro, e quando o veículo é devolvido nas mesmas condições da entrega, seu valor é estornado para o cliente.

Como escolher pela melhor empresa de aluguel de carros?

Esse é um dos pontos que mais merecem atenção! Contar com uma empresa que seja de confiança e que possa oferecer veículos de acordo com o prometido deve ser prioridade para qualquer pessoa que deseja o aluguel de carros. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas essenciais para esse momento. Confira!

Verifique a tradição da empresa

Ao contratar qualquer tipo de fornecedor, é preciso verificar a tradição da empresa no mercado. Caso ela seja conceituada, com muitos anos de atuação nesse nicho e com referências positivas, é um sinal de que tudo que for acordado entre as partes será cumprido.

Uma boa dica é pesquisar em redes sociais e em sites de reclamações. Com a expansão desses meios de comunicação, tudo o que ocorre é registrado pelos usuários. Dessa forma, você poderá identificar se houve algum problema mais sério quanto a idoneidade da empresa, por exemplo.

No entanto, saiba filtrar os comentários. Muitas vezes, a experiência negativa de determinada pessoa foi por ela não ter pesquisado as condições anteriormente ou por ter havido uma experiência particular negativa. Ou seja, nem sempre é algo generalizado. Essa pesquisa serve apenas para identificar se a empresa cumpre com o que promete e se é reconhecida no mercado como um negócio que se possa confiar.

Qualidade da frota e assistência 24 horas

Outros dois pontos essenciais para o aluguel de carros. Ao visitar a empresa escolhida, verifique a qualidade dos carros, a conservação, a condição da lataria, entre outros pontos. Essas questões devem ser verificadas na vistoria, conforme explicamos, mas é preciso que, no geral, as condições estejam boas para uso.

No caso da Lokamig, a frota está em constante renovação, com veículos atualizados visando garantir a melhor experiência para seus clientes. Afinal, no caso de uma viagem é preciso que você e sua família usufruam apenas de tranquilidade e descanso, não é verdade? Além disso, caso a alternativa seja para o dia a dia, o veículo alugado não pode ser uma dor de cabeça a mais para o usuário!

Uma boa locadora conta com a assistência 24 horas como um diferencial. Imprevistos estão passíveis de ocorrer e, nesses casos, a empresa precisa oferecer suporte ao seu cliente para que ele não tenha problemas com os seus compromissos. Verifique se a locadora pretendida conta com serviço em tempo integral e com telefone próprio, sem a necessidade de passar por um call center — o que pode fazer com que o processo seja burocratizado.

Proteção contra danos materiais e pessoais

A proteção contra danos materiais e pessoais também deve ser observada pelo locatário, uma vez que a empresa assume a corresponsabilidade por eventuais problemas que podem ocorrer durante o seu contrato. Todas essas especifidades precisam constar no contrato para garantir a segurança de ambas as partes.

Entre os tipos de proteção, destacamos:

  • acidentes em geral;
  • proteção de vidros e pneus;
  • furto ou perda total;
  • acidentes que envolvam terceiros, entre outros.

Além dos variados tipos de proteção oferecidos pela Lokamig, o cliente ainda pode optar pelo pacote de Proteção Total. Nele, há a abrangência de vários tipos de serviços a um preço muito mais em conta se comparado com cada contratação individual.

No entanto, é preciso que o usuário entenda que essa corresponsabilidade só é assumida caso haja a comprovação que não houve mal uso por parte do locador. Portanto, analise bem as especifidades e entenda quais são as melhores alternativas para fechar negócio.

Quais são as dúvidas mais comuns em relação ao aluguel?

Além de todas essas dúvidas sobre aluguel de carros apresentadas, existem outras bastante comuns no que diz respeito ao aluguel de carros. Confira!

Como proceder em casos de acidentes?

Inicialmente, é preciso ter calma caso ocorra algum tipo de acidente. Essas situações comprovam a importância de contar com uma locadora com assistência 24 horas, uma vez que poderá ocorrer em qualquer horário do dia.

Dessa forma, ligue imediatamente para a empresa contratada e solicite um guincho, além de fazer o boletim de ocorrência. Se for possível e não tiver ocorrido nenhum ferimento grave, vá até a loja mais próxima com o objetivo de substituir o veículo e continuar com a viagem ou com seus afazeres diários.

Como funcionam as tarifas?

Mencionamos sobre a quilometragem livre e a controlada. No caso da Lokamig não é diferente. Você pode optar pela restrita (ou controlada) que conta com um valor limitado de até 150 km por dia, com determinado acréscimo caso ultrapasse esse valor, além da livre, com quilometragem livre com valor restrito ao que for usado.

O ideal é que você escolha por uma empresa flexível, que permite essa alteração após o uso. Assim, caso perceba que a escolha não tenha sido a mais adequada, basta conversar com o seu consultor e fazer as modificações.

Qual é o procedimento em caso de indisponibilidade do veículo usado?

Após analisar as suas necessidades e entender qual é a categoria mais adequada para a sua locação, você fez a reserva do veículo pretendido. A garantia vem logo em seguida da confirmação da reserva: depois dessa afirmativa, caso haja a indisponibilidade daquele escolhido, a empresa concederá um com categoria superior com o mesmo valor de tarifa do reservado, conforme disponibilidade. Lembrando que a reserva é sempre por categoria e nunca por modelo.

Quais são os erros mais comuns no momento do aluguel de carros?

Para finalizar, abordaremos alguns erros comuns no aluguel de carros que você não deve cometer. O primeiro deles está relacionado com a escolha de qualquer veículo. Avalie sua realidade, seus objetivos, além de verificar aspectos mais técnicos, como quilometragem por litro de combustível, desempenho do motor, espaço interno e tamanho do bagageiro.

O segundo deles está relacionado com a leitura do contrato: fazer uma análise detalhada é imprescindível. Dessa forma, você garante com que todos os direitos sejam preservados, além de ter a oportunidade de tirar todas as dúvidas com o profissional responsável pelo seu atendimento.

Além disso, em relação à legislação, é fundamental conhecer as leis da região de seu destino. Imagine só ser surpreendido com o fato de que as autoridades da cidade rebocaram seu carro por estacionar em local proibido?

Por fim, é imprescindível que o contratante analise a vistoria durante todas as etapas e contrate a proteção da locadora. Dessa forma, as chances de algo dar errado durante a sua experiência de aluguel de carros diminuem consideravelmente.

Neste conteúdo, você pôde entender todas as informações necessárias para que faça um aluguel de carros e possa curtir um descanso em família, com amigos ou até mesmo utilizá-lo para os seus afazeres do dia a dia. Conforme observado, contar com uma empresa que tenha tradição no mercado e ofereça as melhores condições é o primeiro passo para que a sua experiência seja positiva.

E então, tirou todas as suas dúvidas sobre aluguel de carro? Ficou interessado em contratar o serviço? Entre em contato com a nossa empresa e alugue um veículo com a gente!

Posts relacionados

Deixe um comentário