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Descubra agora como contratar motoristas para sua empresa

6 minutos para ler

Uma das principais dificuldades dos gestores, hoje em dia, é saber como contratar um motorista. É preciso levar em consideração os riscos que um profissional pouco qualificado ou irresponsável pode causar para o negócio.

É interessante ressaltar que a responsabilidade de dirigir e, principalmente, de cuidar do patrimônio da empresa não é para qualquer um. Os investimentos realizados e a imagem do negócio estarão em jogo sempre que o veículo estiver rodando.

Erros e falhas podem representar um prejuízo que vai muito além do aspecto financeiro. A empresa pode perder credibilidade no mercado e ver o trabalho de anos ir por água abaixo.

Entretanto, é preciso deixar claro que a contratação de motoristas não é uma tarefa simples. Os veículos estão cada vez mais tecnológicos e a falta de capacitação e qualificação profissional é recorrente em muitos candidatos.

Interessou-se pelo assunto? Então, leia este artigo e descubra agora como contratar motoristas para sua empresa. Não deixe para depois!

Analise a capacitação e a qualificação profissional

Por mais que a capacitação e a qualificação profissional sejam características difíceis de serem encontradas, é fundamental avaliá-las. A carteira de trabalho dos profissionais deve ser analisada, buscando identificar habilitação para a função e outros diferenciais.

Além disso, procure examinar o conhecimento dos candidatos sobre direção defensiva, legislação de trânsito, forma de condução econômica e mecânica básica. Esses aspectos serão fundamentais para a durabilidade do veículo, para o cumprimento dos prazos da empresa e para evitar multas e infrações.

Avaliar a pontuação na carteira e solicitar um atestado de antecedentes criminais também é fundamental para a contratação de um bom profissional.

Veja a experiência do motorista

Experiência não se resume apenas aos milhares de quilômetros percorridos. A evolução tecnológica incorporou novos recursos nos principais veículos. Assim, é cada vez mais comum encontrar automóveis com GPS, rastreadores e outros recursos modernos.

Dessa maneira, é essencial que o profissional saiba operá-los, simplificando seu trabalho. Se um profissional tiver uma alta quilometragem rodada no currículo e estiver familiarizado com as novas tecnologias, sua contratação tem grandes chances de ser bem-sucedida.

Escolha profissionais interessados pela empresa

Independentemente do ramo de atuação, é difícil encontrar profissionais que estejam realmente interessados pela atividade-fim do negócio e, principalmente, que queiram permanecer na empresa por muito tempo.

Essa característica é fundamental para que a companhia evite uma alta rotatividade de profissionais e, consequentemente, altos gastos com contratações, treinamentos e dispensas de funcionários.

Para tanto, explique com o máximo de detalhes possível as atribuições e responsabilidades do cargo, evidenciando o tempo que o profissional deverá ficar longe de casa e outros desafios exigidos pela função.

Mostre claramente qual é seu ramo de atuação e veja se o profissional se interessa pelo assunto. Vestir a camisa da empresa pode ser um diferencial importante em situações delicadas — e elas certamente acontecerão.

Além disso, avalie criteriosamente o período de experiência, verificando a vontade do profissional e sua compatibilidade com a cultura da empresa. É assim que se cria uma relação de trabalho duradoura.

Verifique a pontualidade

Outro ponto importante que deve ser avaliado em um processo de contratação de motorista é a pontualidade. O profissional deve ser capaz de se programar para evitar imprevistos e contratempos comuns no trânsito, principalmente em grandes cidades.

Congestionamentos e acidentes são situações um tanto quanto rotineiras, e o profissional deve ter condições para superar essas adversidades. Uma dica interessante é questioná-lo se ele tem costume de se informar sobre o trânsito na cidade e as condições climáticas, por exemplo.

Escolha o perfil correto

O perfil profissional do motorista dos dias atuais é bem diferente do que se via anos atrás. É preciso ter uma série de habilidades e comportamentos diferentes dos exigidos no passado.

Sendo assim, o processo de contratação de um motorista deve levar em consideração as aspirações profissionais, sua educação, seu perfil psicológico e suas características pessoais.

Ter ciência de quais são os principais desejos do trabalhador é imprescindível para saber como contratar um motorista. Dessa forma, é possível ter certeza de que o candidato se encaixa na vaga que está sendo oferecida, garantindo que as expectativas em relação ao salário e ao crescimento profissional estejam de acordo com a realidade.

Conhecer um pouco sobre a vida pessoal do candidato também pode ser importante. Pergunte se ele tem filhos pequenos, por exemplo, e veja como ele lidaria com a ideia de passar longos períodos longe das crianças. O objetivo realmente é essa vaga ou é apenas um trabalho para pagar as contas enquanto nada melhor aparece?

Outro questionamento importante se dá em relação ao consumo de álcool e drogas e o comportamento agressivo no trânsito. Essas situações devem ser avaliadas, uma vez que o candidato escolhido será responsável pela imagem de sua empresa nas ruas, podendo manchá-la e trazer inúmeros prejuízos. A realização de um exame toxicológico, por exemplo, pode ser de grande valia.

Procure profissionais responsáveis

Procurar profissionais responsáveis é a última dica que damos para que um gestor acerte na contratação de um motorista. Além de conduzir o veículo como se fosse seu, evitando acelerações bruscas, trocas de marcha em tempo errado, uso de velocidade excessiva e um consumo alto, é preciso contar com profissionais que saibam o que estão fazendo.

Acidentes podem acontecer, mas um profissional que se preze deve ter responsabilidade sobre seus atos. Caso existam outros envolvidos em um acidente, o custo será de sua empresa. Se houver feridos, eles devem ser tratados com o devido respeito e pelos profissionais corretos.

Chamar o SAMU ou o Corpo de Bombeiros, por exemplo, é uma atitude responsável e que mostra que o motorista, por mais que esteja errado, está preocupado com a situação das outras pessoas.

Lembre-se: a responsabilização por um acidente pode representar uma repercussão negativa, mas a omissão e a não prestação dos devidos cuidados pode ser ainda mais prejudicial para o seu negócio.

Saber como contratar um motorista não é nada fácil. A única maneira de encontrar um profissional adequado às necessidades de sua empresa e que tenha a capacitação e a responsabilidade exigidas se dá por meio de um processo seletivo eficiente. Pense nisso!

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