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Dicas de como administrar uma empresa de forma eficiente

7 minutos para ler

Diante de um mercado extremamente competitivo, entender como administrar uma empresa para que ela se destaque e conquiste a preferência do seu público-alvo é uma tarefa bastante desafiadora. Por essa razão, o empreendedor deve utilizar as melhores estratégias e contar com uma equipe gabaritada para crescer com o negócio.

A boa notícia é que os modelos de atuação e as tecnologias evoluem constantemente. A cada dia, surgem novas técnicas e ferramentas aptas a potencializar todo o conhecimento e experiência do gestor.

Um belo exemplo disso é o crescente movimento de terceirização de atividades estratégicas — delegar certas funções para especialistas no assunto e se dedicar ao core business.

Para melhor esclarecimento do tema, abordaremos neste post 6 medidas indispensáveis ao gerenciamento da sua empresa com o máximo de eficiência e segurança. Aproveite a leitura!

1. Monte uma equipe competente

Um dos segredos para administrar uma empresa de forma bem-sucedida é recrutar e manter talentos que se alinhem à cultura da organização. Por mais competente que seja o gestor, sozinho, ele não consegue executar todas as atividades com eficiência — é preciso contar com uma equipe igualmente qualificada para atingir a excelência nos procedimentos de cada setor.

Ao escolher bem os seus colaboradores, o empresário tem a tranquilidade para focar as áreas que demandam mais da sua atenção, sendo algumas delas:

  • a tomada de decisões mais importantes;
  • o aproveitamento das melhores oportunidades;
  • a busca pelas parcerias mais benéficas;
  • a pesquisa pelos futuros rumos do mercado, entre outras.

Nesse contexto, é importante ter em mente que nem sempre o melhor currículo significa que o profissional conseguirá se adaptar às diretrizes, objetivos e perspectivas do empreendimento.

Defina as necessidades de cada cargo e invista em profissionais que reúnam a competência técnica e compartilhem dos mesmos ideais de crescimento que a empresa ou, pelo menos, estejam abertos à imersão em uma nova realidade. Em outras palavras, que sejam resilientes.

2. Mantenha o controle das finanças

Abrir um negócio e mantê-lo em alta performance é uma tarefa que requer bastante planejamento e controle rigoroso de tudo que acontece na rotina empresarial, sobretudo, a organização das finanças. É com base no panorama financeiro que o gestor vai pautar suas decisões.

Para ter um gerenciamento de capital equilibrado e saudável, é preciso estar de olho nas movimentações: registrar todas as receitas e despesas, estabelecer um plano orçamentário e eliminar gargalos.

Se o administrador não tem domínio do fluxo de caixa da empresa, pode fazer investimentos equivocados, adotar estratégias de produção erradas e, assim, comprometer a sua sobrevivência no mercado.

Hoje, essa tarefa é simplificada com o auxílio dos softwares de gestão financeira. Eles são capazes de agilizar o registro e acesso às informações, emitir relatórios e notas fiscais, gerenciar contratos, e muitas outras funcionalidades que agilizam a vida do gestor.

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3. Terceirize serviços

Outra tendência que vem sendo adotada no cenário empresarial, e que já se mostrou bastante positiva na conquista de uma gestão eficiente, é a terceirização de serviços. A ideia é apostar na especialização — buscar o apoio de quem tem expertise em uma área específica para gerar otimização de processos e recursos.

Nesse sentido, um exemplo de estratégia bem-sucedida para empresas de todos os portes é a terceirização de frotas. Ao contratar esse tipo de serviço, a empresa fica livre de uma série de burocracias e gastos, para focar sua atividade final. Isso possibilita as seguintes vantagens:

  • elimina a necessidade de compra e manutenção dos veículos;
  • melhora a agilidade e qualidade na prestação dos serviços;
  • proporciona maior controle e planejamento do transporte.

Enfim, quem trabalha exclusivamente com esse serviço está por dentro das ferramentas e procedimentos mais modernos do mercado, sendo capaz de oferecer soluções customizadas para garantir os melhores resultados para seus clientes.


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4. Monitore o desempenho das atividades

O sucesso na administração de uma empresa está bastante relacionado à adoção das táticas certas, do investimento nas tecnologias mais modernas e da contratação dos melhores profissionais. No entanto, de nada adianta ter esses elementos a seu favor se não há o monitoramento de desempenho das atividades.

Mensurar os resultados de todas as áreas é a forma mais correta de detectar o que funciona bem, os pontos que ainda carecem de aprimoramento e as metas que foram alcançadas ou não — é o meio pelo qual compreendemos os novos rumos necessários para deixar a empresa mais forte.

5. Mantenha a disciplina e delegue tarefas

Dificilmente um negócio consegue crescer e se manter no topo sem disciplina, e isso deve ser respeitado desde os funcionários até a diretoria. Do contrário, aos poucos, as coisas fogem do controle e podem levar o empreendimento ao fracasso.

A ação de delegar tarefas demanda tempo e esforços. Nem todos os funcionários estão preparados ou transmitem confiança para assumir determinadas responsabilidades. Entretanto, ao concentrar muitas funções nas mãos do gestor, provavelmente, algumas delas ficarão prejudicadas.

Uma empresa em busca de competitividade e melhor posicionamento no mercado deve contar com profissionais capazes de estar à frente de operações importantes. Isso evita a sobrecarga de tarefas para o administrador, bem como que o andamento da rotina de trabalho seja comprometido quando ele estiver ausente.

Desse modo, em vez de se preocupar com o armazenamento do estoque, o dono do negócio pode voltar os seus esforços para negociar condições mais vantajosas com os fornecedores.

6. Lidere pelo exemplo

Outro aspecto decisivo para a boa gestão de qualquer companhia é o posicionamento das lideranças. O verdadeiro líder não é aquele que simplesmente dá ordens, e sim o que inspira os colaboradores e está disposto a caminhar ao lado da equipe.

Administrar uma pequena empresa pode ser bem diferente de gerir negócios de grandes proporções. Contudo, a responsabilidade do líder em dar exemplo aos funcionários não muda. Se quem dita as regras é o primeiro a descumpri-las, a credibilidade para exigir algo dos seus comandados fica abalada.

Saber como administrar uma empresa é, sem dúvidas, uma das missões mais desafiadoras para os empresários de modo geral. Mas algumas atitudes essenciais e vantagens competitivas disponíveis no mercado são capazes de simplificar esse processo e colocá-los nos trilhos do sucesso.

Ademais, lembre-se de que os parceiros com quem você se relaciona também agregam valor à sua estrutura. Ao terceirizar serviços, por exemplo, é importante trabalhar com empresas especializadas no segmento e de relevância no mercado.

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