Certamente, você já assistiu a algum filme norte-americano no qual os protagonistas se aventuram em uma jornada de carro pela famosa Rota 66, não é mesmo? Nada evoca mais a sensação de liberdade do que explorar o território nacional por meio de uma viagem de carro. Você sabia que no Brasil também é possível ter essa experiência? Apresentamos a você a rota turística Via Liberdade!
Acompanhe a leitura e conheça mais sobre a incrível rota turística Via Liberdade que, com certeza, vai fazer você querer correr para arrumar as malas, alugar um carro e colocar o pé na estrada.
Confira!
A Rota Turística Via Liberdade
A rota turística Via Liberdade é considerada nada menos que a maior rota turística e cultural do Brasil. Oficializada no fim de abril de 2022, a previsão é que a rota seja completamente estruturada até o fim do ano de 2025. Seu percurso total soma 1.179 quilômetros de estrada, tendo como referência a BR-040 e passando pelos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e pelo Distrito Federal.
Nesse roteiro de viagem, diferentemente dos filmes, a graça não está simplesmente em viajar de carro pelas estradas do país. A Via Liberdade é uma imersão cultural que percorre mais de 300 cidades, onde os turistas têm a oportunidade de conhecer a gastronomia, a música, as manifestações culturais, a dança, os acervos artísticos dos museus e as igrejas locais.
Das montanhas até o mar, o turista ou o viajante tem a oportunidade de passar pelas cidades históricas, contemplar a natureza exuberante, os patrimônios da humanidade e ainda explorar mais o próprio território nacional, que é cheio de belezas naturais. Certamente, é um passeio para ficar gravado na memória e no coração.
As curiosidades sobre a Via Liberdade
Se você ainda está em dúvida se encara o trajeto, agora você descobrirá algumas curiosidades a respeito da rota e alguns motivos que vão convencer você a dar um passeio pelas belezas naturais e histórias brasileiras.
Confira!
Bicentenário da independência do Brasil
Você sabia que a Via Liberdade foi criada em comemoração ao bicentenário da independência do Brasil e aos 100 anos da Semana de Arte Moderna? A rota contempla em seu percurso algumas cidades que tiveram grande relevância nesses momentos históricos.
A rota percorre parte da história brasileira, desde a fase imperial do Brasil no Rio de Janeiro, aos movimentos libertários em Minas Gerais, à conquista dos territórios do interior em Goiás, culminando no auge da independência do Brasil e da construção da capital nacional moderna em Brasília.
Patrimônios da humanidade
A Via Liberdade se consolida como a maior rota patrimonial do país, englobando sete patrimônios da humanidade. O percurso passa por 241 cidades em Minas Gerais, 49 no Rio de Janeiro, 16 em Goiás e uma no Distrito Federal. Dessas cidades, mais de 100 fazem parte do patrimônio histórico brasileiro, sendo que todo o trajeto conta com 70% dos patrimônios históricos tombados do país.
Alto investimento
Para a implementação da Via Liberdade e a estruturação do turismo ao longo da rodovia BR-040, foi destinado um investimento de cerca de R$12 milhões de reais. O objetivo é fomentar o turismo em todas as cidades envolvidas, além de estimular o desenvolvimento econômico e territorial dessas regiões.
Parte desse valor também foi investido no acordo de cooperação técnica firmado entre o governo de Minas e a Fecomércio, o Sesc e o Senac para capacitação, promoção, marketing turístico e intercâmbio cultural, além do investimento em editais de cultura e turismo, e valores destinados a projetos de autarquias estaduais.
Percorrendo a Via Liberdade
Veja, a seguir, as belezas, as atrações e os motivos pelos quais você deve aproveitar para explorar cada cidade que faz parte da Via Liberdade.
Cultura
A Via Liberdade é uma imersão cultural riquíssima. Em Minas Gerais, é possível conhecer a Rota Lund, local explorado pelo naturalista dinamarquês Peter Lund em suas pesquisas, que envolve visitas a grutas e museus. Além disso, uma experiência inesquecível é parar para conhecer o internacionalmente famoso Instituto Inhotim, que reúne o maior acervo de arte contemporânea do Brasil e é considerado o maior museu ao ar livre do mundo.
Natureza
A beleza exuberante da natureza já é um espetáculo que faz valer a pena cada quilômetro viajado no percurso. A Via Liberdade passa por diversos parques naturais, como o Parque da Serra dos Órgãos (RJ), da Serra do Cipó (MG) e da Chapada dos Veadeiros (GO), que contam com maravilhosas cachoeiras de águas cristalinas, além dos parques estaduais do Ibitipoca, Itacolomi e Rola Moça, em Minas Gerais.
Arquitetura
A arquitetura é um show à parte. É possível contemplar os atributos históricos das construções em Ouro Preto (MG), por exemplo, e também os toques modernos do Plano Piloto de Brasília (DF) e do Conjunto Arquitetônico da Pampulha (MG), obra assinada pelo centenário arquiteto Oscar Niemeyer. Para completar, também fazem parte do itinerário os centros históricos do Rio de Janeiro (RJ), Diamantina (MG) e o conjunto do Matosinhos, em Congonhas (MG).
Gastronomia
E quanto às gostosuras? Além de se deliciar com saborosos queijos, doces e quitutes artesanais mineiros, na Via Liberdade você pode desfrutar dos peixes litorâneos, frutos do mar e da culinária de influência baiana presente no Rio de Janeiro. Em Goiás, você pode experimentar o delicioso empadão goiano e a galinhada, além do biscoito de queijo que compete com o de Minas Gerais. O que não faltam são opções de restaurantes deliciosos para você experimentar a gastronomia local.
Música
Ao longo da viagem, você certamente perceberá a influência cultural da música. No Rio de Janeiro, será embalado pelo som suave da bossa nova, que depois se transformará em um animado e alegre samba. Em Minas, você será levado pela melodia do “Trem Azul”, do famoso Clube da Esquina, que marcou a música popular brasileira. Ao se aproximar de Goiás, se aproxima também o ritmo do modão sertanejo. E por fim, em Brasília, o rock.
Como você viu, a rota Via Liberdade é um excelente passeio para descansar, se divertir e se aprofundar na cultura brasileira. Que tal se programar para cair na estrada neste próximo fim de semana? Se você deseja viajar com tranquilidade, contando com os melhores veículos disponíveis no mercado, enquanto o seu fica conservado e guardado na garagem, a melhor ideia é alugar um carro.
Gostou deste artigo? Convide seus amigos para também conhecer essas dicas. Compartilhe este post nas redes sociais!