fbpx

Afinal, como proteger furto e roubo de veículos empresariais?

6 minutos para ler

O furto e roubo de veículos empresariais é uma das maiores preocupações para as empresas de transporte ou para aquelas que têm um departamento logístico e também para PMEs , pois, em nosso país, há um elevado índice de crimes desse tipo.

Conforme os dados do 11º Anuário Brasileiro da Segurança Pública, especificamente em sua página de número oito, um carro é roubado ou furtado a cada minuto no Brasil. Entre os anos de 2015 e 2016, mais de um milhão de veículos sofreram subtrações por criminosos.

É excepcionalmente importante que sejam aplicadas estratégias eficazes para garantir a segurança dos veículos na gestão da frota, caso contrário, o negócio sofrerá perdas impactantes que podem até mesmo o levar à falência.

Neste artigo detalhamos as melhores medidas para alcançar esse objetivo e, posteriormente, desdobramos os impactos práticos nas finanças da empresa. Confira!

O que pode ser feito para proteger a frota desses crimes?

É preciso entender que não basta a boa vontade para segurar o patrimônio da empresa: há medidas preventivas específicas que potencializam a segurança.

Algumas podem parecer óbvias, mas são deixadas de lado ou executadas de forma ineficaz, o que gera danos à empresa. Veja a seguir as melhores estratégias para impedir furtos e roubos de veículos.

Instruir os condutores sobre as medidas de segurança

O primeiro passo é instalar uma cultura de atenção à segurança nas atividades prestadas pelos condutores. Faça reuniões e campanhas para que eles realizem os seguintes atos durante seus percursos:

  • redobrar atenção ao parar: sempre escolha os locais mais movimentados e seguros para fazer as paradas;
  • não deixar pertences valiosos à mostra: isso poderá chamar a atenção de criminosos que olham para dentro do veículo pelos vidros;
  • priorizar estacionamentos: esses locais costumam ter sistemas de segurança e vigias para impedir roubos e furtos;
  • trancar os veículos: pode parecer óbvio, mas como sair e entrar nos veículos costuma ser um ato rotineiro, é perfeitamente possível que o condutor esqueça de realizá-lo, principalmente em locais seguros;
  • ter atenção em semáforos: manter uma distância considerável em relação ao veículo da frente, pois, caso o motorista perceba alguma atitude suspeita, poderá manobrar o carro evasivamente.

Invista também em treinamentos e capacitação dos motoristas para que eles exerçam a direção defensiva e aprendam a conservar os veículos, o que minimiza acidentes. Isso reduz a necessidade de paradas e, consequentemente, as chances de sofrer atos criminosos. Recomenda-se  também que a empresa elabore uma Política de Frotas com documentos e termos de condução dos veículos a serem assinados pelos motoristas.

Aumentar a atenção nas áreas de circulação

As áreas de circulação são as estradas onde os veículos da empresa transitam, logo é preciso ter atenção para evitar locais perigosos ao máximo. Entre as características de um local perigoso estão:

  • isolamento;
  • alto índice de ocorrência de furtos e roubos;
  • alto índice de acidentes;
  • não localizável pelo GPS.

Instalar sistemas de segurança

Graças ao nível de desenvolvimento alcançado pela tecnologia, existem sistemas robustos de segurança que fornecem inúmeras formas de proteger o veículo durante as viagens.

Um bom exemplo são os dispositivos de rastreamento implantados nos veículos, que enviam a localização e informações à empresa e à polícia em tempo real. Assim, é possível saber se o carro fez uma parada não programada pelo motorista e acionar a polícia imediatamente.

Essa tecnologia não apenas rastreia o automóvel, como também fornece um gerenciamento completo, trazendo informações relacionadas ao gasto de combustível, necessidade de manutenção, etc.

Isso permite antecipar uma eventual parada, evitando que o veículo quebre na estrada, o que contribui para redução de atos criminosos.

Outro recurso de segurança eficiente consiste no uso de software que elabora os trajetos mais seguros possíveis de forma automática. Caso seja necessário que o condutor desvie do percurso programado, o software disponibilizará rotas alternativas com menor probabilidade de roubos.

Terceirizar veículos

Ao terceirizar a frota de veículos de sua empresa, ela usufruirá de uma economia de custos. Além disso, também serão adquiridas certas vantagens que aumentam a proteção do veículo nas estradas e minimizam chances de furtos e roubos.

A empresa terceirizada permite a aplicação de insulfilme,isso faz com que indivíduos mal-intencionados não vejam os bens valiosos do lado de dentro do carro como, por exemplo, aparelhos eletrônicos.

Os automóveis fornecidos pela contratada também poderão ser equipados com todas as ferramentas necessárias para protegê-los, como: alarmes que chamam a atenção de todos ao redor e são capazes de cortar a ignição do motor violado, vidros elétricos, travas, etc.

Além dos recursos acima mencionados, uma boa empresa terceirizada de frota ainda disponibiliza outras vantagens que contribuem para a proteção dos veículos, como:

  • assistência 24 h: fornecimento de todo suporte a qualquer hora do dia e onde quer que o veículo esteja;
  • assessoria jurídica: auxílio para solucionar questões jurídicas em caso de sinistros e acidentes; 
  • proteção especial: tanto em razão de ações de furtos e roubos como de acidentes ou incêndios; 
  • manutenção preventiva: minimiza as chances de quebra dos veículos nas estradas;
  • automóveis novos  equipados com tecnologia de ponta: sistemas que incrementam a segurança do veículo, como o rastreamento explicado;
  • entre outras medidas protetivas.

Quais são os impactos do furto e roubo de veículos empresariais em termos financeiros?

Veículos são bens excessivamente caros em nosso país. Até mesmo um carro básico, para manter as atividades do negócio operando, custa muito às finanças da empresa.

Como no Brasil há um enorme índice de roubos e furtos, deixar de investir nessas medidas causa um impactante desequilíbrio nas contas. Além do furto de veículos, a empresa ainda pode arcar com outras perdas como:

  • roubo e furtos de cargas;
  • danos causados à integridade física e mental do condutor;
  • danos causados à imagem da empresa perante o mercado;
  • roubos e furtos de itens valiosos dentro do veículo;
  • paralisação momentânea da atividade e insatisfação dos clientes.

Os prejuízos financeiros causados por furto e roubo de veículos empresariais são bastante amplos. Mas as medidas apresentadas neste artigo são eficazes e aumentarão exponencialmente a proteção sobre os automóveis durante seus percursos.

Se você quer garantir mais segurança ao seu negócio e ainda usufruir de outros benefícios da terceirização da frota, fale conosco e conheça nossos serviços!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Posts relacionados

Deixe um comentário