fbpx

Como recuperar bateria de carro, afinal? Aprenda neste passo a passo

4 minutos para ler

Bateria de carro é um item essencial, serve para dar partida no carro, fornecer energia para a iluminação externa e interna dentre outras funções. Quando chega a hora de trocá-la é preciso prestar atenção em alguns sinais, como: carga baixa ou carga zero, o carro demora para ligar ou apresenta falhas em algum componente elétrico. 

Acontece que muitas pessoas não estão dispostas a arcar com os custos de um modelo mais novo e optam por recuperá-la. Isso significa realizar alguns procedimentos específicos com o objetivo de estender um pouco mais a durabilidade da bateria. No entanto, os efeitos da recuperação são paliativos, e podem oferecer alguns riscos à segurança de quem for realizá-la.

Mas se você realmente precisa recuperar a bateria, separamos 3 dicas para te ajudar nesse processo. Quer saber mais? Continue com a gente!

1 – Faça a limpeza dos terminais da bateria

Se o seu carro estiver falhando ou simplesmente não liga, pode ser sinal de bateria fraca. Para recuperar uma bateria de carro, você pode optar, primeiro, por limpar os seus terminais. Para isso, abra o capô do veículo e use uma escova de aço para fazer a limpeza. É importante tomar cuidado nessa parte, pois o escovamento precisa ser feito de maneira bastante suave, para não danificar a bateria.

A limpeza é fundamental para o bom funcionamento de uma bateria. Isso porque ela vai ajudar no recarregamento dessa bateria, o que vai permitir que ela dure um pouco mais, proporcionando mais tempo para a troca.

2 – Ligue duas baterias, uma à outra

Outra técnica muito utilizada para recarregar uma bateria é a ligação de duas baterias. Isso acontece quando a bateria descarregada é ligada a uma bateria carregada em funcionamento em outro carro. Os dois carros devem estar próximos para que isso seja feito. Em seguida, é preciso ligar os cabos de ligação às duas baterias, com cautela.

Conecte o cabo vermelho ao terminal positivo da bateria que está funcionando e o outro cabo vermelho no terminal positivo da bateria que está descarregada. Em seguida, conecte o cabo preto ao terminal negativo da bateria que está funcionando e o outro cabo preto no terminal negativo da bateria descarregada. Para que o procedimento dê certo, é preciso ter bastante cuidado e atenção para não misturar os cabos.

3 – Tente ligar o veículo com a bateria descarregada

Essa é uma técnica utilizada por algumas pessoas quando, no momento, não conseguem fazer a ligação com outra bateria. Consiste em tentar ligar o carro dando o famoso “tranco”. Isso acontece quando o motorista ou outra pessoa, empurra o carro e tenta ligar conforme vai pegando velocidade.

Desvantagens de recuperar a bateria de carro

Após aprender 3 técnicas para recuperar a bateria de carro, será que realmente vale a pena fazer isso? Se você não tiver outra opção, a recuperação pode te ajudar por um tempo, mas, o ideal mesmo é trocar. Para identificar se a bateria está com problemas, é importante estar atendo as luzes no painel, pois elas mostram quando algo não está em ordem no carro.

Agora, separamos algumas desvantagens da recuperação de baterias para você entender. Confira!

  • não soluciona o seu problema;
  • será preciso repetir o processo inúmeras vezes;
  • desgasta o carro; 
  • desvaloriza o seu automóvel;
  • sérios riscos de acidentes.

Como você pôde ver, existem várias formas para recuperar a bateria de carro. Contudo, nem sempre é a melhor opção. O ideal é analisar as possibilidades do momento, e apenas tentar recuperar a bateria caso não tenha como adquirir uma nova. Porém, lembre-se que esse processo pode desvalorizar seu veículo.

Gostou dessas dicas? Então, assine a nossa newsletter e receba muitas informações valiosas sobre cuidados com o carro!

Posts relacionados

Deixe um comentário