O Brasil é repleto de lugares incríveis para conhecer, e viajar é uma ótima maneira de ver bem de perto paisagens únicas no país. O estado de Minas Gerais, por exemplo, é um dos locais que conserva natureza exuberante, cachoeiras e montanhas, além de um clima muito gostoso. Belo Horizonte, a capital, oferece muitas atrações, mas é no interior de Minas Gerais que há ainda mais opções de viagens interessantes.
Se você é uma pessoa que gosta de se conectar com a natureza, passar alguns dias mais tranquilos e desbravar algumas cidadezinhas históricas mineiras, preparar as malas e partir rumo ao interior de Minas Gerais será, provavelmente, uma aventura inesquecível. Além de tudo isso, na maioria das vezes, as cidades contam com estradas de fácil acesso para pegar o carro e apenas seguir.
Quer conhecer algumas opções de cidades para visitar? Confira abaixo uma seleção que preparamos e boa viagem!
1. Carmo do Rio Claro
A cidade de Carmo do Rio Claro tem uma paisagem de tirar o fôlego e ainda fica em torno da Represa de Furnas. Com isso, você pode fazer vários passeios ao ar livre, praticar esportes e caminhadas e, se quiser, até mesmo acampar com a família ou amigos. Outra opção é a Serra da Tormenta, que tem uma paisagem deslumbrante e a cidadezinha logo abaixo.
E para quem gosta de visitar museus, na região tem o Museu de Arqueologia Indígena Antônio Adauto Leite, com fotos retratando a cultura dos índios brasileiros, além de peças e obras que contam toda a história desse povo. Aliás, esse é um ótimo passeio para quem viaja com crianças, pois é uma imersão na cultura brasileira. A cidade está a 374 km de BH.
2. Aiuruoca
Situada no sul de Minas, Aiuruoca fica na Serra da Mantiqueira e, entre outros atrativos imperdíveis, concentra cachoeiras lindas e que garantem vários passeios. Gastronomia, cultura, trilhas, mirantes, entre outros completam a experiência de visitar a cidade, que está a 413 km de distância da capital mineira.
Outras atrações são o Pico do Papagaio, com mais 2 mil metros de altitude e uma belíssima visão do pôr do sol, seja no inverno ou no verão. Quanto às cachoeiras, não perca a Cachoeira dos Macacos, uma das mais famosas da região. O acesso é feito por uma trilha bem fácil, sem dificuldades, e que vale muito a pena encarar.
3. Conceição do Mato Dentro
Eis aqui mais uma incrível opção para quem adora praticar ecoturismo. A cidade de Conceição do Mato Dentro, a 164 km de BH e localizada bem na Serra do Espinhaço, tem um parque imperdível: o Parque do Tabuleiro. Por lá, você vai visitar várias piscinas naturais, quedas d’água, entre outros.
Além disso, a cidade é bem antiga, com mais de 300 anos, fazendo parte do Circuito Estrada Real e do Circuito Parque Nacional da Serra do Cipó. Tudo isso junto forma um atrativo repleto de histórias ainda do tempo da colonização do Brasil, em meio a uma arquitetura barroca, de encantos únicos e que chama a atenção logo ao chegar à região.
4. Delfinópolis
Continuando pelo interior de Minas Gerais, chegamos à cidade de Delfinópolis, a 425 Km da capital e com mais de 150 cachoeiras. Todas elas, inclusive, são conhecidas por suas águas bem cristalinas e geladas, mesmo nos dias mais quentes de verão, mas que garantem um banho delicioso e bastante diversão.
A região é uma ótima opção para fazer caminhadas por trilhas, como a da Casinha Branca, Caminho do Céu, Chapadãozinho, entre outras. O bom é que os habitantes da cidade são muito receptivos e oferecem hospedagens simples, porém que dão a perfeita experiência de como é viver por ali.
5. São Lourenço
Outra joia do interior de Minas Gerais, a cidade de São Lourenço faz parte do Circuito das Águas, situada na parte do sul do estado e fica na Serra da Mantiqueira. Para chegar até lá, vindo de Belo Horizonte, a distância é de 386 km, o que dá uma média de 4 a 5 horas de estrada. Essa, por sinal, é munida de uma paisagem bonita e encantadora.
O que tem para fazer por lá? O Parque das Águas, o Trem das Águas, fazer um voo de balão e se aventurar na gastronomia local nos mais variados restaurantes que tem na cidade. Não se esqueça de fazer a Rota do Café para ter uma experiência que remonta anos e anos atrás.
6. Poços de Caldas
Podemos dizer, sem dúvidas, que Poços de Caldas é uma das cidades do interior de Minas Gerais mais conhecidas. O município, que fica a 466 km de distância de BH, é muito famoso por conta das suas piscinas de águas naturais e quentinhas, com propriedades termais, sulfurosas, radioativas e alcalinas: um convite a banhos de imersão.
A cidade também abriga várias lojas que vendem cristais de Murano, o que acaba se tornando um ótimo presente para amigos e até para decorar a casa. Outra opção de atrativo é a Serra de São Domingo, ideal para fazer voos livres e que, aliás, é uma das mais procuradas por parte dos turistas. Não perca!
Com essas 6 opções de destinos para visitar em Minas Gerais, você poderá aproveitar ao máximo o que o estado oferece e ter experiências maravilhosas em todos os sentidos: na culinária, em visitas históricas, em contato com a natureza e muito mais. Outra vantagem de apostar nessa viagem é poder fugir um pouquinho da rotina corrida da capital.
Vale reforçar também que, para visitar essas cidades do interior de Minas Gerais, você pode fazer tudo de forma confortável com um carro 4×4, o que é uma ideia bem mais prática para ir e vir entre cachoeiras, trilhas e acessos a lugares um pouco mais restritos. Então, aproveite e alugue um veículo bem confortável para toda a família e não deixe para depois essa viagem que tem tudo para ser inesquecível.
Preencha o formulário abaixo e economize na sua próxima locação:
Gostou do nosso material? Compartilhe o artigo nas redes sociais e ajude outras pessoas a conhecerem as maravilhas de Minas Gerais!