Para que a viagem saia como planejado, os cuidados antes da sair precisam ir muito além da arrumação das malas, da reserva nos hotéis e das rotas escolhidas. O aluguel do carro também é fundamental!
O carro ideal para uma viagem (de férias, a trabalho, com a família ou amigos) deve ser muito bem pensado. Afinal, a escolha mais acertada deixará tudo mais seguro, econômico e agradável.
Existem carros que são indicados para cada tipo de situação: viagem curta, longa, passeio na cidade, estradas de terra, com muito espaço interno e por aí vai. O importante é analisar bem quais são as necessidades para não errar na hora do aluguel do veículo.
Por isso, selecionamos alguns dos pontos mais importantes que devem ser considerados antes de você alugar o carro para uma viagem com o objetivo de deixar sua experiência melhor e ajudá-lo na escolha do veículo ideal. Confira!
Aluguel de carro para viagem longa
Viagens longas exigem mais dos veículos. Carros que têm uma pegada mais esportiva são muito indicados para este fim. Eles são mais robustos e por isso é que suportam melhor os longos trajetos e os vários tipos de estradas.
Além disso, eles apresentam duas características importantes para viagens mais extensas: a segurança e o conforto. Com isso, a experiência na estrada fica mais agradável e menos cansativa.
Vale chamar a atenção para o fato de que esses veículos têm uma boa dirigibilidade e maior força de aceleração.
Viagem com família ou amigos
Viagens com crianças, mesmo que curtas, podem ser muito cansativas se o carro escolhido não dispuser do conforto necessário para a família.
Aliás, esse ponto também é válido para quem for viajar com os amigos uma vez que, em ambos os casos, os veículos precisam contar com um bom espaço para os pés, além de assentos confortáveis.
SUVs, vans e sedans são ótimos para essa situação, especialmente pelos bagageiros que precisam ter muito espaço.
É interessante conferir se o interior do carro oferece compartimentos internos, como porta copas e objetos, ou acessórios para o conforto e praticidade dos passageiros, como kit multimídia. O mercado já conta com uma série de veículos que têm apresentado boas opções nesse sentido.
Viagem à praia ou em estradas de terra
Dependo do local, vai ser preciso encarar estradas que não estão em boas condições. O veículo ideal para lidar com esse tipo de situação são os carros um pouco mais altos e, certamente, mais robustos para encarar sem problemas os terrenos acidentados. Deva forma se garante maior conforto e segurança para os passageiros.
Viagem a trabalho
Se a viagem é a trabalho e não há necessidade de levar muita coisa, não será preciso procurar alugar um carro que tenha um porta-malas generoso. Em outras palavras, será um investimento que não terá utilidade alguma.
Por outro lado, viagens de trabalho podem tornar-se muito cansativas. Nesse ponto entra o conforto. Uma boa dirigibilidade e alguns acessórios, como o ar-condicionado, podem fazer a diferença aqui.
Os hatchs são ideais nesse caso, especialmente se as bagagens não forem muitas.
Conforme o tipo de equipamento ou material que será transportado, as picapes pequenas podem resolver a situação. A cabine fica livre para as coisas menores e a carroceria para itens maiores ou mais pesados.
Para andar na cidade
Se o destino não for distante e os passeios forem situados em regiões próximas, é possível economizar escolhendo um carro leve e pequeno.
Esses veículos oferecem vários benefícios: têm um menor consumo de combustível, são mais fáceis de estacionar e, claro, são mais baratos para alugar.
Carro próprio ou alugado?
Muitas vezes ao ir viajar consideramos apenas nosso próprio veículo para tal. Entretanto, fazendo as contas é perfeitamente possível alugar um carro e evitar o desgaste do veículo particular estando protegido ainda contra eventuais incidentes.
No caso de ser a segunda opção, é interessante deixar claro que veículos que são oferecidos para aluguel passam por avaliações e revisões constantes.
Além disso, como as frotas são renovadas rotineiramente o cliente terá a sua disposição carros bem cuidados, conservados e como quilometragem mais baixas. Se a viagem é com amigos, a conta pode ser dividida e ter um melhor custo benefício.
As vantagens não se restringem apenas a esses pontos. Ainda podemos incluir nessa lista alguns extras que são oferecidos pelas locadoras como cadeirinhas de bebê, kit Wi-Fi, proteção de vidros e pneus que não são oferecidos pelas seguradoras e até mesmo a alternativa de tanque pré-pago.
Agora que já vimos um pouco sobre os diversos tipos de viagem, é hora de analisar mais profundamente alguns tipos de carros. Veja:
• Populares compactos
São indicados para terrenos planos. Podem ser aproveitados por pessoas que terão que viajar sozinhas ou em dupla e que carregam pouca coisa.
• Sedans médios
Esses veículos fazem um bom trabalho entre o conforto e a potência. Mas não são indicados para todos os tipos de estrada. Por exemplo, em estradas com muitos buracos, eles vão sofrer um pouco.
Por outro lado, se a viagem é longa e o trajeto com um bom asfalto, eles são ótimas opções. Além disso, eles conseguem ser mais econômicos, ter maior estabilidade e menor coeficiente de arrasto do que os utilitários e hatchs.
• Picapes
As picapes compactas são muito aproveitadas por casais e amigos que curtem um turismo com boas doses de aventura. O espaço na caçamba é um dos principais pontos positivos desses modelos.
Essas picapes possuem uma suspensão bem trabalhada, que ajuda a enfrentar terrenos acidentados.
Tudo isso pode parecer complicado, mas não é. Basta que, antes da viagem, você se organize bem e liste tudo o que vai fazer ou que vai precisar do seu carro.
Depois de analisar esses pontos e conferir se não deixou nada de fora, ficará mais fácil de saber qual tipo de carro é o mais ideal para sua viagem.
Gostou de nossas dicas e orientações sobre como analisar suas necessidades e optar pelo aluguel de carro da melhor forma possível? Aproveite também e entre em contato conosco. Confira todos os nossos serviços e produtos para garantir que sua viagem seja perfeita!