Você tem o hábito de lavar o seu carro em casa? Sabe quais são os melhores produtos e os cuidados que deve tomar para não causar danos à estrutura do veículo? Ao higienizar o carro, além de deixar o ambiente mais agradável, você contribui para melhorar a estética do automóvel, para a maior vida útil dos componentes e para a prevenção da proliferação de micro-organismos, que causam problemas de saúde.
Para ajudar nessa higienização, neste post, trouxemos um mini guia com dicas rápidas e eficientes para a lavagem do seu carro. Com essas informações, você passará a utilizar os produtos corretos, que contribuíram para o seu bem-estar e para a preservação do veículo. Confira!
Limpe bem os vidros
Os vidros são responsáveis pela boa visibilidade do condutor e merecem uma atenção especial na limpeza. Por isso, é importante que você utilize um produto limpa-vidro e um pano umedecido em água.
Para evitar riscos e arranhões, ao limpar, opte por movimentos contínuos e retos, verticais ou horizontais e evite os circulares. Não esqueça da limpeza dos retrovisores, pois eles são essenciais para a segurança no tráfego.
Capriche nos pneus e rodas
A primeira dica é: não use os mesmos materiais aplicados na limpeza dos pneus para limpar a lataria, pois eles podem levar detritos e produtos químicos prejudiciais. Se você não tem uma bucha específica para a limpeza dos pneus e das rodas, a melhor alternativa é deixar esses componentes por último, reutilizando os panos no carro inteiro.
Para as aberturas das rodas, é interessante utilizar, além do pano, uma escova fina — uma escova de plástico pode ajudar bastante para a limpeza da parte lateral dos pneus. Outro produto interessante é o condicionador de vinil/borracha/plástico para as peças escuras, que poderá auxiliar na estética e manutenção desses itens — esse condicionador pode ser adquirido em lojas de autopeças.
Aspire a parte interna
Para começar, limpe o carpete e o chão do carro com um produto específico e use uma escova macia, para não agredir o tecido. Depois, é hora de retirar as micropartículas, utilizando um aspirador de pó — aspire o carro inteiro e garanta que toda a sujeira acumulada foi retirada.
Limpe os bancos
Um dos maiores cuidados que se deve ter na limpeza dos bancos é com o excesso de umidade, pois o acúmulo de líquidos no estofado pode causar problemas com fungos, por exemplo. Opte sempre por fazer a limpeza em locais arejados e abertos — de preferência em dias ensolarados.
Nos bancos de couro ou tecido, utilize uma escova macia e um produto de limpeza apropriado. Para evitar contratempos, é sempre bom fazer o teste do produto, passando em uma pequena parte do tecido para saber como ele vai ficar antes de aplicá-lo na superfície inteira.
Atente-se à limpeza da lataria
A primeira dica para a limpeza da lataria é a mesma dos vidros: nunca utilize movimentos circulares, para não riscar ou arranhar a superfície — sempre em linha reta. É importante usar sabão neutro e um pano de microfibra, que agride menos a superfície metálica.
Após a limpeza da lataria, quando o carro estiver seco, é hora de passar a cera. Mais do que um elemento estético, que conservará a limpeza por mais tempo, ela contribui para proteger a pintura do carro contra raios solares.
Como vimos, higienizar o carro requer cuidados pontuais, para proteger a integridade dos materiais e evitar acúmulo de substâncias, que podem, além de trazer mau cheiro e um aspecto desagradável, provocar doenças respiratórias.
Gostou das nossas dicas? Então siga-nos nas redes sociais e receba mais conteúdos informativos como este. Estamos no Facebook e no Instagram.