fbpx

Descubra em quais cidades acontece a Rota do Queijo

4 minutos para ler

Você sabia que, em 2008, o queijo artesanal de Minas alcançou o posto de patrimônio cultural brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)? Pensando nisso, que tal aproveitar um final de semana para curtir um passeio e conhecer a Rota do Queijo?

Essa é uma ótima alternativa de passeio turístico para sair da rotina e descobrir como funciona a produção dos saborosos queijos mineiros, além de experimentar e degustar os tradicionais quitutes da região.

Continue a leitura e saiba mais sobre a Rota do Queijo, para que você possa se aventurar nessa experiência!

O que é a Rota do Queijo?

A Rota do Queijo Minas Artesanal do Triângulo Mineiro é um projeto idealizado no final de setembro de 2021 pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG). Seus principais objetivos são incentivar os produtores rurais, além de estimular o turismo com a degustação gastronômica e auxiliar na divulgação dos queijos produzidos na região.

Para isso, o projeto da Rota do Queijo Minas Artesanal do Triângulo Mineiro reúne cinco fazendas produtoras de queijo minas artesanal localizadas nos municípios de Araguari, Tupaciguara, Monte Carmelo e Uberlândia.

Neste passeio, os turistas têm a oportunidade de acompanhar de perto a produção de queijos, além de conhecer mais sobre as tradições da produção rural familiar e desfrutar da hospitalidade mineira com uma recepção inigualável em cada fazenda visitada.

Em quais cidades acontece a Rota do Queijo?

A microrregião do Triângulo Mineiro é a mais recente a ser certificada como Produtora de Queijo Minas Artesanal. Esse certificado de origem contempla cerca de 1.300 produtores de queijo distribuídos entre os municípios da região. Conheça, a seguir, as fazendas e cidades que fazem parte do projeto.

Araguari

A Fazenda Retiro Velho, próxima à cidade de Araguari, é comandada pelo casal Dário e Sandra, junto com seus filhos Amanda e Guilherme. Lá, além de outros quitutes como doces, biscoitos e broas de fubá com queijo, eles produzem o delicioso e premiado Queijo Oliveira, que é embalado na hora para você levar para casa ou para presentear alguém querido.

Tupaciguara

Em Tupaciguara, na Fazenda São José do Paranaíba, você encontra a Queijaria Realeza do Triângulo, cujo queijo minas artesanal conta com o diferencial de ser o único produzido com leite do tipo A2A2. Lá, você curte a experiência completa, com a oportunidade de sentar com a família para tomar um café e comer pão de queijo assado no fogão a lenha, fazer um passeio a cavalo, admirar as antiguidades e tomar garapa moída na hora.

Monte Carmelo

Na Fazenda Máximos, em Monte Carmelo, você encontra o Queijo Minas Artesanal Luana, nomeado em homenagem à filha do casal de produtores Jales Clemente e Maria Elena. Além dos queijos em tamanho normal, a queijaria vende queijos de tamanho grande e oferece um delicioso macarrão ao molho de queijo, entre outras delícias.

Uberlândia

Em Uberlândia, você pode visitar duas fazendas diferentes. Na Fazenda Aprazível, você encontra a Queijaria Ouro das Gerais, cuja produção iniciada no ano de 2018 recebeu o Selo Arte e a medalha de prata no Concurso Mundial do Queijo em 2019. Lá, os visitantes podem desfrutar de uma bela tábua de queijos acompanhada de vinho, além de um almoço com pratos internacionais preparados com os queijos produzidos na fazenda.

Já na Fazenda Boa Vista, você pode ir até mesmo de bicicleta, mas precisa agendar sua visita. Lá, você encontra a Queijaria Gomes, que é parada obrigatória para quem quer descansar, se hidratar com um delicioso suco de frutas e degustar um café com bolo, queijos e doces artesanais.

Como você viu, a Rota do Queijo no Triângulo Mineiro é um ótimo passeio para conhecer novos lugares, além de degustar bons queijos e descansar no fim de semana. Para ter menos preocupações ainda, a melhor pedida é alugar um veículo para curtir com tranquilidade.

Gostou de conhecer a Rota do Queijo? Que tal planejar uma viagem com seus amigos? Compartilhe este artigo com eles nas suas redes sociais!

Posts relacionados

Deixe um comentário