fbpx

Descubra como evitar a imobilização de capital em veículos

6 minutos para ler

É verdade que a administração precisa acompanhar de perto o setor o financeiro da empresa. Toda movimentação de dinheiro que acontece em uma organização gera um registro como a imobilização de capital.

Um ajuste dentro desse ativo pode liberar capital de giro, desafogando as contas da organização e dando recursos para que a gestão trabalhe. Hoje falaremos sobre como a frota pode ser administrada a fim de impedir que o dinheiro fique “parado”. Acompanhe!

O que é imobilização de capital?

Falando do básico da contabilidade, podemos separar contas ativas e passivas, sendo bens e direitos da empresa, além de suas obrigações, respectivamente. O ativo imobilizado trata-se do registro dos bens patrimoniais do negócio, ou seja, os valores contábeis referentes aos bens que a organização usa para dar continuidade em suas atividades empresariais e comerciais.

No balanço patrimonial, no ativo não circulante/imobilizado estão os registros que dizem respeito a:

  • prédios administrativos;

  • terrenos que a empresa utiliza;

  • galpões fabris;

  • máquinas e equipamentos voltados à produção de mercadorias ou prestação de serviços;

  • mobília, computadores e demais utensílios usados na na parte administrativa;

  • automóveis, motocicletas, caminhões etc.;

  • bens intangíveis como marcas, patentes, softwares, sistemas, goodwill, além de construções em andamento, adiantamentos para compra de bens em caráter de consórcio, etc.

Uma grande característica que destaca os ativos presentes no imobilizado é a perspectiva de que aqueles bens trazem retorno financeiro. Quando você usa uma máquina, por exemplo, para fabricar mercadorias a fim de comercializá-las, ao vendê-las, está lucrando com a utilização da máquina que as produziu, correto? Esse é o princípio.

Quando essa imobilização ocorre?

Dúvidas sobre os bens que devem ser colocados no imobilizado, bem como os valores, são bem comuns, portanto, vamos por partes. Para lançar o imobilizado, primeiramente, você precisa esclarecer dois pontos básicos:

  • qual foi o valor exato pago no momento da aquisição daquele bem (lembrando que neste item devem estar presentes quantias de taxas, impostos, despesas e descontos comerciais que subtraem o valor pago);

  • valores relacionados à preparação para uso do bem (instalação, montagem, manutenções, etc.).

Quando a imobilização ocorre, entende-se que os bens geram um custo para a empresa, já que sempre acontece o pagamento de valores por depreciação, manutenção, contratação de pessoal (colaboradores contratados para a aquisição, construção ou manutenção do ativo imobilizado), testes para certificar bom funcionamento, entre outros compreendidos no segundo tópico citado acima.

Como evitar ativos com pouca liquidez?

No caso dos veículos, o custo de obter uma frota própria é muitíssimo elevado e todos os valores, tanto de compra e venda quanto de manutenções e revisões, estão lançados no capital imobilizado. Sendo assim, a terceirização da frota é a melhor forma de evitar o capital imobilizado em veículos, liberando capital de giro para o empreendimento.

Apesar da área logística possuir muito trabalho operacional, o planejamento não pode ser esquecido. Quando a gestão é sobrecarregada, os processos da empresa são um reflexo disso. Delegar tarefas à empresas terceirizadas, com garantia de boa qualidade, dá espaço para que a administração se preocupe mais com a estratégia.

Como o transporte é um dos segmentos mais complexos, terceirizar as frotas traz diversos benefícios, dentre eles, a escapatória para a imobilização de capital em veículos. Ao terceirizar, algumas preocupações são solucionadas:

  • despesas referentes à depreciação;

  • riscos inerentes à compra e à venda dos bens

  • despesas com documentação de veículos;

  • contratação de colaboradores para essa área (salários e encargos);

  • custo com revisão e manutenção dos veículos;

É importante pontuar que, assim como estoque parado faz com que a empresa fique estagnada — sem a geração de lucro com aquele bem —, quando a frota não está atuando, o valor que foi investido nela também não está gerando o devido retorno financeiro idealizado na aquisição dos veículos.

Enquanto isso, mesmo sem retorno, os custos para manter a frota própria continuam acontecendo. É claro que é possível ativar na conta um reparo que aumentou a vida útil de algum equipamento, mas geralmente esse registro é lançado no balanço como despesa dentro do período, mantendo a imobilização do capital.

 

Capital de giro

Por que a terceirização da frota é vantajosa para a contabilidade da empresa?

Ao terceirizar a frota, a gestão encontra uma parceria eficiente nos três momentos que compõem o processo de mobilização: a aquisição, o uso e a venda. A equipe especializada em transportes vai fazer o direcionamento da compra, garantindo segurança, disponibilidade imediata e tecnologia, além de se encarregar de processos burocráticos (licenciamento, emplacamento, etc.) e de negociação.

No aspecto financeiro da organização, a diferença pode ser conferida com os seguintes efeitos, consequentes dessa decisão:

  • redução de custos;

  • melhoria do fluxo de caixa;

  • otimização da liquidez dos ativos (o que, por sua vez, faz o giro acontecer de forma mais eficiente);

  • abolição do risco de inadimplência.

Enquanto se faz uso da frota terceirizada, a locadora contratada assume a responsabilidade de prestar toda a assistência e assessoria necessária para o bom funcionamento dos veículos, mantendo a empresa segura em caso de sinistros de quaisquer ordens. Informações gerenciais como a contabilidade das despesas e receitas geradas pela frota também são providenciadas.

Vale a pena ressaltar que, ao encarregar a empresa locadora de todos esses cuidados referentes aos transportes, o administrador tem tempo e disponibilidade para cuidar do negócio, livrando-se do erro de gastar todo o tempo resolvendo problemas pontuais e operacionais.

A tomada de decisão sempre deve ser orientada por indicadores consistentes. Sendo assim, analise a sua contabilidade e pense sobre como os veículos podem ser usados de forma estratégica para que a empresa seja bem-sucedida. Isso vale para o lucro, a harmonia entre os processos e a qualidade.

É função da gestão pensar essas questões e, por isso, a imobilização de capital em veículos deve ser encarada como uma oportunidade de otimizar o funcionamento da empresa, terceirizando a frota e, assim, encaminhando todas as preocupações relacionadas a esse setor às devidas resoluções.

Para ter um panorama mais específico e analisar como essa alternativa se aplica ao seu negócio, fale com quem mais entende do assunto: entre em contato conosco. Vamos conversar sobre os desafios da sua administração e encontrar uma proposta que lhe auxilie no crescimento da sua empresa!

 
Posts relacionados

Deixe um comentário