fbpx

O que fazer em Mariana? Confira 5 atrações

6 minutos para ler

A cidade de Mariana é uma das localidades mais visitadas pelos turistas devido ao seu valor histórico. Foi fundada em 1711, apresentando importantes relíquias arquitetônicas do barroco. Foi a primeira vila e capital do estado de Minas Gerais, no sudeste do Brasil. No século XVII, produziu grande quantidade de ouro para a coroa portuguesa. O local contém diversas Igrejas históricas criadas no período do ciclo do ouro.

Mariana está localizada a 14 km de Ouro Preto e a 144 km da capital Belo Horizonte. É um local que pode ser visitado em qualquer mês do ano. Contudo, os meses de abril a setembro é o período de menos chuva, fato que favorece os passeios para conhecer as atrações da cidade. Mas afinal, o que fazer em Mariana? É essa indagação que vamos responder ao longo deste artigo. Vamos juntos descobrir as inúmeras possibilidades?

1. Pelourinho, Casa da Câmara e Cadeia

No Pelourinho de Mariana, chamado atualmente de Praça de Minas Gerais, é possível visitar as “Igrejas Gêmeas de Mariana”, que incluem a Igreja Nossa Senhora do Carmo e a Igreja São Francisco de Assis. A praça é conhecida como uma das Sete Maravilhas da Estrada Real.

Igreja São Francisco de Assis

A Igreja foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, conhecido como IPHAN. É um monumento muito valorizado por ser um projeto de Aleijadinho e por conter obras do pintor Manuel da Costa Athaide. O corpo de Manuel da Costa foi sepultado no interior dessa Igreja.

Igreja Nossa Senhora do Carmo

É uma Igreja composta por duas temporalidades. Tem uma parte moderna, devido às reformas e a outra parte conserva suas memórias, mas foi parcialmente destruída por um incêndio. É um dos templos mais imponentes, construído em estilo rococó, na cidade de Mariana.

O Pelourinho é um local histórico, com um prédio que apresenta uma grande simbologia por retratar o poder do Estado, a cadeia. Era o lugar em que os escravos eram castigados e as pessoas que praticavam crimes recebiam suas penalidades.

A Casa da Câmara é um casarão do período colonial, que serviu como órgão público com função administrativa e legislativa, e por algum tempo foi usada como casa de fundição de ouro. Atualmente funciona como sede da Câmara Municipal de Mariana. Recebe turistas e visitantes da cidade, que podem conhecer o local gratuitamente.

2. Mina de ouro da Passagem

Conhecer a mina de ouro de Mariana é desvendar um local de grande significado para a cidade. Ela se encontra desativada, porém recebe muitas visitas. Está localizada a 5km de Mariana, sendo considerada a maior mina do mundo aberta à visitação. Enquanto funcionava, foram retiradas aproximadamente 35 toneladas de ouro, uma das grandes riquezas do Brasil na época.

A temperatura no interior da mina, em qualquer período do ano, gira em torno de 17 a 20 graus centígrados. Contém lagos subterrâneos de águas límpidas, que permitem mergulho aos visitantes. São 30 quilômetros de túneis, que apresentam grandes salões.

O acesso à mina de ouro é feito por meio de um carrinho que se desloca pelo trilho, puxado e elevado por uma máquina segura por cabos de aço. Após percorrer aproximadamente 300 metros, o turista pode conhecer o local andando a pé pelas galerias, orientado por um guia turístico.

Até hoje as paredes são amareladas devido aos resquícios de ouro em pó que as formam. Mas não podem ser retirados para evitar desmoronamento do local.

3. Praça Gomes Freire

É uma das praças mais frequentadas pelos turistas, por estar localizada no centro, com ótimos lugares em seu entorno. Podem ser encontrados diversos restaurantes, casas antigas e um grande fluxo de locais que vendem produtos artesanais.

Muitos restaurantes vendem comidas mineiras feitas em panela de pedra e fogão à lenha, para que os visitantes possam saborear as comidas típicas e outros tipos de alimentos feitos de uma forma mais atrativa e saborosa.

Alguns pontos de alimentação bem comentados e muito frequentados são o Casarão Grill e o Rancho da Praça, por oferecem aos turistas, um buffet livre por quilo ou com preço fixo.

4. Museus

A cidade de Mariana é um local propício para pessoas que desejam aprofundar os conhecimentos sobre a sua história. Os Museus são permeados de documentos com informações que expressam muito bem o seu passado, conforme comentamos, a seguir:

  • Museu Casa Alphonsus de Guimarães— onde está exposto um grande e precioso acervo de textos. São correspondências originais de recortes de jornais, poemas, fotografias e raras obras que somam 240 livros e , aproximadamente 1.500 documentos;
  • Museu da Música da Arquidiocese de Mariana — criado na década de 1960, pelo Arcebispo Dom Oscar de Oliveira. O objetivo era resguardar documentos referentes à arte musical ocorrida no período histórico na região de Mariana;
  • Museu Arquidiocesano de Arte Sacra de Mariana — classificado como Acervo Histórico e Artístico, apresenta como tema principal, a Arte Sacra, confeccionada em Minas Gerais no tempo áureo em que ocorreu o Barroco Mineiro. Nele é possível conhecer peças das Igrejas, palácios episcopais, seminários e capelas.

5. Atelier e Casa dos Artistas “Mestre Ataíde”

O Atelier e Casa dos Artistas é um lugar propício para quem deseja conhecer as obras criadas pelos artistas de Mariana. O local é aberto à visitação gratuita e permite que os turistas observem exposições e confecções de diversas obras que os criadores comercializam.

O objetivo de incentivar a visitação é demonstrar o valor do trabalho local e propagar a arte da cidade. A idealização do espaço foi realizada pela Fundação da AMAP (Associação Marianense de Artistas Plásticos), em 008. Fica localizado no centro da cidade, facilitando a presença de visitantes e venda dos artigos e obras.

Agora que você já sabe o que fazer em Mariana, uma dica é criar um planejamento bem estruturado para poder passear ainda mais pela cidade. Ter um carro à disposição facilita muito o deslocamento rápido de um lugar para o outro. Dessa forma, guardar algumas reservas financeiras para alugar um carro, pode fazer toda diferença no período em que estiver na localidade, sobretudo se estiver com a família.

Que tal estender o seu passeio pelos interiores de Mariana? No artigo do link a seguir, você vai conhecer 8 cidades do interior de Minas Gerais para relaxar. Aproveite!

Posts relacionados

Deixe um comentário