fbpx

Passaporte Estrada Real: entenda como funciona e saiba qual carro é ideal para percorrer os caminhos

6 minutos para ler

O Passaporte Estrada Real é um documento que permite o seu registro de passeio, assim como as suas experiências, nos caminhos da Estrada Real. Esse percurso segue em quatro caminhos diferentes, compostos por trechos asfaltados, com terra batida e feitos de pedras.

Neste artigo, vamos explicar melhor sobre esse passaporte, os caminhos que podem ser percorridos para chegar lá e o tipo de carro a ser alugado para percorrer o trajeto. Confira mais detalhes desse passeio incrível!

O que é o Passaporte Estrada Real?

A Estrada Real compreende a mais de 1.600 km e é considerada um dos principais trajetos turísticos conhecidos no Brasil. Por esse caminho aconteceu o escoamento do ouro e de diamantes que eram retirados de terras mineiras e por onde escravos e gados transitaram ao serem introduzidos na região de Minas gerais.

Para impulsionar a indústria do turismo mineira por esses caminhos foi criado o Instituto Estrada Real, que é uma organização sem fins lucrativos, cuja função é gerenciar e promover esse produto turístico. Conforme comentamos, o Passaporte Estrada Real é um registro estabelecido para que os visitantes possam registrar as suas experiências turísticas nos trechos que fazem parte do trajeto.

A princípio é fornecido o passaporte físico por meio de um preenchimento de cadastro e uma série de etapas que devem ser realizadas no site da instituição Estrada Real para a retirada do passaporte. Em breve, será disponibilizado um passaporte virtual, que poderá ser retirado por um aplicativo.

Funcionamento do passaporte

Ao retirar o seu passaporte, você recebe um plano de navegação com as rotas da sua programação. Em cada cidade que você chegar, terão pontos específicos para o registro do seu passeio, onde você deverá carimbar o seu passaporte. Mas atenção, você pode receber o carimbo apenas uma vez em cada ponto destinado.

Após percorrer todo o trajeto e comprovar ter passado por todas as cidades do percurso, você poderá solicitar um certificado digital. Para isso precisa ter as seguintes quantidades de carimbos:

  • Caminho dos Diamantes — precisa de um total de 10 carimbos.
  • Caminho Novo — neste caminho é necessário um total de 08 carimbos;
  • Caminho Velho — para essa via é preciso ter 14 carimbos no passaporte;
  • Caminho do Sabarabuçu — para este você precisa ter 04 carimbos.

Com essas quantidades totalizadas, você pode receber o certificado digital especial, que é o reconhecimento máximo da Estrada Real. Esse documento é enviado por e-mail e pode ser solicitado pelos contatos do site oficial Estrada Real.

Quais são os caminhos para chegar lá?

O trajeto destas vias compreende do Rio de Janeiro a Minas Gerais e este era o caminho oficial para as trocas de mercadorias e para a circulação de pessoas. A seguir, veja quais são as principais.

Caminho Velho

É o trajeto que percorre Paraty e vai até Ouro Preto, cidade conhecida no período por Vila Rica. No final do século XVII houve a descoberta de ouro na região de Minas, tornando-se em um dos caminhos mais utilizados para o escoamento de ouro e minérios na região. Esses materiais eram transportados pelo mar de Paraty e embarcados para Portugal.

Caminho Novo

Esse caminho tem como trajeto a baía de Guanabara chegando de encontro com o Caminho Velho. Ele foi aberto para evitar contrabando e exploração ilegal na região. Seu início é no Rio Iguaçu e vai até à Paraíba do Sul. Esse trajeto foi utilizado para o escoamento do café pelas tropas naquele período.

Caminho do Proença

É um dos trajetos que conduz até o Caminho Novo e foi criada para encurtar o percurso e facilitar o acesso dos viajantes a esta via. Saía da Bahia de Guanabara e seguia pelo rio Inhomirim, subindo por terra até Itamaraty.

Estrada Geral

Essa via faz a união das chamadas Freguesias no período colonial e eram extensões de terras sob a administração dos portugueses. Atualmente a via é dividida entre a estrada Plínio Casado e a Abílio Augusto de Távora.

Existe alguma sinalização?

Para que os viajantes possam transitar pelos caminhos sem se perder, foram instalados 1818 marcações no eixo principal de cada um dos caminhos da Estrada Real. Com uma distância de aproximadamente 2 Km de um ponto a outro, os marcos são dispostos de forma estratégica para auxiliar os visitantes.

No entanto, mesmo com todas as sinalizações no percurso, alguns viajantes se confundem nas suas rotas. Para evitar essas confusões, deixamos aqui algumas dicas para o seu turismo:

  • os marcos possuem setas indicativas, mas elas não estão indicando a direção que deve ser seguida. Na verdade, o trajeto a ser percorrido exige atenção para que o viajante siga pelo caminho onde o mar está. Por exemplo, se o mar que estiver à esquerda da via, o viajante deve percorrer o percurso do lado esquerdo, conforme esta orientação.
  • em cada marco existe um traçado da Estrada Real indicando a sua localização geográfica atual.
  • abaixo dos marcos existe uma placa triangular que foi colocada com informações importantes sobre o local e suas coordenadas geográficas. Outras informações fornecidas nessa placa estão relacionadas às cidades próximas e numerações que você encontra nas suas planilhas de navegação.

Como mencionamos anteriormente, os marcos estão dispostos a uma distância de 2 Km um do outro. Por isso, fique atento caso você percorra uma distância maior sem passar por um marco. Assim você consegue perceber se está no trajeto certo da Estrada Real.

Além dos marcos instalados pelo caminho, confira sempre as suas planilhas de navegação, pois algumas marcações podem estar encobertas pela vegetação local e passarem despercebidas durante o seu percurso.

Qual carro alugar para percorrer a Estrada Real?

É possível percorrer a Estrada Real com carros alugados. Algumas pessoas gostam de locar os modelos 4×4, que são veículos com tração integral. Existem alguns trechos do caminho que são de pedra e chão batido e esse tipo de carro pode ser uma boa opção.

No entanto, esse percurso pode ser feito com carros populares que oferecem bom desempenho e são mais econômicos quando o assunto é combustível. Para saber qual o melhor modelo, é preciso considerar que serão muitas horas de viagem e que você necessita de espaço e conforto para que ela seja agradável.

Como você viu, o Passaporte Estrada Real é um documento que registra todo o trajeto do passeio na Estrada Real. Para realizar essa aventura você pode alugar um carro 4X4 ou mesmo algum modelo popular. O importante é optar por um veículo que atenda às suas necessidades.

Essas informações foram úteis? Se gostou deste artigo compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas entendam como funciona o Passaporte Estrada Real!

Posts relacionados

Deixe um comentário