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6 tendências em logística que vão alavancar o seu negócio

6 minutos para ler

Otimizar os recursos da empresa faz parte do dia a dia de todo gestor, especialmente daqueles que trabalham na área de logística. A implementação de novas tecnologias nesse campo oferece possibilidades de crescimento, vantagens competitivas e maior efetividade na entrega de resultados aos clientes.

Adotar uma estratégia baseada nas novas tendências em logística pode fazer a diferença na sua empresa. Você estará alguns passos à frente dos seus concorrentes de mercado, e terá ferramentas para posicionar seu negócio de forma inovadora.

Quer conhecer as tendências em logística que podem alavancar sua empresa? Continue a leitura e confira!

1. Automatização de processos

A automatização ajuda a trazer vantagens competitivas de enorme valor para empresas de qualquer porte. Seja você uma grande multinacional, ou um pequeno comércio local, automatizar os processos internos economiza dinheiro, realoca tempo e recursos humanos nas atividades principais do negócio e ajuda a evitar erros de entrega. Geralmente, empresas maiores já contam com essa tecnologia.

Essa tendência consiste em integrar os dados da empresa e transformá-los em sistemas que fazem operações automaticamente. Isso reduz custos, libera o pessoal de tarefas burocráticas (que podem ser feitas tranquilamente por uma máquina), e aumenta a precisão e a rapidez dos seus serviços. É um investimento que coloca sua empresa em melhor posição no mercado.

2. Operações compartilhadas

A noção de compartilhamento está cada vez mais presente no dia a dia das empresas. Uma empresa com recursos ociosos passa a “emprestar” parte deles a uma outra empresa, que pode pagar uma comissão ou devolver o benefício com outros tipos de vantagens para a primeira.

Uma outra maneira de adotar essa tendência é pensar em espaços de coworking. Nesse modelo, diferentes empresas dividem o mesmo ambiente de trabalho, podendo resultar em parcerias vantajosas para ambos os negócios.

Assim, essas empresas disponibilizam suas informações (de um lado, a capacidade excedente e, de outro, a demanda) e passam a atuar de forma conjunta. Nesses casos, os gestores de logística precisarão desenvolver ainda mais seus processos de seleção de parcerias, a fim de garantir a boa-fé dos acordos, com vantagens competitivas para seus negócios.

3. Internet das Coisas

Também conhecida pela sigla em inglês IoT (Internet of Things), a Internet das Coisas é uma tendência que pode ser aplicada em qualquer área do negócio. Ela permite a conexão de equipamentos, maquinário, veículos e qualquer “coisa” à internet. Isso faz com que o objeto em questão se torne “inteligente”.

Para exemplificar, pode-se pensar na tecnologia RFID (identificação por radiofrequência), que é composta de uma antena, um transceptor (dispositivo que lê o sinal e transfere para um dispositivo leitor) e uma etiqueta RF, que contém a informação a ser transmitida. Essas etiquetas podem estar presentes em produtos, embalagens e equipamentos diversos.

No caso da área logística, é possível tornar o armazenamento e o transporte mais eficientes, com soluções de controle que permitissem aos gestores ter uma visão ampla (e em tempo real) de estoques e frotas. Os dados podem ser analisados para tomada de decisões efetivas pelos donos de negócios.

4. Logística verde 

A preocupação com o meio ambiente está cada vez mais forte em diversos setores, inclusive na área logística. Isso porque a demanda dos consumidores por empresas que se preocupem com a preservação dos ecossistemas também aumentou. Investir em ações de preservação e sustentabilidade não é mais um diferencial, mas uma exigência de mercado.

Para isso, é possível adotar algumas medidas. Ao adquirir um contrato de frota, por exemplo, é importante que os veículos ofereçam tecnologia de ponta para ajudar na economia de combustíveis e menor emissão de poluentes. Nesse caso, pode ser mais econômico e vantajoso investir na terceirização da frota (veja mais sobre isso no item 7).

Além disso, garantir que a manutenção dos automóveis esteja em dia é muito importante para assegurar eficiência máxima com o mínimo de danos ao meio ambiente.

5. Mais transparência entre consumidores e empresa

O mundo hiperconectado e globalizado não permite mais que as empresas se escondam dos consumidores. Isso vale também para a área de logística. É claro que informações estratégicas do negócio não serão compartilhadas publicamente. Na realidade, o gestor de logística deve avaliar quais dados ele pode passar ao seu consumidor para que ele melhore a experiência com a empresa.

Para pensar essa questão em termos práticos, um bom exemplo é a entrega a domicílio. Se você vai oferecer um serviço ou produto a ser entregue na casa do cliente, é importante alimentá-lo com informações sobre o tempo de entrega, o deslocamento do entregador, e até mesmo imprevistos que possam acontecer no caminho.

Ao perceber que você está disposto a ser transparente, o consumidor sente maior confiança. Basta um serviço eficaz para um cliente tornar-se advogado da marca, assim como uma experiência insatisfatória para que o mesmo denigra a imagem da empresa nos canais disponíveis na web.

6. Terceirização de frotas

Terceirizar a frota é bem mais vantajoso e permite que você realoque recursos financeiros para utilizá-los na atividade final da sua empresa. Isso traz economia, melhoria da qualidade dos serviços, maior agilidade e adequação de frota, resultando em maior controle e planejamento do transporte.

Além disso, atividades diretamente ligadas à gestão, desde a compra dos veículos e licenciamento, até a administração profissional de sinistros e multas, ficam a cargo da terceirizada, o que é uma enorme vantagem administrativa. Com a terceirização de frotas, você também evita a imobilização de capital em veículos — especialmente se eles ficam parados na garagem — e melhora seu fluxo de caixa.

Ao procurar uma empresa parceira, é fundamental fazer uma pesquisa e levantar referências para encontrar a fornecedora mais qualificada. Priorize terceirizadas que ofereçam disponibilidade imediata de veículo, atendimento próximo com consultores dedicados, além de automóveis novos e equipados com tecnologia e as medidas de segurança necessárias. 

Investir nessas tendências em logística é um passo importante para toda empresa, principalmente para aquelas que querem sobreviver ao mercado — cada dia mais dinâmico — e se manterem competitivas. 

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