fbpx

Mobilidade urbana: de que forma ela pode impactar o seu negócio?

6 minutos para ler

A mobilidade urbana tornou-se um dos principais assuntos discutidos pela sociedade nos últimos anos. Isso se deve principalmente ao crescimento das cidades e da frota de carros.

Todos os dias, milhares de pessoas saem de suas casas e utilizam as ruas ou avenidas para se deslocarem até as empresas onde trabalham. Com o crescimento acelerado do transporte individual, engarrafamentos não são mais novidade, especialmente nos grandes centros e em suas regiões metropolitanas.

Interessou-se pelo tema e quer saber como a mobilidade urbana pode impactar um negócio? Continue a leitura!

O que significa “mobilidade urbana”?

O conceito de mobilidade urbana é bastante amplo e vem para trazer soluções. Ele se refere à possibilidade de criar projetos com iniciativas eficazes para que, assim, os cidadãos possam se deslocar sem problemas dentro dos municípios, com facilidade de acesso e custo aos transportes.

Isso é importante não só para a qualidade de vida das pessoas, mas também para a economia.

Qual é seu impacto no dia a dia de uma empresa?

Até 60% dos deslocamentos nas cidades brasileiras são realizados por motivos de trabalho, segundo a publicação Passo a Passo para a Construção de um Plano de Mobilidade Corporativa, da WRI Brasil. Isso significa que as pessoas deixam suas casas principalmente para realizar atividades profissionais.

Mas qual é o impacto no dia a dia das empresas? A produtividade é diretamente afetada. Se o sistema de mobilidade de uma cidade não funciona bem, atrasos podem ser mais frequentes, reduzindo o tempo que o colaborador tem para desempenhar suas tarefas.

Além disso (e ainda mais importante), problemas no deslocamento comprometem a produtividade da equipe. Funcionários que passam mais de duas horas nos trânsito podem chegar cansados e estressados ao trabalho — o que interfere na energia que empregam ao entregar demandas. 

A qualidade de vida de uma pessoa pode ser afetada pelo tempo que ela passa no trânsito, ao passo que os resultados são sentidos pela empresa. Afinal, funcionários felizes têm mais disposição e se sentem motivados a cumprir metas, traçar novos objetivos, aprender e crescer com a companhia. 

Que soluções podem ser adotadas para evitar problemas de deslocamento?

Empresas preocupadas com a qualidade de vida de seus colaboradores podem ajudá-los a criar vias alternativas de deslocamento, a fim de que reduzam o tempo perdido no trânsito e diminuam seus níveis de estresse. A seguir, veja quais são nossas dicas.

Criar um sistema de transporte entre os colaboradores

Para além da mobilidade urbana, é possível pensar no conceito de mobilidade corporativa. Trata-se de um conjunto de medidas tomadas pela empresa para facilitar o deslocamento dos colaboradores.

Algumas organizações contam com vans ou ônibus próprios para buscar funcionários que morem em um mesmo bairro, por exemplo. Esse tipo de preocupação não é benéfico apenas para o meio ambiente, mas para a reputação do negócio.

Afinal, times felizes são os melhores propagadores das boas práticas de uma companhia. Concentre-se nas necessidades de seus membros e verifique se você pode criar algum tipo de incentivo para que eles se sintam atendidos e cheguem ao trabalho ainda mais alegres e dispostos.

Incentivar as caronas solidárias por meio de aplicativos

A tecnologia pode ser um ótimo recurso para facilitar o deslocamento dos colaboradores. Portanto, faça dessa ferramenta uma aliada.

Aplicativos de carona, muito populares nas maiores cidades do Brasil, como o Bynd podem ser utilizados pelos funcionários. Algumas empresas que oferecem esse serviço já se disponibilizam a criar parcerias com organizações para facilitar o transporte das equipes. 

Outra possibilidade é apostar em inovação e buscar um sistema próprio, dentro da companhia, que facilite a combinação de caronas. Aplicativos de gestão de negócios podem ser adotados também com essa finalidade. 

Fazer escalonamento de horários

Caso a atividade principal do empreendimento permita que seus funcionários tenham horários flexíveis ou trabalhem em regime de home office, experimente adotar essas alternativas. Se um colaborador pode sair do trabalho antes do horário de pico, ele ganha mais tempo para chegar à sua casa, não pega engarrafamento e tem mais conforto no transporte público.

A flexibilidade de horários tem impacto na qualidade de vida e é uma necessidade dos profissionais hoje em dia (especialmente dos mais jovens). Outra possibilidade é estabelecer rodízios de horários de chegada para os colaboradores, caso isso não atrapalhe o andamento do negócio. 

Terceirizar a frota de carros

Algumas empresas precisam de carros para realizar serviços específicos. Mas você já pensou em terceirizar a frota? Essa opção é bem mais vantajosa e permite que você mantenha o foco em questões estratégicas, deixando a burocracia com a companhia terceirizada.

Isso gera economia, melhoria da qualidade dos serviços, maior agilidade e adequação da frota. Em empresas especializadas e de confiança, os veículos costumam ser novos e equipados com toda a segurança necessária. 

Você também evita a imobilização de capital em veículos e tem flexibilidade no caso de aumento ou redução da demanda de veículos, além de liberar recursos para o capital de giro e melhorar o fluxo de caixa. Assim, há a diminuição da necessidade de gastos com manutenção e instalações físicas, o que resulta em maior planejamento e controle dos custos de transporte. A terceirização permite o aumento ou diminuição da frota da empresa de maneira rápida e flexível, dessa forma otimiza-se o uso dos veículos.

 

Compartilhar informações

Mesmo que a empresa não tenha recursos para criar um programa de mobilidade corporativa, há outras iniciativas que também podem incentivar os funcionários a se deslocarem de maneira sustentável. Compartilhar informações talvez seja a de maior impacto.

Algumas cidades têm aumentado suas redes de transporte coletivo. Dessa forma, um trajeto que seu funcionário faz de carro talvez possa ser realizado muito mais facilmente de ônibus (especialmente se o município conta com vias exclusivas para esse modal).

Conhecer os percursos feitos pelos colaboradores e fornecer informações para que eles possam utilizar melhor os recursos da cidade também é uma forma de melhorar a mobilidade urbana. Utilize os canais de comunicação interna para compartilhar tais dados.

Como você viu, a mobilidade urbana é um tema pertinente a todos, pois tem impacto direto na produtividade das empresas e na economia do país. Procurar por soluções que atendam às demandas corporativas beneficia não só o negócio, mas todos os seus colaboradores!

E então? Gostou de nosso conteúdo? Compartilhe-o nas redes sociais e ajude a levar informação para seus contatos!

 

Posts relacionados

Deixe um comentário