Atualmente, o investimento em segurança da frota é fundamental para o sucesso e prestígio de uma empresa no mercado. Além de dar atenção à integridade dos veículos, o gestor deve, principalmente, pensar na salvaguarda dos condutores e demais colaboradores que estiverem no carro.
Quando uma empresa trabalha resguardando os veículos da sua frota, ela obtém diversas vantagens como: redução de custos decorrentes de eventualidades, colaboradores mais engajados com os propósitos empresariais etc.
Ficou interessado em saber de que modo você pode aumentar a segurança da frota de sua empresa? Então, este artigo é para você! Apresentaremos seis dicas para que você saiba como agir. Continue a leitura!
1. Treine seus colaboradores
Uma das dicas basilares para o sucesso de uma empresa no tocante à segurança da frota diz respeito ao treinamento dos colaboradores. Aqueles que passaram por um processo de orientação de forma correta ajudarão a instituição a evitar custos que são desnecessários, além de estar sempre atentos e conscientes no exercício de sua função.
Quando se investe em treinamento de funcionários, além do prestígio obtido com eles, você passa a contar com profissionais mais capacitados. Por exemplo, as leis de trânsito serão obedecidas e a chamada direção defensiva será posta em prática. Isso reduz substancialmente o número de sinistros e prejuízos à empresa.
Outra vantagem dos treinamentos pode ser verificada em identificações de situações de risco. O trabalhador passa a evitar locais, horários e ocasiões que se mostrem pouco amistosas. Esse fator reduz incidência de furtos, roubos e outros prejuízos patrimoniais aos seus bens.
2. Monitore o comportamento dos condutores
Uma empresa que deseja contar com prestígio no mercado e aumentar seus ganhos tem que dar exemplos nas suas ações. Um método eficiente de transmitir confiança é pelo comportamento dos condutores da sua frota.
Não pega bem para uma companhia ter como funcionários condutores imprudentes, que correm risco causar danos aos veículos, à própria integridade física ou a de terceiros.
Dessa forma, uma medida eficaz para garantir a segurança da frota e conseguir prestígio no mercado é monitorar o comportamento dos colaboradores que dirijam os veículos da empresa.
Esteja certo de que eles não ultrapassam o limite de velocidade permitida na via, que eles respeitam as leis e a sinalização de trânsito, além de não cometer atos de imprudência. Desse modo, a sua frota estará segura e livre de prejuízos e a sua empresa mostrará a potenciais consumidores que se preocupa com um assunto primordial, adquirindo prestígio e confiança no ramo de atuação.
3. Use a tecnologia em seu favor
Atualmente, é muito difícil ter sucesso em uma área empresarial sem utilizar a tecnologia como uma aliada. Os equipamentos tecnológicos estão cada vez mais modernos e capazes de auxiliar os gestores no desempenho de suas atividades.
Na segurança da frota não é diferente. Roubos de veículos são cada vez mais rotineiros. Por isso, lançar mão de medidas que possam remediar ou evitar esse tipo de acontecimento é essencial.
Com a instalação do sistema de GPS nos veículos da sua frota, por exemplo, você fica precavido, sabendo onde encontrá-los caso ocorra algum ilícito penal que o envolva. Outra opção que a tecnologia proporciona são os rastreadores.
A maioria desses equipamentos é de fácil instalação e acomodação nos veículos da frota, trazendo ao empresário uma sensação de segurança, além de evitar prejuízos gigantescos à empresa. Nesse aspecto, usar a tecnologia como aliada se mostra um investimento altamente vantajoso.
4. Atente-se à legislação de trânsito e de transporte
Obedecer à legislação de trânsito faz com que sejam evitadas sanções por irregularidades, além de ajudar a prevenir acidentes e eventuais prejuízos nas frotas de uma empresa.
O empresário deve aplicar aos seus colaboradores os ensinamentos necessários para que suas ações estejam em conformidade com a legislação de trânsito e, desse modo, evitar prejuízos e multas.
Se a sua frota faz transporte de cargas, é necessário ainda verificar a legislação relacionada aos transportes. Há formas de acomodação dos volumes e medidas especificadas. O gestor deve estar atento a esses dados para que não ocorram infrações e, consequentemente, punições à empresa. Além, é claro, de prejuízos aos veículos e ocupantes.
5. Adote uma política de horário de trabalho
Para que a segurança da frota seja mantida, é essencial, ainda, estar consciente de que os condutores dos veículos devem estar em perfeitas condições físicas e mentais para dirigir corretamente.
Nesse ponto, é essencial que se estabeleça um quadro de horários muito bem definidos. Deve haver um rodízio de condutores ou pausas em viagens longas. Desse modo, permite-se o descanso dos motoristas e a segurança de que, quando estiverem na sua função, não apresentarão nenhum tipo de exaustão que possa causar acidentes e prejuízos.
Outro ponto tecnológico que pode servir de aliado para esse caso são os bloqueadores, que obrigam o motorista a parar quando a rota traçada ou o prazo de jornada se encerram.
6. Ofereça planos de incentivo
Uma medida que não está diretamente interligada a aspectos materiais de segurança, mas que garante a salvaguarda da sua frota, é o oferecimento de incentivos aos seus funcionários que atinjam metas e que trabalham obedecendo às normas de cuidado estabelecidas.
Colaboradores motivados se engajam mais nos propósitos empresariais e tendem a aperfeiçoar suas práticas, de modo a garantir o sucesso da empresa.
Os gestores podem criar planos de incentivo que premiem trabalhadores que:
- não se envolvam em acidentes;
- não recebam multas;
- trafeguem de acordo com a velocidade permitida;
- mantenham os veículos em bom estado de conservação;
- evitem lugares tidos como perigosos.
Assim, o empresário tem segurança de que sua frota está segura e o empregado sabe suas ações podem gerar benefícios dentro da empresa.
Portanto, podemos perceber que a segurança da frota é algo essencial para o sucesso de uma empresa. Coloque em prática as medidas indicadas e, certamente, você perceberá resultados rápidos e consistentes na diminuição de prejuízos com os veículos da empresa, bem como um aumento dos ganhos e prestígio da sua companhia no mercado.
Se este artigo foi útil para que você entenda melhor como agir para aumentar a segurança da frota, deixe um comentário no post e compartilhe suas experiências conosco e com outros leitores!