fbpx

5 fatos sobre ar-condicionado do carro que você deve saber

4 minutos para ler

Antes um diferencial, o ar-condicionado se tornou um item básico que vem de fábrica na maioria dos modelos de carro e permite que as pessoas consigam rodar com mais conforto em um país tropical como o Brasil. Mas se engana quem pensa que o ar-condicionado do carro tem a função apenas de deixá-lo mais “geladinho”.

O ar-condicionado tem três funções principais: a regulagem de temperatura, que efetivamente deixa o carro mais fresco, também contribui para manter a qualidade do ar e para monitorar a umidade e a ventilação interna.

Para que você conheça melhor esse aparelho que é cada vez mais essencial nos automóveis, neste post, trazemos 5 curiosidades sobre ele. Confira!

1. Fumar dentro do carro prejudica o ar-condicionado

Pouca gente sabe e se atenta para esse detalhe, mas fumar dentro do carro com ar-condicionado ligado danifica rapidamente os filtros do sistema, reduz a eficiência do aparelho e, como consequência, aumenta a propagação de fungos e bactérias.

2. Itens verificados durante uma revisão do ar-condicionado

Não é segredo para ninguém que o ar-condicionado automotivo necessita de manutenção preventiva para manter o seu bom rendimento. Mas o que é revisado durante essa manutenção? A inspeção é feita a partir da análise do filtro de ar e das mangueiras. Também é verificada a pressão do ar, para avaliar se o sistema está regulado.

3. O consumo de combustível é relativo com ar-condicionado ligado

Embora muita gente ache que é um mito ou exagero, o uso do ar condicionado de fato aumenta o consumo de combustível do veículo, mas não há um valor exato. O consumo varia de modelo para modelo, ou seja, verifique o manual do automóvel para checar a porcentagem média que o seu veículo consome a mais ao estar com o ar ligado.

Uma curiosidade em relação a esse tema, é que não há grande diferença no consumo se o ar estiver ligado no máximo ou no mínimo. Além disso, abrir os vidros para economizar combustível só vale a pena se for rodar dentro da cidade, na estrada com velocidade acima de 80km/h, viajar com os vidros abertos custa bem mais caro do que com o ar ligado. Isso ocorre devido ao vento muito forte que exige uma potência ainda maior do motor.

4. Instalação de ar-condicionado em veículo sem o aparelho de fábrica

O ideal é que, caso o motorista precise muito do ar-condicionado, que ele faça o investimento em um carro que tenha o ar incluso. Isso porque a instalação do ar em um carro que originalmente não tem, pode causar transtornos em outros componentes do veículo, como problemas elétricos e infiltrações.

5. Ar-condicionado danifica se for ligado imediatamente após exposição ao sol

Se o carro ficou muito tempo exposto ao sol, não ligue o aparelho imediatamente, isso pode danificá-lo mais rápido. Ao invés disso, dê partida no carro, abra os vidros permitindo a circulação de ar e ligue o aparelho somente quando a sensação térmica estiver mais agradável.

Como vimos, o ar-condicionado do carro traz uma série de benefícios para os ocupantes do veículo, principalmente em um país tão quente como o Brasil. O importante é manter a manutenção e a higiene em dia, para que o carro mantenha um bom odor e que não traga problemas à saúde dos seus usuários.

Gostou do post? Então continue com a gente e veja as nossas dicas sobre higienização do veículo.

Posts relacionados

Deixe um comentário