Qual é o momento certo para trocar de carro? Essa é uma pergunta que não tem respostas exatas, afinal, a troca de carro pode estar ligada a uma série de fatores. Há pessoas que ficam com o mesmo carro por anos, enquanto outras não passam de 365 dias com o mesmo veículo.
Embora seja uma questão relativa, há alguns fatores objetivos que podem indicar que talvez esteja na hora de você considerar a mudança de veículo. O tempo, por exemplo, costuma tornar o custo diário de um carro mais alto, resultando em mal desempenho, manutenções constantes e mal aproveitamento de cada litro de combustível.
Para ajudar você a entender a hora certa de trocar veículos, neste post, apresentamos alguns motivos que podem levar a essa mudança. Acompanhe!
Avalie a quilometragem
Uma das maneiras mais objetivas de se identificar se está ou não na hora de trocar de carro é a avaliação da quilometragem do veículo. Em geral, os carros começam a apresentar um desgaste natural de seus componentes por volta dos 60 mil km rodados. Sistemas como o da embreagem e da suspensão passam a exigir manutenção com mais frequência, ou seja, talvez esse seja o momento de renovar.
Analise os custos de manutenção
Outro sinal de que pode ser a hora de trocar o seu carro é o efeito que ele pode estar causando em seu bolso. Você está gastando mais do que pode ou previu com o seu automóvel? Mas como saber se eu estou gastando mais do que o aceitável com o meu carro? Essa conta não é muito difícil de ser feita. Em geral, quando os gastos de manutenção começam a ultrapassar 10% do valor de venda do veículo, esse é o momento de trocar.
Avalie a desvalorização do automóvel
Hoje em dia, é muito fácil ficar por dentro de todas as novidades relativas ao mercado automotivo, pois as informações estão abundantes na internet. A cada ano, as montadoras lançam novas versões de seus modelos mais populares, com detalhes e funcionalidades repaginadas.
É inegável que, a cada lançamento, as versões antigas tendem a perder valor de mercado e essa desvalorização pode ser um sinal de que está na hora de trocar veículos. Há dois fatores que podem fazer com que o modelo de carro perca mais valor do que o normal:
- uma mudança radical no modelo, com novo design e recursos;
- quando o modelo sai de linha, tornando cada vez mais difícil a manutenção e o acesso a peças de reposição.
Verifique o nível de consumo de combustível
O seu veículo está “bebendo” mais do que o normal? Então, se você estava pensando em fazer uma troca, esse pode ser o momento. Quem usa o carro diariamente costuma ser bastante afetado por esse problema, afinal, o custo começará a aumentar de maneira progressiva.
O aumento do gasto com combustível pode acontecer por conta do desgaste natural de algum componente ou porque o próprio modelo apresenta essa característica. Na hora de fazer a troca, se a sua prioridade é a economia, opte por um modelo que apresente uma quilometragem baixa por litro, ou seja, um carro que rode mais e gaste menos.
Como vimos, os motivos para trocar veículos podem ser os mais variados. O importante é que a sua decisão seja tomada de maneira bem pensada, para que não haja arrependimento. Se você está pensando em se desfazer do seu carro, mas não tem outro em mente, uma boa alternativa para testar modelos diferentes é o aluguel de veículos. Assim, você pode vender o seu carro, ao mesmo tempo que mantêm sua rotina e consegue identificar qual é o modelo ideal para a futura escolha.
Gostou do post? Quer saber como alugar um carro hoje mesmo para descobrir qual modelo é o ideal para sua troca, de forma prática? Entre em contato conosco e conheça as nossas promoções.