fbpx
Insulfim automotivo: tudo o que você precisa saber! Insulfim automotivo: tudo o que você precisa saber!

Insulfim automotivo: tudo o que você precisa saber!

16 minutos para ler

O insulfilm automotivo começou a se popularizar no Brasil na década de 1980 nos vidros dos carros, primeiro para reduzir a incidência do sol nas peças internas e, mais tarde, com o aumento da violência das grandes cidades, ganhou o status de item de segurança.

Há quem opte pelo uso da película por motivos estéticos, para garantir um visual mais sofisticado para o veículo. O que pouca gente sabe, é que o insulfilm traz outras vantagens para o motorista, inclusive, contribui até para a economia de combustível.

Quer descobrir outros benefícios do insulfilm, para que essa película serve e como cuidar para que ela mantenha a boa aparência por mais tempo? Continue lendo!

O que é o insulfilm automotivo?

Podemos definir o insulfilm automotivo como uma película que é colocada no vidro. É um acessório que pode trazer muito benefícios, mas que precisar ser utilizado de acordo com a legislação — falaremos sobre isso mais a frente.

Pouca gente sabe, mas insulfilm não é o nome do produto e sim de uma marca que produz películas automotivas e que se tornou top of mind em seu segmento — quando uma empresa se torna sinônimo de um produto, como o Miojo no macarrão instantâneo, o BomBrill na palha de aço e a Maizena no amido de milho, por exemplo.

Em termos materiais, a película é uma lâmina bem fininha de plástico, com aproximadamente 0,3 mm de espessura e pode ser vendida em diversas cores. As mais populares são preto, preto esverdeado e grafite. A transparência do material pode variar de 5% a 75%, sendo que a legislação indica em quais vidros cada grau de transparência é autorizado.

Quais são as vantagens do uso do insulfilm em carros?

Ao contrário do que muita gente imagina, o insulfilm não é apenas um acessório para estilizar o veículo, dando um visual mais uniforme e discreto. A película apresenta uma série de outros benefícios para os motoristas, seja para dar mais conforto ou segurança. Veja a seguir algumas das principais vantagens que esse acessório entrega para os condutores. Confira!

Reduz a temperatura interna

Uma das principais funções da película automotiva é a manutenção da temperatura mais amena dentro dos veículos, e isso não está diretamente ligado ao fato delas serem escuras. Já existem no mercado películas transparentes que amenizam a temperatura interna dos veículos com a mesma eficiência das outras.

Isso mesmo! Ao contrário do que se possa imaginar, a redução no calor não tem ligação direta com a redução da luminosidade. Existem películas transparentes que entregam a redução de temperatura apenas pela composição do material. Por outro lado, películas de baixa transparência e de má qualidade podem não contribuir em nada com a redução de temperatura.

Existem duas grandes vantagens dessa função, a primeira é que as viagens mais longas ficam mais confortáveis, reduzindo a sensação de abafado que temos ao entrar no carro, quando ele fica estacionado exposto ao sol. O segundo ponto é a economia, pois a película ajuda na redução do consumo de combustível que acontece com o uso do ar-condicionado, já que o aparelho necessitará de menor esforço para resfriar o ambiente.

Aumenta a visibilidade

Outra função que a película automotiva tem é na redução da luminosidade que vem de fora do veículo, função que impede que o sol ofusque a vista do condutor, principalmente se for refletido em superfícies lisas, como latarias de outros carros, vidraças, janelas ou até mesmo a pavimentação. Nesse cenário, a película funcionaria como um grande óculos de sol, filtrando essa luminosidade.

Em relação a isso, os motoristas devem tomar cuidado com a película muito escura, que pode causar acidentes a noite. Até por isso é que a legislação limita o nível de transparência que o insulfilm deve ter em cada vidro do carro, de acordo com a interferência que eles têm na dirigibilidade — veremos mais a frente no tópico sobre legislação.

Protege dos raios ultravioletas

O insulfilm tem como uma das principais funções a proteção do motorista contra os raios ultravioletas, sendo que a maioria das marcas regulamentadas traz o fator de proteção em seu material, dispensando até o uso de protetor solar dentro do veículo. Evidentemente que o nível varia de acordo com a qualidade e preço de cada película, sendo que o maior fator que temos hoje no mercado é de 1.700.

Além da proteção da incisão dos raios solares diretamente nos olhos, os insulfilmes dotados de proteção UV ajudam a reduzir os efeitos na pele. Ou seja, no longo prazo o uso da película PODE ajudaR na prevenção de doenças graves. Aqui vale a ressalva de que isso não diminui a importância do uso diário do protetor solar conforme orientação do seu/sua dermatologista.

Aumenta a privacidade do veículo

Com o trânsito das grandes cidades cada vez mais complicado, obrigando os motoristas a ficarem horas parados ou fazendo trajetos em velocidades muito baixas, é importante ter um mínimo de privacidade. A película promove essa questão, limitando a visão de quem está do lado de fora do carro, garantindo o seu conforto, mesmo em situações mais desagradáveis, como em um tráfego pesado.

Se você estiver com crianças no carro, por exemplo, elas poderão estudar, brincar, dormir, sem que as pessoas de fora vejam. A sensação de privacidade também aumenta o conforto da família e pode amenizar o estresse com o trânsito caótico.

Melhora a segurança

Com a redução da visibilidade de fora para dentro, fica mais difícil para os criminosos, que visam situações de oportunidade, como objetos de valor dentro do veículo. Também fica mais difícil identificar quem está dentro do carro, se a pessoa representa uma ameaça ou se há a possibilidade de reação. Com essas características, os veículos com insulfilm podem ser menos abordados no trânsito e quando estiverem estacionados na rua.

Além da maior sensação de segurança, com a película, os vidros ficam mais resistentes caso haja um impacto de detritos ou pedras, reduzindo o risco de estilhaçarem. Na maioria dos carros, apenas o para-brisa apresenta esse tipo de proteção, com o insulfilm, você ganha uma proteção extra.

Quais são os tipos de películas disponíveis?

Há no mercado uma série de películas automotivas, dos mais variados tons e qualidades, desde as mais simples até as mais robustas. O preço varia de acordo com a qualidade de produto e para te ajudar na escolha veremos neste tópico os tipos mais comuns que você encontrará no mercado nacional. Acompanhe!

Película básica

É a mais comum e bastante utilizada Brasil afora, por apresentar os preços mais acessíveis e ser mais facilmente encontrada. Essa película pode ajudar a dar um visual mais elegante ao veículo, mas, como o próprio nome sugere, ela é bem básica e a qualidade pode deixar um pouco a desejar. O nível de transparência dessas películas geralmente vai de 5% a 35%, ou seja, não pode ser utilizada no para-brisa.

Película avançada

Com transparência variando entre 5% até 50%, as películas avançadas trazem uma qualidade um pouco maior em relação às básicas. Além de contribuírem com a parte estética, as películas avançadas contam com fator de proteção solar e oferecem o conforto térmico, o que torna o produto um pouco mais caro, mas com um custo-benefício melhor em relação às básicas.

Película de segurança

Erroneamente chamada de insulfilm semiblindado, que de blindado não tem nada, essa película é mais espessa do que os modelos anteriores, aumentando a segurança dos ocupantes em relação a impactos nos vidros do carro.

Ela retem com mais segurança estilhaços e cacos, que podem resultar de colisões, tornando o vidro mais seguro. Porém, esse modelo de insulfilm automotivo não oferece nenhum tipo de proteção antichoque, que impeça o vidro de se quebrar. O índice de transparência é semelhante ao da básica, variando entre 5% e 35%.

Película de para-brisa

A película de para-brisa é o carro-chefe das marcas, pois oferece a melhor qualidade e necessita entregar 75% de visibilidade, conforme manda a lei. Além disso, as de boa procedência oferecem tecnologias de filtros ultravioleta, que bloqueiam os raios solares e de quebra reduzem a temperatura interna do veículo. Essa película ajuda também na proteção dos componentes do painel, principalmente em veículos que ficam muito tempo parados em locais descobertos.

O que diz a lei sobre o uso do insulfilm?

O uso do insulfilm automotivo não é liberado de forma indiscriminada. Para a proteção do motorista e das pessoas que dividem a via com ele, existem regras importantes a serem seguidas na utilização dessas películas.

O código brasileiro de trânsito é o documento que fornece as bases para a utilização segura das películas automotivas, em seu artigo 111, que versa sobre os acessórios que são proibidos nas áreas envidraçadas de um veículo.

No inciso II, a lei define que estão proibidos o uso de cortinas, persianas fechadas, ou objetos semelhantes, em veículos em movimento, exceto aqueles que tenham espelhos retrovisores em ambos os lados. O inciso III da lei veta o uso de inscrições, películas reflexivas ou não, painéis decorativos ou pinturas, quando esses acessórios estiverem prejudicando a segurança do veículo.

No parágrafo único do artigo, a lei deixa claro a proibição de inscrições de caráter publicitário ou qualquer outra, em todo o para-brisa ou no vidro traseiro, que possa de alguma maneira desviar a atenção do motorista. Há um precedente caso a inserção não coloque em risco a segurança do trânsito.

Fizemos um resumo da lei, para que você entenda que o objetivo não é a proibição pura e simples, mas a proteção de todas as pessoas. O nosso foco aqui é no inciso III, que versa sobre as películas que podem comprometer a segurança do veículo.

A verdade é que essa definição de “película que compromete a segurança” ficou muito vaga, principalmente depois da popularização dos insulfilmes. Para ficar mais objetivo, foi criada a Resolução n.° 254 do Contran, de 26 de outubro de 2007, uma lei específica para a regulamentação das películas.

O que diz o artigo 3º da resolução 254 do Contran?

É o artigo 3º que versa sobre a transparência das películas, dizendo que não pode ser inferior a 75% para o para-brisa e demais vidros que permitem a dirigibilidade do veículo. Essa resolução foi atualizada em 2017, mas a regra das transparências continua a mesma.

Para os vidros que não interferem diretamente na dirigibilidade do carro, a transparência não pode ser menor que 28%, de acordo como parágrafo 1°. Mas quais são os vidros indispensáveis para a dirigibilidade do veículo? No parágrafo 2, inciso primeiro, a lei define quais são esses vidros, confira abaixo:

  • a área do para-brisa;
  • vidros situados nas laterais dianteiras do veículo — respeitando o campo de visão do condutor.

Em relação ao vidro traseiro, quando há retrovisor externo direito, ele passa a ser considerado um vidro sem interferência na dirigibilidade, podendo receber películas com até 28% de transparência.

A película automotiva espelhada é vetada, pois, além de não oferecer uma visibilidade do interior do veículo, reflete a luz dos outros carros, ou seja, traz riscos a terceiros e dificulta o trabalho dos agentes de segurança em casos de blitz.

Quais são as multas para quem desrespeitar a legislação?

A infração relacionada a utilização de películas fora dos limites de transparência exigidos é considerada grave. Ou seja, há uma penalização mais severa.

No inciso XVI do artigo 230 do código brasileiro de trânsito, fica definido que o motorista que conduzir o veículo com vidros total ou parcialmente cobertos por películas, painéis ou pinturas está cometendo uma infração grave, passível de multa e medida administrativa, ou seja, retenção do veículo para a regularização — remoção das películas irregulares. Qual o valor da multa? Atualmente, para infrações graves, é de RS 195,23 e gera 5 pontos na habilitação.

Mas como o agente de trânsito saberá exatamente qual o nível de transparência do insulfilm do meu carro, pelo olhar? Não, estamos falando de um dispositivo legal e técnico, que necessita de provas robustas. Por isso, o agente de trânsito poderá lançar mão de um equipamento específico para fazer a aferição, o luxímetro.

O que o luxímetro?

O luxímetro é um aparelho que permite a aferição da luminosidade de um determinado ambiente. A luminância, cuja a unidade de medida é o lux, é a grandeza que define a quantidade de luz que incide em um local.

Uma empresa pode definir o nível de lux que necessita para os escritórios ou sala de reunião e comprar as lâmpadas de forma mais precisa com o apoio do luxímetro. O aparelho foi adaptado para o uso dos agentes de trânsito para avaliar a transparência das películas automotivas, onde também consta a informação do índice de visibilidade.

Insulfilm G5 é permitido?

O insulfilm G5 é muito popular e faz parte de uma cultura de tunagem de carros, pois escurece bastante o veículo. Mas a verdade é que esse material está fora dos limites da lei brasileira, pois oferece um escurecimento além do aceitável. Assim sendo, se você não quer pagar a multa, perder 5 pontos na carteira e o investimento, opte por uma película que esteja de acordo com a lei.

Como cuidar bem da película automotiva?

Agora que você já sabe o que é um insulfilm automotivo, quais as vantagens que ele oferece ao motorista e a legislação para o seu uso, vamos entender melhor como manter a película em bom estado por mais tempo. A primeira coisa que você precisa saber é: a primeira lavagem do insulfilm deverá ser feita 30 dias após a aplicação.

Use sempre sabão neutro na lavagem, pois produtos químicos mais pesados podem agredir a película, removendo a sua proteção e até mesmo causando danos físicos ao material. Nunca faça a limpeza com o carro exposto ao sol, para não causar manchas — limpe-o preferencialmente pela manhã ou no final do dia. A limpeza deve ser periódica, para manter a qualidade do material.

O que devo avaliar na hora de escolher um insulfilm automotivo?

Agora vamos a um grande dilema, em meio a tantos modelos de películas automotivas do mercado, com cores, acabamentos personalizados e funções diferentes, como faço para escolher a ideal para o meu carro?

Em relação a valores, as películas variam muito de loja para loja, até em modelos similares, o importante e que você seja seletivo e não foque apenas na precificação. Pense em custo-benefício, ou seja, busque um preço justo, mas não abra mão de uma marca de qualidade, para que o barato não se torne caro e a película te de mais dores de cabeça do que uma solução.

Veja a seguir alguns dos cuidados especiais que você deverá ter na hora de escolher o insulfilm ideal para o seu carro:

  • dê preferência para insulfilmes que estejam em conformidade com a lei — estude também sobre qualidade e procedência do fabricante;
  • para que a película não fique mal colocada, com bolhas e espaços não tapados, dê preferência a profissionais gabaritados e com histórico garantido;
  • escolha a película de acordo com as reais necessidades de seu carro;
  • leia o manual do fabricante, para que a película tenha uma maior vida útil.

Por que buscar um carro com insulfilm?

Bem, como vimos neste post, são muitos os motivos para que você coloque insulfilm em seu carro. A primeira palavra de ordem é: conforto. Menos incidência de luz nos seus olhos, mais privacidade para você e sua família e menos calor — que gera economia, já que o carro estará menos abafado quando ficar estacionado no sol.

Outra palavra que podemos relacionar com as películas automotivas é a segurança. Primeiramente, porque, em caso de quebra do vidro, os cacos e estilhaços não cairão sobre vocês. Segundo, porque a visibilidade de fora para dentro fica mais difícil, inibindo ações criminosos.

Posso alugar um carro com insulfilm?

Sim! Locadoras de qualidade, como a Lokamig, começaram a inserir em sua frota veículos com insulfilm e em pouco tempo, todos os veículos contarão com essa proteção extra. Assim, irá proporcionar em sua viagem ou passeio momentos de conforto e segurança em um carro alugado, como se você estivesse em um veículo próprio.

Como vimos neste post, o insulfilm automotivo está cada vez mais popular, ao ponto dos veículos em sua maioria já estarem saindo da loja com esse acessório. Além dos motivos estéticos, a película ajuda na redução da incidência de raios solares, aumenta a privacidade e colabora para uma viagem confortável e segura. O importante é você ter em mente que o insulfilm não pode ser colocado fora das regras do Contran.

Posts relacionados

Deixe um comentário