fbpx

Como funciona o Cadastro positivo de condutores

6 minutos para ler

O Cadastro Positivo de Condutores é uma iniciativa que tem como objetivo incentivar o bom comportamento no trânsito. Ele funciona da seguinte maneira: os condutores que não cometerem infrações de trânsito e mantiverem um bom histórico de conduta no trânsito terão benefícios como descontos em seguros, locações, estacionamento, pedágio, entre outros.

A ideia do cadastro positivo é, portanto, premiar o bom comportamento no trânsito e inibir as infrações. Mas será que essa iniciativa realmente funciona? Quais são os benefícios do cadastro positivo para os condutores?

Neste conteúdo, vamos abordar tudo isso para que você fique por dentro desta questão tão importante para a segurança no trânsito. Confira!

Como funciona o cadastro positivo de condutores

O cadastro positivo de condutores é uma iniciativa do Governo Federal para incentivar o bom comportamento no trânsito. A partir deste cadastro, as pessoas que se enquadram nos requisitos estabelecidos terão acesso a descontos em seguros, locações de veículos e outros produtos voltados ao setor.

Para se enquadrar nesse programa, o condutor deve:

  • Ter a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) válida;
  • Ter um histórico de boa conduta no trânsito, ou seja, não ter cometido nenhuma infração nos últimos 12 meses;
  • Não ter pontuação na CNH;
  • Não ter registro de acidente nos últimos 5 anos.

Benefícios para os condutores

Por meio do programa do Cadastro Positivo, os condutores que se mantêm sem multas e acidentes nos últimos cinco anos recebem descontos em seguros e em outros produtos relacionados ao trânsito. Abaixo, listamos alguns dos principais benefícios para os condutores que participam do cadastro positivo de condutores:

Descontos em seguros: como as organizações que oferecem o serviço ficam sabendo quem são os melhores condutores, elas podem oferecer descontos nas apólices;

Descontos na locação de automóveis: as locadoras de veículos estão aderindo ao programa para incentivar a boa conduta no trânsito e beneficiar os seus clientes nos processos de locação;

Vantagens na hora de comprar um carro: algumas montadoras já estão aplicando a iniciativa e dando vantagens para quem participa do programa. Assim, já é possível obter descontos na compra de um carro zero km, por exemplo;

Menos burocracia na hora de contratar um seguro: hoje em dia, é cada vez mais comum as pessoas contratarem seus seguros online. No entanto, muitas delas acabam desistindo da ideia porque o processo é burocrático e demorado. Com o cadastro positivo de condutores, isso não acontece. Tudo fica mais rápido e simples;

Menor número de sinistros no país: como as organizações ficam sabendo quem são os melhores condutores, elas tendem a investir mais em prevenção e educação no trânsito. Isso significa que há menos acidentes nas ruas e rodovias brasileiras;

Além disso, vale ressaltar que o programa é totalmente gratuito e não há nenhum custo para participar. Todos os condutores que possuem um veículo automotor terrestre, aquático ou aéreo habilitado para circular nas vias públicas brasileiras podem participar.

A participação no programa não é obrigatória, mas faz parte do Sistema Nacional de Trânsito e é uma forma de incentivar a boa prática de trânsito.

Condições diferenciadas para locação de carros

As condições diferenciadas para locação de carros estão se tornando cada vez mais comuns, e isso se deve ao fato de que as locadoras oferecem uma série de vantagens para os seus clientes condutores. Algumas dessas vantagens são:

  • Maior flexibilidade na hora de alugar um carro;
  • Preços mais acessíveis;
  • Condições especiais para quem precisa alugar um carro por um longo período de tempo.

Para ter acesso a essas vantagens, é necessário que o motorista atenda a determinados critérios, que variam de empresa para empresa. Por exemplo, uma das principais condições para se beneficiar das vantagens do cadastro positivo é ser um cliente fiel da empresa. Isso significa que, quanto mais você alugar carros da mesma companhia, maiores são as chances de conseguir condições diferenciadas na próxima locação.

As empresas participantes do programa podem utilizar essas informações para conceder vantagens aos condutores que possuem um histórico positivo de direção, como descontos em seguros, empréstimos e financiamentos, além de vantagens em programas de fidelidade e promoções exclusivas.

As vantagens são concedidas de acordo com o interesse de cada empresa, e podem variar bastante de uma empresa para outra. Algumas empresas podem oferecer descontos em seus produtos ou serviços, enquanto outras podem oferecer benefícios mais genéricos, como acesso a eventos exclusivos ou descontos em parceiros comerciais.

Como participar do cadastro positivo de condutores

Para quem dirige, participar do Cadastro Positivo de Condutores é importante por vários motivos. Em primeiro lugar, o programa ajuda a melhorar a pontuação do motorista no Sistema Nacional de Avaliação de Condutores (SNAC). Isso significa que, caso o condutor tenha algum acidente ou receba uma multa, a pontuação do seu CPF no SNAC será menor do que se ele não participasse do programa.

Para participar do cadastro positivo de condutores, é preciso instalar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível tanto para Android quanto iOS. Em seguida, siga os passos abaixo:

  1. Faça o cadastro no app e clique em “Condutor”;
  2. Clique na opção “Acessar Cadastro Positivo”;
  3. Para autorizar a sua participação no cadastro, clique no ícone “Autorizar Participação”;
  4. Analise e aceite os termos e condições do contrato e clique em “Autorizar”;
  5. Aguarde a confirmação do seu cadastro e pronto! Você já estará participando do Cadastro Positivo de Condutores. Nesta tela, também será possível consultar os parceiros do bom condutor, verificar o histórico e excluir a autorização.

As locadoras de automóveis estão cada vez mais adotando o cadastro positivo de condutores. Isso significa que, ao fazer uma reserva, o cliente precisa apresentar um documento de habilitação válido e um comprovante de residência. Além disso, é necessário ter um cartão de crédito ou débito para garantir o pagamento.

O cadastro positivo é uma forma de as locadoras garantirem que o cliente seja um condutor habilitado e responsável. Dessa forma, elas podem evitar problemas com imprevistos ou danos aos carros alugados.

Se você gostou desse conteúdo, siga a Lokamig no Instagram para receber novas publicações.

Posts relacionados

Deixe um comentário