fbpx

7 dicas imperdíveis para evitar estresse no trânsito

6 minutos para ler

O estresse no trânsito não é um problema novo nas grandes cidades. Tráfego congestionado, motoristas guiando mal, veículos de diferentes portes se confrontando uns com os outros em espaços apertados e vias mais estreitas fazem parte do cotidiano comum de milhões de brasileiros.

Esses fatores, aliados à má distribuição de vias dentro do perímetro urbano, são problemas graves que afetam as emoções de qualquer pessoa que tenha que enfrentá-los.

Quer evitar o estresse no trânsito? Então confira as nossas 7 dicas!

1. Planeje bem a sua rota

Uma dica para evitar estresse no trânsito é planejar o trajeto previamente, principalmente se você mora em uma cidade grande com um trânsito que tende a apresentar problemas. O planejamento é indispensável principalmente quando se trata de trabalho.

Evite as rotas mais movimentadas sempre que possível, mesmo que elas representem distâncias maiores. Lembre-se de que trechos muito movimentados acabam gerando congestionamento, o que vai implicar mais demora que tomar uma rota menos movimentada, ainda que ela tenha uma distância maior.

Planeje rotas alternativas para o caso de imprevistos, como um engarrafamento fora de tempo, acidentes ou obras nas vias, que atrasam ou mesmo impedem a continuação do tráfego de veículos. Na dúvida de qual rota tomar? Consulte um aplicativo que monitora o tráfego, como o Waze

2. Saia mais cedo de casa

Essa é uma dica importante, principalmente para quem vai dirigir em direção ao trabalho, mas vale para qualquer finalidade, como ir à faculdade, a um encontro, assistir a uma sessão de cinema, fazer uma viagem.

Calcule o tempo médio gasto entre sua casa e o destino e adicione alguns minutos ou horas de antecedência. Afinal, nas metrópoles é comum ficar horas em um trânsito congestionado.

Em concursos e vestibulares, sempre se solicita a presença do candidato no local das provas com uma antecedência mínima de 1 hora. Ou seja, é preciso calcular o tempo médio de sua casa até o ponto em questão e talvez sair de casa 2 ou 3 horas antes das provas caso o tráfego seja muito problemático.

Assim, se as provas se iniciarem às 13 h, o aconselhável é que às 12 h você já esteja no local das provas. Se, em média, você gasta 1 hora e meia de casa até esse lugar, o ideal é sair de casa às 10h30, ou seja, duas horas e meia antes das provas.

Entre os aplicativos que podem ajudar no cálculo do tempo médio de percurso estão os seguintes: Waze, Google Maps, CoLabora e Moovit.

3. Ouça uma boa música

Outra solução para evitar ou minimizar os impactos do estresse no trânsito é ouvir uma boa música. As músicas exercem um poderoso efeito sobre as emoções humanas, podendo deixar a pessoa mais calma ou mais agitada.

Escolha uma música que seja relaxante e que você goste de ouvir e isso poderá te deixar mais tranquilo ou até de bom humor, alegre. Existem músicas disponíveis na internet especificamente para relaxar, envolvendo sons da natureza e produzidas por instrumentos como flauta e piano. Cantos da igreja, músicas indígenas e indianas e algumas óperas podem ser muito relaxantes.

Não importa qual seja a música, o importante é que você goste dela e ela provoque boas sensações, evitando irritabilidade e desgaste emocional, desde que não atrapalhe sua concentração no trânsito!

4. Feche as janelas do carro e ligue o ar-condicionado

Outra dica é fechar as janelas do carro, diminuindo os níveis de ruídos externos, e ligar o ar-condicionado. Enfrentar um trânsito problemático em épocas quentes é mais desgastante ainda.

O calor excessivo tende a produzir alterações de humor, irritabilidade, estresse. Você se desgasta com mais facilidade e até as condições fisiológicas podem se alterar drasticamente.

É comum, em dias quentes, que as pessoas se sintam mal dentro dos carros, enjoadas, tontas, com dor de cabeça; se elas já apresentarem problemas de saúde (como problemas no coração ou hipertensão), o calor em um trânsito congestionado pode ser um perigoso agravante. Além de ser um recurso, ajuda a prevenir ações violentas contra o motorista, principalmente em grandes centros urbanos.

Fechar as janelas é uma forma de preservar mais a privacidade dos usuários do veículo e o ar-condicionado vai ajudar a relaxar e a sentir-se mais confortável no trânsito. Agindo assim, você cria um ambiente interno especial, desligando-se do ambiente externo tumultuado e estressante. Além disso, é um aliado à saúde respiratória, pois você minimiza a inalação de poluentes.

5. Faça alongamentos

Enfrentar o trânsito pode ser uma verdadeira maratona, por isso convém se preparar fisicamente para ela. Pequenos alongamentos antes de pegar o carro podem ajudar a aliviar a tensão muscular, que é uma das causas de esgotamento físico e emocional.

Quando já estiver dirigindo, caso entre em uma rua mais congestionada, você também pode aproveitar o tempo de espera para fazer alongamentos nos braços, no pescoço e nos ombros, reduzindo os riscos de distensão nos músculos e, simultaneamente, relaxando, diminuindo os riscos de cansaço, dores pelo corpo (principalmente nas costas e na cabeça) e irritabilidade.

6. Programe suas saídas de casa conforme o período

Uma forma de evitar estresse no trânsito é conhecer bem os trajetos pelos quais vai circular. Isso ajuda a montar o itinerário e a calcular o deslocamento (conforme já mencionado na dica 1 deste texto). Mas ajudará em algo especial: considerar, com melhor critério, os horários de maior fluxo e contrafluxo dos caminhos da cidade.

Assim, você poderá programar suas saídas de casa de acordo com a época do ano. Transite mais em períodos de férias escolares, se possível, pois o tráfego flui melhor. E evite os centros comerciais, como shoppings, nos períodos de final de ano. É mais um bom motivo para antecipar suas compras.

Se você evitar os horários de pico, conseguirá ficar muito menos tempo preso no trânsito. Se possível, chegue mais cedo e saia mais cedo do trabalho. Ou vá à academia no horário de pico, por exemplo, e só depois retorne para casa.

7. Utilize serviços em domicílio

Os serviços em domicílio podem lhe trazer mais do que praticidade: poderão ser, a depender do caso e do período, benéficos para sua saúde e bem-estar. Se você quiser consumir algum tipo específico de comida, por exemplo, e o estabelecimento oferecer um serviço de entregas, por que não o utilizar?

Aproveite para ficar bem relaxado em sua residência e use serviços que não o obriguem a sair de casa, como tele-entregas, delivery, entre outros.

 

Posts relacionados

Deixe um comentário