Uma das ferramentas de trabalho mais importantes para um representante comercial é o seu veículo. Os carros para representante comercial são uma ferramenta imprescindível para quem deseja alavancar as metas e traçar uma melhor logística de visitação.
Além de colaborar para o aumento de visitas por dia de trabalho, o representante que atende seu cliente de carro passa, na maior parte dos casos, a impressão de segurança e profissionalismo. Isso sem contar que a otimização do tempo melhora a qualidade do atendimento prestado.
Ter um automóvel para trabalhar com representação comercial, como se pôde ver, traz muitas vantagens, porém, pode custar caro. Portanto, preparamos um artigo especial com dicas de como reduzir os custos no uso de carros para representante comercial.
Ficou interessado? Então acompanhe este conteúdo até o final.
Compre um carro para representantes de acordo com sua necessidade
A maioria das empresas ou de determinadas categorias profissionais, como é o caso do representante comercial, tem o carro como instrumento de trabalho. E, para fazer a escolha certa desse automóvel, é necessário observar os critérios abaixo antes de sua aquisição.
Demanda
Primeiramente, deve-se verificar a finalidade do automóvel para a instituição. De qualquer forma, o mais recomendado para trabalhar é o utilitário, que serve tanto para locomover cargas quanto pessoas.
Veículos utilitários são potentes e capazes de andar em estradas em condições adversas, tendo um bom desempenho para carregar cargas leves. Geralmente, seu interior é espaçoso e, na maior parte das vezes, são confortáveis, tornando a categoria excelente também para o uso de pessoas.
Outra categoria bem econômica são os carros de 1000 cilindradas — 1.0. Por terem uma potência menor, consomem menos combustível. Essa é uma ótima opção para rodar principalmente em áreas urbanas.
Depois de verificado o objetivo do carro para a empresa, é chegada a hora de escolher o mais adequado e que atenda a seus principais objetivos. Vale lembrar que economia também é sinônimo de aumento dos lucros.
Rendimento
O rendimento de um veículo está relacionado com a eficiência de seu motor, ou seja, a quantidade de combustível que ele consome para percorrer determinada distância. Os novos modelos com motores de 3 cilindros compõem uma das categorias mais econômicas.
Quem roda quilômetros por dia em prol do trabalho deve ficar atento à questão — e uma das maneiras de se fazer isso é observando o consumo do carro. Para tanto, quando for encher seu tanque, anote qual era a quilometragem do veículo.
Ao abastecer outra vez, observe quantos litros foram inseridos e compare com a quilometragem anterior. Em seguida, divida a quilometragem pela quantidade: o resultado é o rendimento do veículo. O Inmetro também disponibiliza uma lista com os carros mais eficientes.
Manutenção
O valor gasto com manutenções em concessionárias ou mecânicas varia de acordo com o modelo e fabricante. Um carro popular tende a ter sua manutenção mais em conta do que um importado.
Nesse quesito, também vale observar a desvalorização de um automóvel, que acontece em um ritmo muito acelerado devido à alta renovação de modelos e à implementação de novas tecnologias. Por isso, a aquisição de um bem como esse não é considerado um investimento.
Treine seu profissional
É muito importante que o representante que trabalha com o carro da empresa receba um treinamento sobre seu uso. É fundamental orientá-lo quanto aos cuidados que devem ser tomados ao andar com o patrimônio da companhia, além de:
- firmar um compromisso (por escrito) com suas responsabilidades em relação a multas, sinistros, combustível e hodômetro, entre outros;
- criar uma parceria com o funcionário e, se for necessário, autorizá-lo a utilizar o carro fora do horário de trabalho, estipulando um limite.
E não deixe de controlar sua frota. Com todos esses cuidados, o veículo poderá ser utilizado de forma mais consciente.
Monitore os representantes comerciais
O monitoramento é relevante para estipular metas e responsabilidades. Sabendo qual é a ferramenta disponibilizada ao funcionário, você conseguirá controlar sua jornada de trabalho e o número de atendimentos realizados por dia, por exemplo. É recomendado manter registros:
- dos motoristas;
- dos veículos;
- do motorista relacionado ao carro;
- dos horários de saída e entrada dos funcionários;
- das ocorrências;
- dos locais de visitas.
Esse controle pode ser feito por meio do rastreamento do veículo, que facilita e profissionaliza o processo. Com o monitoramento, é possível montar um histórico dos acontecimentos, prevendo situações que possam acontecer e evitando-as.
Agora que você já pensou no tipo de carro que deve ser comprado e entendeu que monitorar os representantes é essencial, é preciso avançar nas ideias para redução de custos. Então confira, a seguir, as 5 melhores dicas para poupar dinheiro em seguro.
Siga essas 5 dicas para reduzir os custos dos carros para representante comercial
Prevenir é melhor que remediar, ainda mais quando o assunto é a segurança dos carros para representante comercial. Por isso, é inevitável que a empresa contrate uma proteção veicular que dê conta da demanda desses profissionais que, por muitas vezes, precisam circular por áreas inseguras e deixar o carro estacionado em pontos que podem oferecer risco.
Além de que, em caso de colisão, furto ou roubo do automóvel, o prejuízo não é apenas o do valor do bem, mas também dos dias não trabalhados, prejudicando não só o profissional, assim como os clientes.
Dado como inevitável, ainda assim a contratação e/ou a manutenção da proteção veicular pode ter os custos otimizados, seguindo as 5 dicas que separamos a seguir. Veja!
1. Opte por carros menos visados
Escolher o carro pensando no valor da proteção veicular é uma forma de reduzir o custo de carros para representante comercial. Essa decisão leva em conta uma boa pesquisa sobre os carros que são mais visados por ladrões.
Outro ponto a ser avaliado antes da aquisição de um veículo é o valor das peças para reposição e manutenção, itens que tornam a apólice custosa. Mas, atenção: nem sempre os modelos antigos têm a proteção mais barata ou mesmo disponibilidade de planos, pois algumas seguradoras não oferecem o serviço para esse tipo de carro.
Por isso, antes de comprar um automóvel, é importante cotar o valor da proteção veicular. Assim, evita-se surpresas e otimiza-se os custos.
2. Use equipamentos de segurança no carro
A instalação de bloqueadores ou localizadores pode resultar em descontos na seguradora que podem chegar a 30% do valor da apólice, já que esses equipamentos pressupõem uma chance maior de recuperação do automóvel em caso de roubo ou furto e, consequentemente, menor chance de indenização do proprietário.
Os bloqueadores são sistemas que cortam automaticamente a corrente elétrica do veículo, que só é liberado com o acionamento de um botão secreto. Enquanto, o rastreador veicular usa a tecnologia de localização para encontrar um carro por meio de sinais de radiofrequência.
3. Mantenha o carro em local seguro
Nem sempre dá para garantir um estacionamento seguro para os carros de representante comercial devido à rotina desses profissionais. Porém, é importante que, sempre que possível, os veículos fiquem em estacionamento ou garagem fechada.
A conta é simples, quanto mais protegido estiver o carro, menor a probabilidade de colisões, danos por desastres naturais, roubo ou furto. Avaliando tal situação, a seguradora tende a baixar o valor do plano.
4. Pesquise preço
Regra básica antes de contratar qualquer serviço: fazer levantamento de valores. Norma que também vale para seguros, pois os preços variam consideravelmente de uma seguradora para outra. Além da pesquisa, vale também negociar valores e tipos de cobertura.
Portanto, para conseguir o melhor preço, tenha em mãos, pelo menos, três cotações, que vão ajudar na hora da negociação, do ganho de bônus e descontos. Ainda é possível levantar se as seguradoras dão descontos para os carros que apresentam os itens citados acima.
5. Contrate apenas o necessário
Antes de fechar o contrato, verifique quais são as reais necessidades para os carros para representante comercial. Isso facilita na hora da negociação, pois ajuda a ter foco nas coberturas que realmente importam para cada caso.
É preciso estar atento aos valores de cada cobertura e avaliar cada uma delas. Por exemplo, em uma cidade em que os alagamentos são corriqueiros, é necessário pensar na proteção contra catástrofes naturais. Caso contrário, não há porque contratar o serviço.
Para não errar, uma boa opção é optar pelas coberturas tradicionais, como furto, roubo, colisão e incêndio.
Cogite terceirizar sua frota
Essa é, sem dúvida, uma das melhores formas de economizar e aumentar seus lucros. Com a terceirização da frota, muitos custos podem ser minimizados ou até eliminados. Além disso, você pode aumentar a eficiência operacional da empresa.
As despesas de um carro são elevadas, levando em consideração gastos fixos como IPVA, seguro DPVAT e, se for o caso de financiamento, parcelas com juros altíssimos. Fora isso, há os gastos variáveis, como os necessários para consertar desgastes de pneus, danificações na lataria, manutenções, entre outros.
Benefícios da terceirização de frota
Aquisição/mobilização
- Evita a imobilização de capital em veículos e impostos inerentes à compra.
- Disponibilidade imediata do carro.
- Veículos novos e equipados com mais tecnologia e segurança.
- Melhora do fluxo de caixa, com a liberação de recursos para capital de giro.
- Redução do grau de endividamento e do custo financeiro.
- Isenção do processo de negociação para a compra dos modelos.
- Isenção do processo de licenciamento e emplacamento.
- Flexibilidade no caso de aumento ou redução da demanda.
- Melhoria da gestão empresarial: os clientes não desviam o foco em
- seus negócios.
Uso/manutenção
- Assistência 24 horas em caso de pane ou sinistro.
- Assessoria jurídica em caso de sinistros e acidentes.
- Racionalização e redução da necessidade de instalações físicas ou de pessoal.
- Possibilidade de maior planejamento e controle dos custos de transportes.
- Proteção especial para acidentes, furtos, roubos e incêndios.
- Fornecimento de carro reserva em caso de pane ou acidente.
- Reparação dos veículos acidentados.
- Manutenção preventiva e corretiva — administração e controle.
- Garantias: acompanhamento e controle de serviços e peças.
- Multas de trânsito — identificação, gestão, pagamento e cobrança.
- Contabilização das receitas e despesas com a frota.
- Gestão e controles informatizados dos carros.
Desmobilização/venda
- Negociação e venda dos veículos usados sem riscos para sua empresa.
- Melhor precificação.
- Maior liquidez (giro mais rápido).
- Documentação e taxas sem burocracia.
- Menor risco de inadimplência e fraude.
Além de todas essas vantagens, você pode personalizar seu veículo como forma de melhorar o branding da empresa. Tal ação permitirá uma percepção positiva junto aos consumidores, fortalecendo sua marca.
Sendo assim, é possível customizar o carro como forma de intensificar a imagem da companhia, aumentando sua visibilidade em meio a tanta concorrência. Ter seu diferencial é imprescindível diante desse cenário.
Terceirizar a frota é um ótimo caminho para alcançar resultados surpreendentes. Isso se deve, em primeiro lugar, ao fato de não serem mais necessários os investimentos em veículos próprios e à capitalização da empresa
As companhias também passam a se dedicar, exclusivamente, a seus principais objetivos, sem gastar muito tempo ou recursos com a administração de planilhas, combustível, multas, revisões e tudo o que está envolvido em uma gestão de frotas.
Agora que você já sabe como reduzir os custos dos carros para representantes, não perca mais tempo e troque toda a sua frota por veículos alugados . Seja você um grande, médio ou pequeno empresário, essa é uma das melhores maneiras de diminuir gastos e preocupações, aumentando ainda mais seus lucros.
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