fbpx
viajar de carro à noite viajar de carro à noite

Como se prevenir dos riscos de viajar de carro à noite?

5 minutos para ler

Muitas pessoas preferem viajar de carro à noite por uma série de motivos, especialmente para evitar o trânsito e chegar mais cedo ao destino. Entretanto, viajar a essa hora envolve alguns riscos extras, aos quais você precisa estar atento para evitar problemas.

Para que você possa fazer a sua viagem noturna com mais segurança, preparamos este texto com alguns cuidados que devem ser tomados antes de colocar o pé na estrada. Se interessou? Continue acompanhando o artigo!

Esteja em dia com a manutenção do veículo

Se você pretende viajar de carro à noite, deve estar com a manutenção do veículo em dia. Claro que esse cuidado é essencial em qualquer viagem, mas no horário noturno ele é ainda mais importante. Afinal, os riscos de ficar parado em uma estrada muitas vezes deserta e sem acostamento aumentam potencialmente nesse período, quando não há mais a luz do sol. É muito melhor aguardar o seguro quando ainda é claro, não é?

Ainda com relação ao veículo, se você prefere viajar à noite, opte por um modelo com faróis de LED. É muito mais seguro para esse período do dia, já que a visibilidade cresce consideravelmente.

O outro ponto importante é que à noite é muito mais difícil encontrar ajuda, já que oficinas e às vezes até postos de combustível encontram-se fechados. Não arrisque pegar a estrada à noite se você não estiver com a manutenção do carro em dia, os riscos são muito altos!

Muitas vezes, o veículo para o dia a dia é um, mas para viajar é outro! Se você quer um carro revisado, mais espaçoso, potente e confortável, alugue na Lokamig. Contando com o veículo certo para viajar de carro à noite, você garante a segurança de todos os passageiros ?

Viaje bem descansado

Como somos acostumados a dormir durante a noite e estar ativos durante o dia, é normal que tenhamos mais sono no período noturno. Por isso, é preciso ter um cuidado redobrado para não cochilar ou dormir no volante e acabar causando um acidente.

Quando for viajar de carro à noite, durma pelo menos algumas horas antes de partir. Evite sair do trabalho e ir direto, por exemplo. Afinal, você já estará cansado das tarefas do dia. Também vale levar consigo uma térmica de café e algumas garrafinhas de água. Se hidratar no trajeto ajudará você a ficar acordado. E, por fim, se ainda assim tiver sono, não hesite em parar em um hotel e seguir viagem no dia seguinte.

Dirija de forma consciente e respeitando a sinalização

Essa é uma questão que deve ser observada e seguida em qualquer viagem. Mas, à noite, com as estradas mais vazias, muitas pessoas tendem a desrespeitar a sinalização de trânsito.

Entretanto, essa é uma prática não recomendada. As leis devem ser seguidas em qualquer horário do dia e à noite são até mais importantes, já que a visibilidade pode estar prejudicada. Não use as estradas vazias como desculpa para ser imprudente. Coloque a sua segurança em primeiro lugar!

Verifique previamente as condições da estrada

Se você for viajar de carro à noite, é fundamental que verifique previamente as condições da estrada. Uma rota sem sinalização, com muitos buracos e sem “olho de gato” mais do que dobra as chances de acidente.

Então, pesquise na internet, nos meios de comunicação e com conhecidos que costumam passar por essa estrada quais são suas condições. Assim, você estará preparado para enfrentar o que vier pela frente. Se você descobrir que as estradas são muito ruins, mude os planos e viaje de dia, com mais segurança.

Vale também observar se a rodovia tem pedágio. Apesar de aumentar um pouco o custo da viagem, essas estradas contam com melhores condições de rodagem e acesso a socorro, caso seja necessário.

Para facilitar essa tarefa, existem alguns aplicativos indispensáveis. É o caso do Waze, que além de traçar a rota avisa sobre perigos na rodovia e as condições de trânsito. Outra alternativa é o Google Maps, muito útil para encontrar postos de combustível e restaurantes no caminho.

Com as nossas dicas você pode se prevenir e viajar de carro à noite com muito mais segurança. Portanto, antes de pegar a estrada, não deixe de colocá-las em prática e tenha sempre cuidado redobrado ao dirigir!

Agora que você já sabe tudo sobre viajar de carro à noite, que tal descobrir se vale mais a pena ir de carro próprio ou alugado? Confira outro texto do nosso blog e tire as suas próprias conclusões!

Posts relacionados

Deixe um comentário