fbpx

Carros para alugar: quais as categorias existentes?

9 minutos para ler

Quais as categorias para alugar carros? O aluguel de carros tem se tornado uma grande tendência, mesmo entre pessoas que já possuem seus veículos particulares. A busca por carros para alugar em situações específicas, como para trajetos longos nas viagens em família ou em deslocamentos simples de viagens a negócios, tem como vantagens a economia e a possibilidade de contar com um veículo que tenha as características necessárias para uma viagem segura e confortável.

Ao fazer a reserva em uma locadora, você tem a oportunidade de escolher o veículo com as características que deseja, dentre as inúmeras opções de modelos de carros.

Neste post, apresentaremos a você as principais categorias de carros para alugar para você fazer a melhor escolha. Confira!

Carros Econômicos

Os carros econômicos são um segmento de veículos considerado mais acessível à população em geral. Eles são mais baratos tanto na sua aquisição quanto na manutenção.

Esses modelos são a opção ideal de carros para aqueles que desejam apenas ter o seu próprio veículo e se deslocar na cidade com liberdade e agilidade. Entre os atributos básicos dos chamados veículos econômicos estão:

  • 4 portas;
  • motor 1.0;
  • câmbio manual;
  • ar-condicionado;
  • direção hidráulica.

Esses carros se enquadram nos modelos hatch, preferidos pelos brasileiros. Por terem uma carroceria mais compacta e serem mais econômicos, eles atendem perfeitamente às necessidades das famílias. O modelo também agrada quem está em busca de um automóvel mais simples, mas com um bom desempenho urbano.

Um detalhe que favorece o seu desempenho é o fato de que, com o ar-condicionado, o veículo trafega com as janelas fechadas, reduzindo a resistência do ar e melhorando a sua aerodinâmica. Outro benefício desses veículos é que eles apresentam 4 portas, o que já é um bônus em relação ao conforto.

Entre os principais modelos dessa categoria podemos destacar: Renault Kwid, Fiat Mobi, Ford Ka e Onix 1.0.

Carros compactos

Enquanto, em sua maioria, os veículos econômicos são modelos compactos, nem todos os compactos são considerados carros econômicos. Esses carros compactos têm como diferencial uma maior potência do motor, que pode variar de 1.3 a 1.8.

São veículos que oferecem possibilidade de lotação de 5 passageiros e deslocamentos maiores por rodovias. Entretanto, devido ao tamanho reduzido, esses tipos de carro não garantem um total conforto para os passageiros do banco de trás, principalmente se estiver na lotação máxima.

Nessa categoria estão incluídos modelos como o Toyota Etios 1.3, Hyundai HB20 1.6, Ford Ka 1.5 ou Gol 1.6.

Sedãs básicos e compactos

Os sedãs básicos são veículos 1.0 que apresentam características semelhantes às dos carros econômicos, porém, com destaque para o porta-malas, que dá uma maior capacidade de carga ao carro.

Apesar disso, caso essa capacidade seja completamente utilizada, esses veículos podem perder desempenho, já que têm a potência do motor reduzida. Eles podem ser locados na categoria simples, com ar-condicionado, com direção hidráulica ou com ambos.

Entre os principais modelos dessa categoria, podemos destacar o Logan Life 1.0, Ônix Joy Plus 1.0.

Sedãs médios

Os sedãs médios são indicados para quem deseja ter o conforto dos sedãs, com mais espaço de porta-malas e para passageiros, mas com mais robustez e potência. São veículos nos quais o motor pode chegar à potência 1.8, ou seja, aliando desempenho e conforto, permitindo que você carregue a quantidade de passageiros e bagagem necessária, sem se preocupar com perda de potência.

Dentro dessa categoria, podemos destacar o Etios 1.5, Logan 1.6, Ford KA+ 1.5 e Voyage 1.6.

Executivos

Os carros executivos são veículos pensados estrategicamente para otimizar a rotina de um profissional. Esses veículos são ideais para quem não abre mão do conforto, sendo completos, com câmbio automático.

Nos modelos de destaque, temos o Toyota Corolla 1.8 e o Cruze Turbo 1.4.

Modelos de luxo

Os modelos de luxo são carros elegantes e sofisticados, para quem deseja aliar conforto, desempenho, espaço e estilo. São veículos cujos motores podem ultrapassar 2.0 de potência. Ou seja, seguros para viagens longas em rodovias e oferecem todos os recursos necessários para deslocamentos em uma cidade.

Station wagons, minivans, vans compactas e médias

Agora vamos falar de veículos que apresentam bom espaçamento interno e de porta-malas, como os station wagons. São veículos específicos para quem realmente vai carregar muita bagagem.

Se, além da bagagem, também precisar de espaço para mais passageiros, as melhores opções são as minivans e as vans compactas, como os modelos Ecosport 4×2 1.6 e Duster 4×2 1.6.

Há também a possibilidade de contar com as vans médias, como o Doblo 1.8 e o Spin 1.8, que oferecem uma fileira a mais de bancos, possibilitando o embarque de 5 a 7 passageiros. Por esse motivo, esses carros apresentam motores mais potentes, que podem variar de 1.4 a 1.8.

Pickups, SUVs e SUVs compactos

Para quem quer um veículo para levar carga ou outros itens pesados, a melhor opção é o aluguel de pickups, como Hilux 2.8, S10 2.8. Ranger 2.2, ou L200 2.4. Esses são carros robustos, potentes e ideais para relevos acidentados. São veículos que, apesar da robustez e da capacidade de cargas, oferecem bastante conforto para seus ocupantes, com cabines duplas, ar-condicionado, direção hidráulica, entre outros.

Para quem visitar lugares que exigem carros mais potentes e com boa tração, mas não vai carregar cargas pesadas, uma boa alternativa pode ser contar com um SUV ou SUV compacto, que apresentam espaço mais amplo, como por exemplo: Volkswagen T-Cross 1.6, Jeep Renegade 1.8 e Jeep Compass 2.0 Sport Flex.

Carros para comprar vs. carros para alugar

Pegar a estrada com crianças e outros familiares requer mais do que um veículo que se desloque do ponto A ao ponto B. É importante ter espaço, conforto e acessórios que garantam uma viagem confortável para todos. Contudo, nem sempre o carro do dia a dia oferece esses recursos. Em contrapartida, pode ser que você necessite apenas de um veículo para se deslocar pela cidade durante uma viagem a trabalho e quer que ele seja o mais econômico possível.

Após conhecer os modelos, você pode estar na dúvida se o melhor é comprar ou alugar um carro. Podemos dizer que cada uma dessas ações tem suas vantagens. Para algumas pessoas, comprar um carro é um símbolo de realização pessoal. É uma oportunidade de não depender mais do transporte público, contando com mais liberdade e praticidade. No entanto, para realizar o sonho da aquisição do veículo próprio, a pessoa deve estar prepara para lidar com toda a burocracia que envolve esse processo, além de uma série de gastos.

Por outro lado, alugar um carro permite maior liberdade de escolha ao selecionar o modelo conforme a demanda da ocasião, seja uma viagem ou passeio na cidade. Além disso, você é livre para tomar decisões compatíveis com os valores disponíveis, selecionando o tempo em que ficará com o veículo, quais serão os serviços adicionais contratados e outras possibilidades de personalização do serviço.

Como escolher o melhor modelo de carro para alugar

Agora que você já sabe as vantagens de alugar um carro e as características de cada categoria de veículo, já pode escolher o que melhor atende às suas necessidades. Para que você não tenha dúvidas, confira nossas dicas sobre o que considerar na hora da escolha e tire as suas dúvidas.

Considere o custo-benefício

Antes de alugar um carro, defina seus objetivos com o veículo para escolher o que melhor se adapta às suas necessidades. Não adianta escolher um carro robusto e que consome muito combustível se o seu intuito é apenas circular pela cidade, não é mesmo? Dessa forma, calcule o custo-benefício e analise o consumo de combustível antes de fazer a escolha do modelo.

Pesquise sobre as categorias

Qual Categorias para alugar carros? Já que você não vai investir seus recursos na compra de um veículo, você pode investir um pouco mais no aluguel de um carro com potência maior ou, quem sabe, até mesmo em algum modelo de luxo. Caso seu objetivo seja uma viagem em família, você pode surpreender a todos alugando uma minivan espaçosa e confortável para cair na estrada.

Verifique as facilidades

Ao escolher um carro para alugar, lembre-se de verificar as facilidades oferecidas pelo modelo, como câmbio automático, vidros elétricos, bluetooth, direção hidráulica, entre outros. Além disso, observe também os serviços adicionais oferecidos pela locadora. Alguns exemplos são a opção do tanque pré-pago, que garante praticidade, e o aluguel da cadeirinha de bebê, que certifica que as crianças estarão seguras no veículo.

Escolha a melhor locadora

Após definir o modelo ideal de carros para alugar, é hora de escolher a melhor locadora, que além de entregar um veículo de qualidade, revisado e em pleno funcionamento, deve oferecer também vantagens e benefícios exclusivos. Exemplo disso, é a Lokamig que está há mais de 40 anos no mercado de aluguel de carros e oferece as tarifas mais flexíveis do mercado, estando sempre em busca do melhor atendimento e da maior qualidade na prestação de serviços.

Como vimos, há carros para alugar para todos os gostos e necessidades. Portanto, a escolha do modelo ideal deve considerar fatores como deslocamento — trajetos longos, estradas pavimentadas ou de chão — quantidade de passageiros, de bagagem e necessidade de conforto. Além disso, é fundamental escolher uma boa locadora, como a Lokamig.

Que tal conhecer a nossa frota de veículos nova e moderna, com mais de 40 modelos para optar pelo que melhor atende às suas necessidades? Entre em contato conosco e conheça nossos diferenciais.

Posts relacionados

Deixe um comentário