fbpx

Torque e potência do motor do carro: qual a diferença?

6 minutos para ler

Quando vamos comprar um veículo, algumas questões que vão além da estética do automóvel devem ser tratadas com prioridade. Alguns aspectos técnicos são de extrema importância na hora de escolher o carro correto para a sua necessidade. Algo indispensável a ser visto é o torque e a potência, que são dois itens utilizados para indicar as capacidades do motor de um veículo.

É muito importante ter conhecimento sobre o assunto, para que seja possível entender bem o que esses termos significam e qual é a sua funcionalidade em um veículo. Entender a sua ligação e como eles conseguem funcionar em conjunto é um dos fatores mais importantes na hora de adquirir um carro, seja para uso pessoal, seja para empresarial.

O torque e a potência são conceitos complementares e que ocasionam algumas dúvidas ao público, principalmente sobre aqueles que não entendem tanto sobre o assunto. Portanto, se você deseja saber mais sobre as diferenças entre torque e potência do motor de um veículo, continue a leitura!

O que é o torque?

O torque, de forma conceitual, se atribui à capacidade de torção de um motor, ou seja, da força que ele faz para causar um movimento rotativo. O torque pode ser explicado como o trabalho realizado pelo motor. Quanto maior a força necessária para concluir esse movimento de rotação, o torque será maior, quanto menor a força necessária para o movimento de rotação, o torque será menor.

O torque é a força, o impulso, o que permite que, ao acelerar, o carro consiga recuperar a sua velocidade de forma rápida. O torque de um carro pode ser medido em quilograma-força-metro (kgfm), ou em Newton-metro (Nm) e o seu valor máximo tem o costume de aparecer somente em momentos específicos, entre 2.800 e 4.000 rpm.

Na hora de fabricar um veículo, as montadoras buscam encontrar qual é a melhor curva de torque e potência do motor, estudando um balanceamento entre a qualidade e o tempo de duração de um automóvel. Alguns propulsores mais novos no mercado conseguem conferir o torque máximo de forma constante e direta, com uma faixa de giros mais extensa.

O que é a potência do motor?

A potência do motor está relacionada à capacidade que uma máquina tem para concluir uma função em um tempo específico. Mesmo que sejam coisas diferentes, a potência e o torque têm uma ligação sobre as suas funcionalidades. Nos automóveis, a potência é a multiplicação do torque pelo giro do motor em um determinado período.

No Brasil, a potência dos veículos é mensurada pela medida intitulada de cavalos-vapor (cv). A potência de um carro não é algo imensurável para o motorista, é possível que o condutor sinta o nível da potência enquanto dirige. Isso pode ocorrer quando o motorista “estende” as marchas, o que faz com que o motor trabalhe em giros mais altos. Se o carro conseguir deslanchar com facilidade nesse cenário, pode-se dizer que o carro conta com uma boa potência.

Em ocasiões em que o motorista do veículo precisa ganhar velocidade rapidamente, a potência é um fator que faz toda a diferença. Nos carros de modelo esportivo, é uma das prioridades na hora de fabricação. Porém, o aproveitamento ideal de um veículo é alcançado pelo equilíbrio das duas funcionalidades, o torque e a potência.

Qual a diferença entre torque e potência?

A diferença entre o torque e a potência se inicia no momento de cálculo entre as duas medidas. Para termos conhecimento do torque de um motor de automóvel, podemos utilizar um dinamômetro. Um equipamento em que, enquanto o veículo é colocado em aceleração máxima, os seus rolamentos conseguem variar as rotações por minuto.

Na física, a fórmula utilizada para cálculo do torque envolve algumas medidas de força e distância. A força multiplica-se pela distância através do ponto de aplicação até o centro do eixo de rotação, assim, quanto maior a distância calculada, menor a força necessária para alcançar um torque específico.

Enquanto o torque está ligado à força produzida pelo motor para colocar o carro em movimento, a potência se relaciona com a velocidade e o tempo. Em carros e motos, que se tratam de motores de combustão, o torque é formado pela queima de combustível, onde faz girar o virabrequim e, assim, o veículo se movimenta. Isso faz parte das características básicas que levam um veículo a ter um bom funcionamento.

O que considerar ao escolher o seu carro?

O que considerar no momento da escolha de um carro depende do modelo de carro que é o desejado. Se o objetivo é adquirir um carro mais esportivo, que são desenvolvidos e fabricados para atingirem grandes velocidades, a potência se torna prioritária.

Se o que você precisa, seja para uso pessoal, seja para uso profissional, é de um automóvel com tração 4×4, que esteja apto para o off-road, um torque excelente é essencial para lidar com possíveis obstáculos que são encontrados nas estradas Brasil a fora.

Outros tipos de veículos também conseguem aproveitar bastante do equilíbrio entre torque e potência do motor — como os motores de caminhões, que geram uma quantidade alta de torque, porém, não têm tanta potência para se movimentar com muita velocidade, e as motocicletas, que podem até ter uma potência máxima superior a um carro de passeio, porém, em forma comparativa, um torque menor.

Conforme você viu neste post, no momento de adquirir um novo veículo, alguns fatores de funcionalidade interna são de conhecimento imprescindível. O conhecimento sobre torque e potência do motor consegue guiá-lo da melhor forma para não ter erro na escolha do carro ideal para a sua necessidade.

Desta forma, saber o conceito dessas funcionalidades e como elas se interligam para um bom funcionamento do seu veículo é extremamente importante. Esse conhecimento consegue evitar futuras complicações na aquisição do seu novo veículo.

Portanto, se você deseja descobrir quais as melhores opções de veículos 4×4 que há no Brasil atualmente, com bom torque e potência do motor e, quem sabe, escolher por um dos carros citados, acesse este post que fala tudo sobre o assunto.

Posts relacionados

Deixe um comentário