fbpx
cuidados para viajar de carro na pandemia cuidados para viajar de carro na pandemia

Confira os principais cuidados ao viajar de carro na pandemia!

3 minutos para ler

A pandemia do novo coronavírus nos obrigou a mudar uma série de comportamentos e hábitos e, em um primeiro momento, provocou diversas restrições, como o fechamento de comércios e escolas, e o cancelamento de eventos.

Embora já estejamos em um período de maior flexibilização, algumas recomendações seguem, como o distanciamento social, o uso de máscara e o reforço na higiene das mãos com o álcool em gel.

Diante dessas recomendações necessárias, que ainda persistem, na hora de viajar as pessoas devem priorizar o meio de transporte que apresente menor risco, ou seja, aquele em que você terá menos contato com outras pessoas — evitar aglomerações é a maneira mais eficaz de impedir a propagação do vírus. Nesse cenário, o carro particular se torna o veículo mais seguro.

Mesmo oferecendo menor risco, viajar de carro durante a pandemia requer certas precauções e é sobre isso que falaremos neste post. Acompanhe!

Capriche na limpeza do veículo

A higienização de ambientes e objetos é uma das medidas preventivas mais eficazes para combater a Covid-19, pois a prevenção é a melhor maneira de evitar um contágio exponencial.

Essa preocupação com a limpeza deve ir do volante aos tapetes, para reduzir ao máximo a possibilidade de contaminação.

Os passageiros também precisam se higienizar antes de entrar no veículo, principalmente as mãos e os sapatos, uma vez que de nada adianta a limpeza prévia do carro se os próprios passageiros levam o vírus para o ambiente.

Tenha disponível no automóvel o álcool em gel para ser utilizado sempre que for necessário, quando sair ou se precisar higienizar algo que comprou.

Redobre a atenção durante as paradas

Os locais de paradas na estrada são visitados por pessoas que estão indo e vindo dos mais variados locais, ou seja, o risco de contaminação é alto. Por isso, redobre os seus cuidados quando estiver em postos de gasolina, lojas de conveniência, restaurantes, drive-thrus e locais similares.

Mantenha o distanciamento social em mesas e filas, também higienize todos os produtos que levar para o carro. Se estiver com crianças, a atenção deve ser maior ainda, afinal, elas têm o hábito de explorar os ambientes, colocar a mão no chão, em lugares onde todos tocam, como corrimãos e maçanetas, e depois costumam pôr a mão na boca ou nos olhos.

Leve máscara

Se você for viajar sozinho ou com pessoas com quem você convive diariamente, não há a necessidade de usar máscara durante a viagem. Mas é importante levá-la consigo para utilizar em situações específicas, como as paradas na estrada, para falar com um agente de trânsito ou caso receba alguém que não more com você.

Esses são alguns dos cuidados que você deverá ter ao viajar na pandemia, seja com o carro próprio ou alugado. Deslocar-se de ônibus ou avião, neste período, não é o mais indicado, porque contribui para o aumento da taxa de contágio.

Para uma viagem mais segura, siga as nossas dicas e fique por dentro das notícias e das recomendações dos médicos e especialistas.

Gostou do artigo? Você passeou durante a pandemia? Qual meio de transporte utilizou? Quais cuidados tomou? Compartilhe a sua experiência conosco nos comentários.

Posts relacionados

Deixe um comentário