fbpx
itens de segurança do veículo itens de segurança do veículo

5 itens de segurança do veículo e suas principais funcionalidades

3 minutos para ler

Para proteger os carros, as pessoas que estão nele e as que estão próximas, é fundamental contar com os itens de segurança do veículo. Existem vários, e alguns, inclusive, são exigidos por lei. Ou seja, é obrigatório que o automóvel esteja equipado com eles.

É necessário, portanto, que você entenda a funcionalidade de cada item e, assim, sempre opte pela segurança, evitando que o automóvel cause danos maiores às pessoas. Pensando nisso, decidimos elaborar este artigo e mostrar 5 itens de segurança que são indispensáveis. Continue a leitura para saber mais!

1. Cinto de segurança de três pontos

Atualmente, a lei obriga que os veículos tenham o cinto de segurança de três pontos tanto para os passageiros da frente quanto para os que ficam nas laterais traseiras. Isso porque esse tipo de equipamento consegue reduzir ainda mais os riscos de fatalidade, se comparado com o cinto de dois pontos.

Afinal, ele consegue fixar melhor os passageiros em suas posições e promove maior distância das partes mais rígidas dos veículos. Aliás, a partir de 2020, os automóveis já vão sair das fábricas com o cinto de segurança de três pontos.

2. ISOFIX

ISOFIX significa Padronização Internacional de Organização de Fixação. Ou seja, tem como meta facilitar e padronizar o encaixe de itens que necessitam de retenção, como a cadeirinha para as crianças.

Assim, esse equipamento possibilita que a retenção seja realizada na própria estrutura do carro e não pelo cinto, promovendo maior firmeza em casos de colisão e garantindo mais segurança para a criança ou para o bebê.

3. Freios ABS

Desde 2014, os freios ABS se tornaram obrigatórios nos automóveis brasileiros, pois são bastante eficientes para prevenir acidentes. O sistema ABS é eletrônico e impede que as rodas travem em caso de uma frenagem forte, já que consegue aliviar a pressão das pinças do freio.

Então, o automóvel para em uma distância mais curta, e o motorista ainda consegue ter maior controle da condução enquanto ocorre a frenagem.

4. Controle eletrônico de estabilidade

O controle eletrônico de estabilidade é um item de segurança eficiente para que o automóvel evite derrapar em casos de curvas ou desvios de trajetos.

Com os sensores do carro, é possível identificar algum contratempo, e a própria central faz as correções necessárias para manter a estabilidade do veículo. A previsão é que, a partir de 2022, os carros 0 km já sejam vendidos com esse recurso instalado.

5. Encosto de cabeça

Um dos principais itens de segurança do veículo é o encosto de cabeça, que, apesar de ser simples, nem sempre está nos bancos traseiros, principalmente no centro.

Esse equipamento é capaz de preservar a coluna cervical em casos de colisão, evitando o chamado efeito chicote, que acontece quando há uma movimentação brusca da cabeça do pescoço durante uma colisão traseira.

Dessa forma, existem diferentes itens de segurança do veículo, alguns obrigatórios, outros não. Ainda assim, é importante que os veículos tenham o máximo de equipamentos possíveis para preservar a vida. Além disso, é necessário fazer a manutenção frequente desses itens.

Gostou deste artigo? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais para que outras pessoas tenham acesso a essas informações!

Posts relacionados

Deixe um comentário