Antes de comprar ou alugar um veículo, você pode escolher entre direção elétrica ou hidráulica. Isso é mais relevante do que muitos imaginam, já que impacta diretamente na forma como você dirige o carro e seu conforto na direção. Se você quer garantir que fará a escolha mais vantajosa para você, então continue lendo este conteúdo.
Nos tópicos seguintes, explicamos o que é cada tipo entre direção elétrica e hidráulica, como funcionam, quais são as vantagens, desvantagens, diferenças e como fazer a melhor opção.
Confira!
O que é e como funciona a direção elétrica?
Inventada em 1988 e usada pela primeira vez em um Suzuki Cervo, a direção é totalmente elétrica e não há óleo no sistema, existindo somente um motor que é fixado na caixa de direção. Além disso, ela pode ser totalmente elétrica ou eletro-hidráulica.
A totalmente elétrica funciona da seguinte forma: ao ligar o veículo, ocorre o envio de um sinal para o módulo elétrico, que aciona o motor. Após, sensores informam a rotação e a velocidade do carro para uma central de controle. Já na eletro-hidráulica, a bomba é acionada por um motor elétrico, não pelo motor do carro.
E quanto à direção hidráulica?
Chamada de direção assistida, foi inventada em 1951 e aplicada inicialmente em um Chrysler Imperial. Há uma bomba hidráulica que faz a circulação de óleo na caixa de direção, fazendo com que seja mais leve que a mecânica.
Na prática, um pistão é conectado às engrenagens da direção e um fluido pressurizado faz pressão para que a roda gire mais facilmente. Quando o condutor movimenta o volante, uma válvula libera o óleo, a bomba circula o fluido hidráulico e o pistão é acionado.
Quais são as principais vantagens e desvantagens?
Cada tipo de direção tem seus prós e contras, veja quais são eles a seguir.
Direção elétrica
Não há aplicação de óleo no sistema e não é preciso usar acessórios. Além disso, a direção hidráulica é mais eficiente pelo fato de gerenciar melhor a energia do carro e exigir menos do motor. Consequentemente, há uma economia de combustível e será preciso fazer menos manutenções.
Quanto às desvantagens, a direção elétrica reduz a sensibilidade do volante e dá uma sensação mais artificial à direção. Os custos desse tipo também são maiores e, caso haja uma pane no sistema elétrico, a direção fica mais pesada.
Direção hidráulica
A melhor vantagem está na sensação de dirigir, que será mais completa. O sistema dá um melhor feedback do peso do carro e da tração do pneu, oferecendo maior controle e comunicação entre o veículo e o condutor.
Por outro lado, ele costuma ter mais problemas (como vazamentos), exige manutenções mais frequentes, precisa de checagem do reservatório, exige substituição do óleo a cada 50 mil quilômetros (em média) e usa mais acessórios, como óleo, polias, mangueiras e correias. Essa direção também exige energia do motor, o que reduz sua potência e a quilometragem de combustível.
Devo escolher direção elétrica ou hidráulica?
Basicamente, enquanto a direção elétrica tem manutenção mais econômica, a hidráulica proporciona um melhor controle do veículo. Por isso, a escolha certa dependerá do perfil condutor. Se você prefere feedback na direção, então a hidráulica é a melhor escolha. Por outro lado, se você quer gastar menos tempo e dinheiro com manutenções ou acessórios, então a elétrica será ideal.
Antes de decidir por um veículo com direção elétrica ou hidráulica, é importante que você teste os dois tipos de direção para saber qual se encaixa melhor no seu perfil e atende às suas necessidades e condições, assim você se sentira mais confortável, seguro e confiante no veículo.
Quer encontrar o carro ideal para você? Entre em contato com a Lokamig Rent a Car. Essa é uma empresa que oferece veículos de qualidade e com segurança aos seus clientes!