O mercado central de Belo Horizonte surgiu em 7 de setembro de 1929. Antes se tornar um mercado, funcionava ali o campo de um tradicional time de futebol mineiro, o América Futebol Clube. Com a modernização da cidade, preferiu-se construir um lugar que abrigasse o comércio local e regional.
Essa ideia ganhou grandes proporções: o mercado central foi construído e, efetivamente, se tornou um dos maiores centros de comércio do estado de Minas Gerais. Hoje, ele conta com mais de 400 lojas de diversos nichos: comidas típicas, diferentes formas de religiosidade, artesanato e outros traços da cultura mineira.
Por conta disso, o mercado central de Belo Horizonte se tornou um consagrado ponto turístico e também um ponto de encontro para quem vive na cidade. Ali, é possível encontrar produtos hortifrutigranjeiros de alta qualidade, além de bares, cafés, salões de barbeiro, posto policial e até mesmo agência dos Correios. Tudo para deixar a experiência do visitante ainda melhor. A seguir, você conhece algumas dicas para passear nesse local.
1. Visite a Cachaçaria Dama da Noite
Quem visitou Belo Horizonte e não provou uma boa cachaça não fez o passeio completo. Isso porque a cachaça mineira é umas das mais premiadas no mundo e deve ser saboreada por todos os visitantes. Um lugar especial para fazer isso é a Cachaçaria Dama da Noite, no mercado central de Belo Horizonte.
Este local é repleto de delícias de alambique indescritíveis. É possível encontrar fabricações famosas e exclusivas, como a que dá nome ao estabelecimento. A Cachaça Dama da Noite é produzida desde 1850 e é umas das mais antigas cachaças de Minas Gerais. Procure essa loja no corredor P-10 e prove do melhor das cachaças de Minas. Ah, e é sempre bom lembrar: se for degustar alguma dessas cachaças, não dirija!
2. Prove um queijinho na Tupiguá Laticínios
Quem gosta de laticínios não pode deixar de visitar essa loja no mercado central de Belo Horizonte: a Tupiguá Laticínios. Lá é possível encontrar queijos de diversas variedades, como os com zattar, com chimichurri ou com nozes e damascos. Também pode-se encontrar quitutes mineiros, como goiabada cascão e cachaça.
Na loja existem, ainda, cafés dos mais variados estilos, como os blends arábico e o naneusa, este originário do Sul de Minas. A Tupiguá fica no corredor S-16 e, ali, você pode beliscar à vontade o mostruário. Certamente, você vai querer levar algo para casa.
3. Experimente as delícias do Empório Árabe D´Hanna
Já pensou em provar da culinária libanesa em plena cidade de Belo Horizonte? Isso é possível. O Empório Árabe D’ Hanna reúne tudo o que os descendentes árabes ou apaixonados por essa cultura precisam. Lá, pode-se encontrar desde objetos de decoração tradicionais até as comidas libanesas.
Nesse caso, o destaque está para o kibe. Ele tem fabricação quase artesanal e vai com temperos exclusivos. Se quiser, pode saboreá-lo com os molhos que são preparados na própria loja. Visite o Empório Árabe Dona Hana no corredor T-18.
Essas foram algumas opções para aproveitar o mercado central de Belo Horizonte. No local, também acontece uma tradicional feira gastronômica. São mais de 15 barracas de chefs, restaurantes, bares, profissionais da gastronomia e cervejas artesanais. Começa às 19h e vai até 1h e ocorre em toda terceira sexta-feira do mês. Não perca e considere Belo Horizonte no seu próximo roteiro de viagem!
Gostou do artigo? Conte para nós quais são seus lugares preferidos do Mercado Central. Prometemos estender esse post com ainda mais dicas!