O IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos) é a tarifa que deve ser paga todo ano ao governo estadual pelos proprietários de automóveis. A alíquota é definida pelos estados e a base de cálculo é o valor do veículo. Este é mais um custo que você deve considerar na hora de adquirir um carro, já que o IPVA atrasado pode trazer uma série de problemas para você.
Para poder ter um automóvel circulando hoje no Brasil você precisa pagar esse imposto. Os valores arrecadados com ele devem ser distribuídos entre o estado e o município no qual o veículo está registrado, para que os recursos sejam utilizados de forma a beneficiar a população.
Se por alguma razão você estiver com as finanças comprometidas e não conseguir efetuar o pagamento no prazo, sabe quais são as consequências? Nós explicaremos neste texto! Confira!
Seu nome é incluído na dívida ativa
Geralmente, quando você deve uma conta, seu nome é incluído no SPC ou no SERASA, que são órgãos de proteção ao crédito. Entretanto, quando você está com o IPVA atrasado, em vez de ser incluso nestas listas, você acaba sendo colocado na dívida ativa.
No caso da dívida ativa, suas pendências não são com empresas privadas, mas com o governo. Uma vez que você está nessa lista, pegar um empréstimo ou conseguir um financiamento se torna muito mais difícil. Além disso, em casos mais graves, seus bens podem até ser apreendidos.
Você será multado caso seja parado em blitz
Se você estiver devendo o IPVA e for parado em uma blitz, mesmo que não esteja cometendo uma infração de trânsito, você será multado. Nesse caso, perderá pontos na carteira de motorista e terá prejuízos financeiros.
A infração de IPVA atrasado é gravíssima, o que resulta na perda de 7 pontos na carteira, mais de 1/3 do que é possível ter antes de ter a CNH suspensa. Entretanto, esta não é a consequência mais grave.
Carros com IPVA vencido não podem circular. Então, o seu carro será recolhido até o pátio do Detran, permanecendo lá enquanto você não regularizar a sua situação, ou seja, quitar a dívida. Caso continue devendo, seu veículo pode ir a leilão.
Sobre o valor devido incidirão juros e outras contas
Como em qualquer dívida, quando você está com o IPVA atrasado juros incidirão sobre o valor do imposto, que já não é barato e varia conforme o estado que você reside. Mas não é só isso que você terá de pagar nesse caso.
Como explicamos, no momento em que for detectada a dívida, o seu carro será recolhido ao pátio do Detran. Então, além do imposto com juros e da multa, você precisará bancar todo o custo das diárias que o seu automóvel passou no local.
Não haverá possibilidade de parcelar o valor do imposto
Infelizmente, se você estiver devendo o IPVA também não será possível fazer o parcelamento dos valores que acabamos de listar. Afinal, este é um benefício para os contribuintes que pagam o imposto antecipadamente.
Assim, se quiser recuperar o seu veículo e tirar o seu nome da dívida ativa, talvez você precise encontrar alternativas que possam ser ainda mais prejudiciais para as suas finanças, como fazer um empréstimo. Por isso, sempre se esforce para pagar o imposto em dia!
Entenda como funciona a locação mensal na Lokamig Rent a Car:
Nós sabemos que os custos com um automóvel são grandes e, por isso, ter um carro próprio muitas vezes não é tão fácil. Entretanto, hoje existem varias alternativas para quem quer evitar taxas como o IPVA, como é o caso dos serviços de locação de veículos com cobrança mensal que isenta o usuário do veículo de toda burocracia ou perdas na venda do veículo. Se interessou? Preencha o formulário abaixo, nós iremos enviar um orçamento especial para você!