A terceirização de serviços é um dos temas mais polêmicos atualmente. A terceirização ocorre quando uma empresa contrata outra para a realização de alguns serviços, em vez de contar com funcionários próprios.
É válido lembrar que até a aprovação da Lei da terceirização (Lei nº 13.429), em 31 de março de 2017, essa prática era permitida apenas para atividades-meio, ou seja, aquelas que não estão diretamente ligadas às atividade-fim do empreendimento.
Muitos empreendedores acreditam que a terceirização é vantajosa, oferecendo trabalhadores mais capacitados a custos menores, evitando que a empresa arque com custos e encargos trabalhistas e todo o investimento em infraestrutura.
Entretanto, é preciso deixar claro que é fundamental escolher empresas corretas nesse processo, evitando a precarização da mão de obra e privilegiando a qualidade de vida do trabalhador terceirizado. Pois, Infelizmente, existem muitas empresas que não fornecem as condições mínimas de trabalho, como segurança, higiene e salubridade, por exemplo.
Interessou-se pelo assunto? Então, continue a leitura deste artigo e saiba quais aspectos analisar, quando realizar e quais as vantagens da terceirização de serviços. Vamos lá?
Qual o custo da mão de obra interna?
Um dos primeiros aspectos a serem avaliados antes de decidir se a terceirização de serviços vale a pena ou não é o custo da mão de obra interna. À primeira vista, a terceirização aparenta ser mais vantajosa, do ponto de vista econômico.
Custos com a contratação, demissão, uniformes, treinamentos, direitos trabalhistas, férias, substituição e tantos outros não serão mais necessários.
Contudo, contar com uma empresa terceirizada capaz de fornecer uma equipe que esteja pronta para atuar em sua empresa não será nada fácil. Obviamente, será necessário despender uma certa quantia financeira, para que os colaboradores estejam devidamente preparados para atuarem em parceria com o seu negócio.
Sendo assim, é fundamental avaliar os prós e contras da terceirização de serviços, verificando se ela realmente será vantajosa. Coloque no papel todos os custos que relacionamos, tornando essa identificação mais fácil de ser verificada.
Como contratar empresas eficientes?
Uma das principais inseguranças dos empresários é saber se as empresas contratadas são eficientes e possuem as atribuições necessárias para a realização das atividades. É grande o número de empresários que acredita que a própria empresa não é capacitada o suficiente para exercer as atividades propostas.
Mas será que as empresas existentes no mercado estão prontas para o desafio? Para responder essa pergunta é necessário verificar o que é preciso para a realização dos serviços. Será que sua empresa possui toda a infraestrutura e os equipamentos necessários para tal? E a empresa a ser terceirizada, possui?
Tomando esse ponto de base será possível averiguar o que vale mais a pena: capacitar e investir em sua empresa ou contratar equipes terceirizadas?
Serviços de call center e limpeza são exemplos de atividades que são comumente terceirizadas, deixando que especialistas no assunto possam realizar as atividades e atingir os objetivos propostos. O know-how no assunto é muito importante para o sucesso do negócio.
Como contar com mão de obra especializada?
Uma das principais vantagens existentes na terceirização de serviços é contar com profissionais especializados em determinadas atividades. Infelizmente, poucas empresas conseguem contratar profissionais especialistas em todas as áreas.
Obviamente, todas precisam desse tipo de profissional, uma vez que os consumidores estão cada vez mais exigentes e menos tolerante aos erros. Essa é a única maneira de garantir o cumprimento dos marcos e metas estabelecidas.
Por fim, a competitividade deve ser vista com bons olhos. Muitas empresas estão buscando estratégias para a redução de custo, oferecendo serviços melhores a preços justos, para os mais diversos ramos de negócio.
A recorrência de um serviço específico deve ser avaliada?
Um serviço de call center ou de limpeza, como citamos, são atividades comumente terceirizadas, mas são atividades extremamente rotineiras.
Apesar de não fazerem parte do objetivo principal da empresa, essas atividades correspondem a um grande volume de trabalho e terá uma representatividade importante para a marca da sua companhia (o call center é um canal de comunicação com os clientes e a limpeza é fundamental para que os consumidores se sintam confortáveis em seu estabelecimento).
Portanto, será que é vantajoso contar com terceiros ou ter a própria equipe para realizar esses serviços?
Em contrapartida, a criação de um site para o seu negócio não é uma atividade rotineira e realizada com frequência. Logo, vale mais a pena contratar uma equipe especializada do que tentar realizar essa atividade com a equipe interna.
Evidentemente, quando houver a necessidade de manutenções e atualizações é só chamar a equipe especializada que o serviço será feito, em vez de contratar um time de especialistas.
Em outras palavras, a periodicidade da realização das atividades deve ser analisada antes de tomar a decisão sobre a terceirização de serviços. Essa é uma das maneiras de acertar no uso dessa alternativa.
Quais os riscos na terceirização de serviços?
Assim como qualquer outro tipo de investimento, a terceirização de serviços também apresenta alguns riscos. Alguns gestores acreditam que essa prática elimina os riscos relacionados com a contratação de colaboradores e suas respectivas despesas.
Todavia, existem outros perigos que os empreendedores podem correr no momento de escolher uma empresa para a realização de alguns serviços. A empresa terceira pode, por exemplo, negligenciar direitos trabalhistas, não pagar os salários de acordo com o que preconiza a lei e/ou destratar os colaboradores.
Você pode pensar: “esse tipo de problema é da outra empresa, e não da minha.” É aí que você se engana. O seu negócio também pode ser responsabilizado, por ser conivente e favorecer esse tipo de prática, mesmo que você não saiba.
Assim, a sua empresa terá de arcar com custos trabalhistas e processo judiciais e, certamente, será prejudicial para a imagem do seu negócio. Portanto, é fundamental que você fique atento aos processos e práticas utilizadas pelas empresas que está considerando para a terceirização de serviços.
Avalie seus processos, práticas e a sua reputação no mercado. Converse com os colaboradores e busque entender as suas situações e rotinas, evitando que esse tipo de problema se torne uma realidade em seu negócio. Pense nisso!
A terceirização de serviços pode ser uma prática extremamente vantajosa, como destacamos ao longo deste artigo. No entanto, é preciso garantir que os serviços certos sejam terceirizados e as empresas escolhidas passem por uma bateria de verificações, impedindo que essa alternativa transforme-se em um grande problema.