Nem só nas cidades históricas encontramos belos museus. A capital de Minas Gerais, Belo Horizonte, também é repleta deles, além de outros pontos turísticos, atraindo muitos visitantes.
Os museus e Centros Culturais em BH são cheios de história, beleza e qualidade. Para quem vai visitar a capital mineira, e até mesmo os moradores — que muitas vezes não aproveitam tudo o que sua cidade oferece —, os museus devem ser incluídos nas listas de passeios.
Você conhece os museus e Centros Culturais em Belo Horizonte? Confira 4 deles que você não pode deixar de visitar na cidade!
1. Museu de Ciências Naturais
O Museu de Ciências Naturais PUC-MG é uma grande aventura no tempo. Criado em 1983, o acervo possui uma das maiores coleções de paleontologia da América do Sul, com mais de 60 mil fósseis.
Além disso, é possível explorar e acompanhar registros das primeiras escavações nas cavernas mineiras no século XIX e ver a coleções de plantas, animais invertebrados, anfíbios, répteis e mamíferos atuais.
O museu também oferece atividades de pesquisa, educação e lazer. Nas férias, desenvolve programações especiais para as crianças.
O belo museu funciona de terça-feira a sábado e fica na Avenida Dom José Gaspar, 290 – Coração Eucarístico, no Campus da PUC Minas. Os ingressos custam R$ 10.
2. CCBB (Centro Cultural do Banco do Brasil)
O CCBB é um dos famosos museus em Belo Horizonte. O prédio que abriga o Centro Cultural do Banco do Brasil foi construído em 1926 e já foi sede de secretarias públicas. Em 2013, se tornou o espaço de cultura, artes e lazer que é atualmente.
O museu conta com galeria, sala multiuso, teatro e tem uma arquitetura interna de impressionar. Nele acontecem exposições temporárias durante o ano e diversos espetáculos.
O CCBB fica na Praça da Liberdade, 450 (no Circuito Cultural da Praça da Liberdade) e é aberto ao público de quarta a segunda, das 09h às 21h. As exposições têm acesso gratuito.
3. Museu de Artes e Ofícios
O Museu de Artes e Ofícios é um espaço que abriga e difunde um grande acervo que representa o trabalho do Brasil.
Por lá, o trabalhador conhece sua história e seu passado. O MAO conta a história de várias atividades profissionais que transformaram Minas Gerais. São mais de 2 mil peças originais dos séculos XVIII a XX, como utensílios, ferramentas e equipamentos.
É um dos belos museus em Belo Horizonte que deve ser conhecido, devido à sua grande importância. Está localizado na Praça da Estação e funciona terça-feira, das 9h às 21h, e de quarta-feira a domingo, das 9h às 17h.
Em comemoração às parcerias feitas pelo museu, a entrada está gratuita e os ingressos podem ser adquiridos até 30 minutos antes do horário do fechamento.
4. Museu de Arte da Pampulha (MAP)
O museu em Belo Horizonte possui mais de 40.000 mil itens em seu acervo, tendo pintura, escultura, livros, periódicos, papel, entre outros.
O MAP oferece está localizado na Av. Otacílio Negrão de Lima, 16585. Jardim Atlântico e funciona de terça-feira a domingo, de 9h às 18h.
Os museus e Centros Culturais em Belo Horizonte contam muitas histórias do estado e do país e merecem ser visitados por aqueles que passam por essa incrível cidade.
Planeje seu passeio, se delicie com a cultura, gastronomia e beleza da capital de Minas Gerais. Fique atento à programação dos locais e encontre shows e exposições que sejam do seu interesse.
Não se esqueça de que os valores da entrada são referentes ao momento em que este post foi escrito, vale sempre a pena conferir se não rolou alguma atualização.
Então, se animou para conhecer os museus e Centro Culturais em Belo Horizonte? Aproveite para conhecer 9 lugares incríveis próximos à BH e fazer um bate e volta!