fbpx

Conheça 8 cidades do interior de Minas Gerais para relaxar

7 minutos para ler

Conheça 8 cidades do interior de Minas Gerais para relaxar.

Minas Gerais é um estado rico em cultura, história e paisagens naturais. A capital, Belo Horizonte, é uma cidade grande e urbana, mas o estado oferece muitas outras opções para quem busca opções de cidades para relaxar. Apresentamos agora algumas cidades do interior de Minas Gerais para relaxar.

As cidades históricas de Ouro Preto e Tiradentes são ótimas opções para quem quer conhecer um pouco da cultura colonial brasileira. Já as cidades de Congonhas e São João del Rei são ideais para quem procura uma opção rica em paisagens naturais.

Neste artigo, mostraremos alguns dos destinos mais interessantes em cidades do interior de Minas Gerais para quem busca fugir da correria do dia a dia e relaxar em uma viagem tranquila com a família. Confira!

As melhores cidades do interior de Minas Gerais para relaxar.

Minas Gerais é um estado rico em belezas naturais e históricas, oferecendo diversos destinos para quem deseja relaxar. As principais cidades do interior de Minas Gerais para viagens revigorantes são:

Ouro Preto

A cidade histórica de Ouro Preto é uma ótima opção para quem quer relaxar, pois oferece diversos pontos turísticos interessantes, além de uma boa estrutura de hotelaria e restaurantes. Ouro Preto, no estado de Minas Gerais, é uma cidade histórica e repleta de atrativos turísticos. Entre os principais locais para visitar em Ouro Preto estão a Casa da Baronesa, o Museu de Mineralogia UFOP e a Praça. A cidade também abriga a Universidade Federal de Ouro Preto, fundada em 21 de agosto de 1969, sendo considerada uma das mais prestigiadas do Brasil. Encontramos também a Igreja São Francisco de Assis, uma obra-prima da arte colonial brasileira, em estilo rococó, considerada uma das sete maravilhas de origem portuguesa.

Diamantina

Localizado em meio às montanhas, Diamantina é um destino perfeito para quem gosta de um clima mais tranquilo e fresco. Além disso, a cidade oferece diversos passeios turísticos interessantes. A Cachoeira da Fumaça, por exemplo, é uma das mais altas cachoeiras do Brasil, com aproximadamente 350 metros de altura. Há 9 km de Diamantina, encontra-se a Gruta do Salitre, um atrativo com relevo rochoso em forma de ruínas, cânion e paredões de até 80 m de altura. Além de sua beleza natural, o local possui sítio arqueológico e é usado para gravações e eventos, devido à sua acústica. Também é frequentemente visitado por atividades ecoturísticas e práticas esportivas.

Cachoeira do Campo

O distrito de Cachoeira do Campo fica situada em uma região montanhosa e oferece belas paisagens, além de diversas trilhas para quem gosta de fazer caminhadas. A cidade possui diversos atrativos turísticos, como a Matriz de Nossa Senhora de Nazaré. A igreja é um dos mais antigos templos de Minas Gerais. Tombada em 29 de novembro de 1949, é um monumento que marcou fatos históricos do Brasil. E, Para os amantes da natureza, Cachoeira do Campo também oferece trilhas para caminhadas e passeios de bicicleta pelas matas circundantes.

Conceição do Mato Dentro

Conceição do Mato Dentro fica a 3 horas de Belo Horizonte. Possui população de cerca de 20 mil habitantes e um rico patrimônio histórico e natural preservado, incluindo a impressionante Cachoeira do Tabuleiro e as ruínas da Igreja Matriz, que data do século XVIII. A cidade também mantém tradições religiosas e destaca-se na produção artesanal de cachaça e queijo.

 

Delfinópolis

Delfinópolis fica no Vale do Rio São Francisco. Tem belas paisagens com cachoeiras, rios e é um dos pontos de acesso para a Serra da Canastra. A cidade abriga boas pousadas para quem buscar descansar. Delfinópolis também oferece trilhas para caminhadas e opções de esportes radicais, como rapel, mountain bike e motocross. Há passeios de jipe pelo Vale da Gurita e visitas a fazendas, onde os turistas podem desfrutar das delícias locais. Delfinópolis também é conhecida pelo Festival de Balão da Serra da Canastra, que acontece todos os anos habitualmente em julho, desde 2017, e pelo queijo da canastra, famoso pela sua produção artesanal, considerado um dos queijos mais tradicionais e apreciados do Brasil. 

Pico da Bandeira.

Pico da Bandeira é a montanha mais alta de Minas Gerais, com 2.831 metros. A cidade fica no Parque Nacional do Caparaó e oferece diversas trilhas para você explorar a paisagem exuberante da região. De abril a outubro é a melhor época para subir ao Pico da Bandeira, pois chove menos. Durante o inverno, as temperaturas nas áreas altas podem ficar abaixo de 0 °C.

Gonçalves

Gonçalves fica na região das Vinícolas, conhecida pelos seus vinhos finos e pelo clima ameno. A cidade abriga alguns dos principais pontos turísticos como a Cachoeira do Retiro e a Cachoeira das 7 Quedas. Gonçalves oferece rica experiência regional, com artesanato, gastronomia e cachaçarias. À noite, bares aconchegantes e céu estrelado encantam os olhos dos visitantes e dos moradores. Ademais, existem muitas opções de hospedagens, principalmente pousadas, com preços variando conforme a temporada. A cidade também é conhecida pelo festival de Gastronomia e Cultura da Roça de Gonçalves.

Reserva Particular do Patrimônio Natural — Santuário do Caraça

O Parque Natural do Caraça fica a 120 km de Belo Horizonte e é considerado um dos principais destinos turísticos do interior de Minas Gerais. O parque abriga uma reserva florestal protegida com diversas trilhas para você explorar a vegetação exuberante da região.

Além disso, o parque possui um centro histórico com diversos edifícios antigos, como a Igreja Nossa Senhora dos Aflitos (construída em 1774) e o Convento São Bento (datado do século XVIII). O Parque Natural do Caraça também oferece diversas atividades educacionais, como palestras sobre ecologia e trilhas guiadas para tornar o passeio mais instrutivo e agradável.

Como ir às cidades do interior de Minas Gerais em segurança.

Uma viagem segura e agradável para o interior depende do tipo de veículo utilizado para o seu passeio. O aluguel de veículos é uma excelente opção na hora de decidir o roteiro do seu passeio e avaliar a necessidade de um carro apropriado para os lugares onde você deseja visitar.

Por isso, na hora de escolher um carro para o seu passeio no interior de Minas Gerais, é importante pensar em segurança. Aqui estão alguns carros indicados para o passeio:

  • O Corolla é um carro seguro e eficiente. Ele tem uma boa relação custo-benefício, é fácil de manobrar e garante uma maior economia de combustível;
  • O HB20 também é um carro seguro e eficiente. Apresenta bom desempenho em viagens e um consumo satisfatório para os passeios;
  • O T Cross é um SUV seguro com uma boa reputação de confiabilidade. Ele tem muito espaço para as bagagens e pode enfrentar os terrenos mais adversos.

O melhor de Minas Gerais para descobrir.

Para os amantes da natureza, as cidades do interior de Minas Gerais são o lugar perfeito para relaxar e desfrutar de um pouco de tranquilidade. A região oferece muitas trilhas e caminhadas em meio às suas paisagens naturais exuberantes, além de lagos e rios ideais para um banho refrescante.

O Centro Histórico abriga alguns dos mais importantes museus do Brasil, como o Museu da Inconfidência. Ouro Preto foi reconhecido como Monumento Nacional e Patrimônio Mundial pela Unesco, ele foi o berço do barroco brasileiro e cenário da Inconfidência Mineira.

Além disso, as ruínas dos antigos casarios coloniais ainda podem ser encontradas por toda a região, proporcionando um mergulho no passado colonial brasileiro.

As cidades do interior de Minas Gerais oferecem uma ampla variedade gastronômica baseada nas iguarias típicas da região. Os pratos saborosos são servidos nos diversos restaurantes das cidades e fazem parte da experiência completa deste destino ideal para relaxar.

Siga-nos nas redes sociais para receber mais dicas de viagem! 

Facebook | Instagram

Posts relacionados

Deixe um comentário