Se você procura por aventuras sobre rodas em Minas Gerais, precisa conhecer os esportes off road, como o motocross. O estado, cheio de serras, é ideal para essa prática, que remete a atividades que são feitas em locais não pavimentados, em meio à natureza.
Aliás, o próprio termo em inglês significa “fora da estrada”. As trilhas e estradas são de difícil acesso, caracterizadas por barro, areia, pedra e mata. Atualmente, esses esportes são bem populares entre os aventureiros.
Deseja saber um pouco mais sobre esportes off-road? Então, continue a leitura, pois vamos apresentar alguns exemplos, sua diferença em relação ao on road e quais locais de Minas são propícios para essa prática. Acompanhe a leitura!
Quais são os principais esportes off-road?
Existem diversos tipos de esportes off-road para você experimentar. Confira os principais deles logo a seguir.
Motocross
Certamente, você já viu pela TV ou ouviu falar dessa modalidade, não é mesmo? As competições de motocross costumam acontecer em terreno molhado, com pistas fechadas que se integram às características naturais do local.
Os competidores praticam saltos, passam por curvas e retas, atravessam sequência de lombadas nas provas, que são divididas por categorias, basicamente selecionadas entre amadores e profissionais. Então, vence quem chegar primeiro.
Freestyle motocross
Diferente do anterior, no freestyle motocross, a velocidade não é importante, pois se baseia em uma apresentação em que os juízes avaliam o estilo do competidor, as dificuldades das manobras, o uso do percurso e a reação do público em relação às acrobacias.
Cross Country
Essa é uma modalidade que acontece na zona rural, podendo abranger desde morros até rios, e coloca em foco a velocidade e habilidade do competidor, com pistas de no máximo 12 km e no mínimo 8 km para motos. As competições acontecem em diferentes tipos de terreno e percurso já pré-definido.
Supermoto
Com motos equipadas para a prática do off-road, a modalidade supermoto envolve técnica e velocidade. Os pilotos passam por pistas mistas, que mesclam terra e asfalto e não apresentam nenhum tipo de obstáculos, já que se caracterizam apenas por curvas e retas.
Velocross
Também conhecido como VX, o velocross é semelhante ao motocross, mas não conta com obstáculos e saltos. Nesse caso, o que está em foco é a velocidade. As pistas são molhadas, apresentando muitas curvas.
Rally
Essa é uma das modalidades mais desafiadores do off road, podendo durar dias com percursos muito longos. Durante a competição, os pilotos costumam partir de uma cidade e chegar em outra, usando mapas e GPS.
Trial
Praticado em ambiente fechado, o trial conta com diversos obstáculos, como degraus, e seu objetivo é testar a habilidade do competidor. As manobras devem ser feitas sem que ele coloque os pés no chão, pois isso acarreta penalidades. Nessa modalidade, a velocidade não é avaliada, e sim a performance.
Quais são as regras dos esportes off road?
Para praticar os esportes com segurança, é importante seguir uma série de regras a respeito. A primeira delas tem relação com a companhia: o off road não deve ser praticado sozinho —aliás, recomenda-se, inclusive, que exista uma equipe.
Afinal, problemas podem acontecer no trajeto e uma ajuda será necessária. Por exemplo, o veículo pode atolar ou alguma peça se danificar. Essa modalidade foi criada para ser praticada entre colegas, então respeite esse princípio e preze pela sua segurança.
Para se proteger durante a atividade, é importante ainda contar com equipamentos como luvas, capacete e óculos de proteção, mas é possível necessitar ainda de outros acessórios, dependendo da prática escolhida.
Lembre-se de que os acessórios precisam ser de boa qualidade para que ofereçam a devida proteção. Então, pesquise com calma e não escolha os produtos pelo preço, pois a economia pode acabar resultando em uma lesão séria caso você adquira equipamentos mais baratos sem olhar a qualidade e a procedência.
Outro ponto a que é necessário estar atento tem relação com a condição de veículo. Isso porque ele deve estar em perfeito estado para que o esporte seja realizado. Portanto, garanta que a manutenção esteja em dia. Ainda sobre veículo, é fundamental que ele seja devidamente apropriado para o terreno.
Onde praticar os esportes off road em Minas Gerais?
A terrinha mineira tem opções de aventuras para os mais variados gostos, inclusive para aqueles que gostam de adrenalina sobre rodas. Nesse caso, uma opção é visitar Ouro Preto.
O local já recebeu o maior festival de esportes off road do mundo, que é XTERRA. Se você deseja vivenciar uma experiência semelhante, existem empresas especializadas nesse tipo de atividade na cidade, promovendo excursões off road e, por isso, podem auxiliar na promoção de uma prática mais segura.
Outra opção para realizar o esporte é Ibitipoca. Em 2019, o Ibitipoca Off Road completou 30 anos. A prática é de qual é praticado o rally de regularidade — nessa modalidade, o objetivo é estar dentro do tempo e do percurso de acordo com o que a organização estipulou.
Ainda podemos ver a prática desse esporte em Felício dos Santos, localizado no Vale do Jequitinhonha. Em 2018, a região lançou o 1º Valle Off Road, incentivando as atividades desse tipo para atrair mais turistas. Com pista mista, o local pôde abranger diferentes modalidades.
Já em Montes Claros, existe a famosa Trilha da Roça, evento off road que conta com ciclismo, jipes, motos, gaiolas e muito mais. Os percursos passam por trilhas e paisagens entre os morros da região, proporcionando bastante adrenalina para os competidores.
Dessa forma, não faltam opções em Minas Gerais para a prática desses esportes. Tanto para amadores quanto para profissionais, é possível se aventurar sobre rodas em solo mineiro. No entanto, lembre-se de que não basta ter interesse no assunto sem prezar pela segurança, pois essas atividades podem causar riscos sérios à saúde se não forem feitas com cuidado.
Com este artigo, você pôde ver as modalidades dos esportes off road, como praticá-lo com segurança e se divertir em diferentes regiões de Minas. Vale a pena visitar um desses eventos como plateia e, quem sabe no próximo ano, participar como competidor, não é mesmo?
Se você gostou do nosso conteúdo e deseja continuar lendo assuntos relacionados ao turismo em Minas Gerais, curta nossa página no Facebook!
Preencha o formulário abaixo e economize na sua próxima locação: