Dizem que comer e viajar são algumas das melhores coisas do mundo. Que tal, então, fazer as duas atividades ao mesmo tempo com o turismo gastronômico?
É claro que a terra do pão de queijo é um dos melhores lugares para se fazer isso, e é assim que a gastronomia de Minas Gerais atrai turistas do mundo inteiro.
Desde a cozinha regional típica de Minas até festivais nacionais com pratos inspirados em diversos estilos de gastronomia, os amantes da boa mesa não têm do que reclamar nesse estado.
Já está pronto para fazer as malas? Conheça nossa seleção dos melhores destinos gastronômicos em Minas Gerais!
1. Tiradentes
A primeira cidade da nossa lista não poderia deixar de ser Tiradentes. Afinal, sedia uma das maiores festas de culinária do país. Todos os anos, o Festival de Cultura e Gastronomia atrai milhares de turistas para a cidade.
Além do evento, a cidade oferece boas opções de restaurantes durante o ano inteiro. O turista que visita Tiradentes pode aproveitar de opções gastronômicas variadas.
No centro histórico, que concentra o maior fluxo turístico, existem estabelecimentos especializados em cozinha mineira, italiana, contemporânea e muito mais.
Como chegar
Para quem sai de Belo Horizonte, o percurso até Tiradentes é de 188 quilômetros. O motorista deve seguir pela BR-040 e, depois, pegar a via BR-383. No caminho, uma parada imperdível é para provar o famoso rocambole de Lagoa Dourada.
2. São Roque de Minas
O município concentra a maior parte da produção de queijo canastra, considerado patrimônio cultural do Brasil. Apenas outras seis cidades têm autorização para produzir a iguaria, sendo elas Bambuí, Delfinópolis, Medeiros, Piumhi, Vargem Bonita e Tapiraí.
Ao se hospedar em São Roque de Minas, o turista pode visitar várias fazendas da região e conhecer de perto a tradição do queijo.
Como chegar
São Roque de Minas fica na região oeste do estado. Está localizada a 342 quilômetros de Belo Horizonte e o melhor trajeto até lá é pela MG-050.
3. Monte Verde
No Sul de Minas, Monte Verde é famosa pelas baixas temperaturas. Restaurantes espalhados por toda a cidade oferecem o melhor da gastronomia mineira para os turistas, mas o frio também faz com que os pratos de origem europeia façam bastante sucesso.
Como chegar
Quem sai de Belo Horizonte para Monte Verde deve seguir pela BR-381 por um trajeto de, aproximadamente, 480 quilômetros.
4. Araxá
No Circuito das Águas de Minas Gerais, Araxá também é famosa pelas compotas de doces produzidas na cidade. Várias organizações regionais se dedicam à produção de doces de figo em calda, queijadinhas, goiabadas cremosas e muito mais!
É claro, a ambrosia, doce tipicamente mineiro, também não podia ficar de fora e é facilmente encontrada na região.
Todos os anos, a cidade também recebe o Festival Internacional de Cultura e Gastronomia em Araxá, que celebra diversos tipos de cozinha. A festa recebe chefs renomados de todo o país, além de contar com exposições de ingredientes locais e oficinas culinárias,
Como chegar
Araxá está a uma distância de 369 quilômetros de Belo Horizonte. O melhor percurso é por meio da BR-262.
5. Januária
Às margens do Rio São Francisco, Januária, no norte de Minas, encanta pelas riquezas culturais e naturais. Um dos pontos turísticos mais atrativos da cidade é o Mercado Municipal. Lá, o turista pode encontrar diversas iguarias típicas, como peixes, temperos e ervas.
A gastronomia do município é tipicamente sertaneja, e o pequi é um dos destaques da culinária da região. Por conta do Rio São Francisco, os peixes também possuem um papel muito importante nos pratos de Januária. A carne de sol e a manteiga de garrafa são outros itens indispensáveis.
Como chegar
Januária está a cerca de 600 quilômetros da capital mineira, por meio da BR-135. Como o caminho é longo, uma boa ideia pode ser traçar um roteiro por diversas cidades do norte de Minas e do Vale do Jequitinhonha.
Bônus: festivais de comidas e ingredientes regionais
Alguns ingredientes são tão importantes na cultura e na produção mineira que possuem até festivais próprios!
Seguindo a antiga tradição de celebrar a colheita, a realização de muitos deles obedece aos calendários de safra de cada alimento. Veja alguns:
Festa Nacional do Milho, em Patos de Minas
O evento surgiu na década de 1950 como comemoração do aniversário de Patos de Minas, no Triângulo Mineiro. Hoje, reúne diversos atrativos, como shows de grande expressão e o concurso de Rainha do Milho.
O grão foi escolhido como grande homenageado da festa por exercer um papel importante na tradição e na agricultura da cidade. A Fenamilho, como também é conhecida, acontece todos os anos, entre os meses de maio e junho.
Festa do Ora-pro-nóbis, em Sabará
O ora-pro-nóbis é uma iguaria oriunda de uma planta folhosa que movimenta boa parte da economia de Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Além de ser muito saborosa, a hortaliça é muito nutritiva e usada em diversas receitas típicas da gastronomia de Minas. A festa acontece anualmente em maio.
Festa da Jabuticaba, em Cachoeira do Campo
A Festa da Jabuticaba acontece em Cachoeira do Campo, um pequeno e charmoso distrito de Ouro Preto (Região Central) que é um dos maiores produtores da fruta em todo o país. A data do festival, que surgiu em 1992, depende da safra, e normalmente acontece entre setembro e outubro.
O evento também conta com barraquinhas de artesanato local e shows musicais de artistas da região.
Festa do Vinho, em Andradas
Há 52 anos, a Festa do Vinho faz parte do calendário festivo anual de Andradas, no sul de Minas. O evento, que normalmente acontece no final de julho, conta com exposições vinícolas, apresentações musicais de peso e barracas gastronômicas de produtores locais.
A gastronomia de Minas Gerais é mesmo incrível, mas também é só mais uma das diversas maravilhas turísticas que o estado tem a oferecer.
Quer conhecer mais destinos e atrações mineiras que são imperdíveis? Então siga as nossas páginas nas redes sociais e fique por dentro dos melhores conteúdos! Estamos te esperando no Facebook e no Instagram!
Não se pode esquecer da festa do Biscoito e Café em São Tiago. Cidadezinha simpática que fica bem perto de São João Del Rei e Tiradentes.
Alias, uma dica de trajeto para quem vai a Tiradentes e/ou São João Del rei é seguir pela Fernão Dias e entrar para São Tiago. Apesar de ser um trajeto um pouco maior, a Rodovia Fernão Dias e o trecho para São Tiago são, na minha opinião, melhores do que a 040 e a pista depois São Braz.
Olá, Luiz! Tudo bem?
Gostaria de lhe agradecer pela sugestão de conteúdo!
Achei muito interessante e com certeza irei colocá-la na pauta de conteúdos para o último trimestre do ano.
Mesmo que não seja sobre o festival em sí, iremos falar sobre a tradição das fábricas de biscoitos de lá.
Abraços,
Equipe Lokamig Rent a Car