A forma como a sua empresa é vista pelo público está relacionada a uma série de fatores. Entre eles estão um atendimento comprometido e educado, uma equipe proativa e uma comunicação clara e sincera com os clientes.
Ainda, vale a pena ter presença ativa em ações sociais relacionadas ao ramo no qual a empresa atua. Contudo, existem alguns fatores que, muitas vezes, são negligenciados, embora devessem ser levados muito a sério, uma vez que podem influenciar na percepção que os clientes têm sobre a empresa.
Seja qual for o canal de comunicação, esses fatores são decisivos para atrair e consolidar vendas, assim como para sanar dúvidas, receber sugestões e saber diretamente da sua clientela o que pode estar errado.
O papel da imagem dos veículos na autoridade de sua empresa
Eles compõem parte importante de sua organização, pois são responsáveis pelo transporte tanto de pessoas quanto de mercadorias. Além disso, os veículos podem sugerir a situação financeira na qual a empresa se encontra — já que representam um patrimônio.
Uma frota muito antiga, com muitos defeitos mecânicos e visualmente deteriorada transmite uma sensação de que a empresa está em maus lençóis. Estimula o público a questionar a respeito de alguns dos pontos a seguir:
- “Será que a empresa X vai falir?”
- “Será que a administração simplesmente não se importa mais, após ganhar rios de dinheiro?”
- “Não tem ninguém para dizer que esse carro é uma lata-velha e que ele não tem sequer os acessórios mais básicos atualmente?”
- “Eles não conhecem uma palavra chamada ‘lava-jato’?”
Resultado? Perda de autoridade e de clientes, redução da margem de lucro e, caso nada seja feito a respeito, a falênia de fato.
Se você não deseja se ver nessa terrível situação, continue conosco e entenda, de uma vez por todas, que a aparência de seus veículos é um dos pilares que sustenta o sucesso do seu negócio.
O segredo do sucesso: difícil de alcançar, mais complicado ainda de preservar
É bem provável que não seja tão difícil manter uma excepcional imagem dos veículos se, e somente se, sua empresa opera com qualidade. É fundamental que você defina um padrão e faça com que tudo gire em torno dele. Desse modo, lide com isso: certos investimentos são necessários e algumas despesas são mais que aceitáveis.
É preciso contar com alguns recursos muito importantes para o gerenciamento logístico e que costumam ser acessíveis para qualquer empresa. Um plano de manutenção preventiva de sua frota, por exemplo, é fundamental para que você preserve e mantenha a imagem dos veículos inicialmente fornecida pela sua empresa.
Essa é uma necessidade ainda maior quando os modelos de veículos são antigos ou mesmo ultrapassados, sobretudo quando falamos de funcionamento. A empresa tem que permanecer atenta às partes mecânicas e elétricas dos carros.
Contudo, ao atuar com proatividade, sua equipe estabelece uma capacidade de prevenção, que desenvolve uma janela de antecipação para separar o bom funcionamento do desastre total, caso o problema surja logo no momento de atender a um cliente. Caso contrário, a organização passa a acumular pouco a pouco os prejuízos em função disso e dos próximos fatores que destacamos logo abaixo.
A limpeza dos carros
Esse é um dos principais pontos quando falamos em imagem de veículos. Os carros sujos tendem a durar menos e apresentam mais problemas. Sujeira acumulada em determinados componentes pode causar transtornos no funcionamento do carro, prejudicando seu desempenho.
A limpeza deve ser efetuada regularmente e com o uso de produtos adequados. Nem sempre é preciso lavar, mas é importante limpar quando o carro apresentar algum tipo de sujeira nos vidros, nos assentos, nas portas, nos pneus e nas rodas.
Inclusive, é aconselhável que você contrate uma empresa terceirizada para lavar os estofados, pois isso demanda equipamentos próprios. Água e sabão neutro são os produtos básicos para uma boa lavagem. Contudo, apenas nas partes que não houver tecido ou espuma. A lavagem deve ocorrer de preferência antes da sujeira ficar evidente. Não espere um cliente notar, pois isso não será legal!
A manutenção dos carros
Existem dois tipos básicos: a corretiva e a preventiva. A otimização dos veículos para imagem da empresa deve considerar a manutenção preventiva como um dos seus pilares. Ao contrário da corretiva, que só acontece quando o problema apareceu e os prejuízos já fizeram algum estrago, a preventiva tem a finalidade de evitar que o carro venha a apresentar um problema. Em linhas gerais, prevenir é melhor que remediar, e mais barato também!
Portanto, a manutenção preventiva conserta avarias em sua fase inicial para que não se transformem em um problema maior. Inclua como hábito a lubrificação e a preservação de peças, assim como a inspeção regular do veículo para identificar riscos e evitar acidentes. Certamente, os carros que são mais usados estão mais sujeitos a perigos, mas também carros inativos por muito tempo tendem a apresentar problemas. Assim, alguns componentes podem emperrar e peças metálicas podem ficar sob o ataque da oxidação.
Entre os itens que a manutenção preventiva avalia, estão:
- alinhamento da direção (suspensão dianteira);
- rodízio de pneus;
- correias do motor;
- óleo e outros fluidos;
- radiador;
- lâmpadas;
- palhetas e limpadores do para-brisa;
- velas;
- filtro de ar do motor;
- ar-condicionado;
- lataria;
- filtros de combustível;
- marcha;
- cintos de segurança;
- escapamento;
- vidros;
- injeção eletrônica;
- balanceamento e geometria;
- itens obrigatórios (chave de roda, triângulo, extintor de incêndio e estepe).
Os carros novos e a imagem definitiva da empresa
Também, é importante atualizar a sua frota com novos veículos para manter o impacto e a autoridade da imagem da empresa. Certamente, isso dará mais credibilidade à organização. Carros velhos bem cuidados são, visualmente, bonitos e até eficientes, mas dificilmente oferecerão o mesmo desempenho de um veículo novo. Além disso, funcionários e clientes externos costumam sentir mais segurança com modelos mais atualizados, equipados com acessórios mais modernos e econômicos.
Claro que é possível fazer muitos ajustes em um carro mais antigo e deixá-lo bastante moderno e sofisticado. Contudo, o gestor deve avaliar se o custo-benefício é, de fato, atrativo. É provável que seja mais viável comprar um carro novo, equipado de fábrica e com garantia de consumo sustentável, do que aplicar muito dinheiro, tempo e trabalho para reformar um veículo mais antigo, que provavelmente vai consumir mais combustível.
O ideal é que a frota seja renovada periodicamente, respeitando um prazo mínimo de cinco anos. Caso o veículo apresente muitos desgastes antes desse tempo, nada impede de comprar um novo para substituí-lo. A frota com veículos novos, modelos modernos, certamente será um diferencial entre a sua empresa e a concorrência.
Os motoristas
Os cuidados com os carros não são somente do gestor, mas também dos motoristas. São os profissionais que mais interagem com o veículo. O bom motorista deve dirigir com cautela e saber evitar situações de risco. Além disso, é importante que o motorista tome decisões rápidas diante de imprevistos. O acompanhamento com o gestor é fundamental, mas uma dependência extrema acaba por engessar a logística e o ritmo de seu negócio. Afinal de contas, ele pode estar em uma viagem, bem distante da sede da empresa.
Para evitar essa situação, é interessante promover eventos educativos para melhor preparar os condutores de sua frota em face de possíveis obstáculos. Isso, aliás, com certeza é um diferencial no mercado e pode ser divulgado para aumentar a confiança do seu público.
Os cuidados que o motorista tem com o veículo podem ajudar a prolongar a vida útil do carro e melhorar o seu desempenho, além de evitar multas e consumo excessivo de combustível. Certas iniciativas de manutenção podem ser tomadas de forma autônoma, como lavar o veículo e/ou fazer uma limpeza nele.
A terceirização de frotas
Uma solução para ter carros limpos, novos e submetidos à manutenção periódica é optar pela terceirização da frota. Essa é uma estratégia impactante quando o assunto é eliminação de riscos e redução de custos. O segredo está em encontrar uma empresa de confiança e que tenha uma reputação consolidada no mercado e, especialmente, junto do seu público.
Com a frota terceirizada, o gestor não terá preocupações com a depreciação dos carros e contará com a manutenção preventiva. Os serviços prestados pelas empresas terceirizadas geralmente compensam, pois o valor do serviço fornecido faz com que o custo-benefício em relação à compra e a manutenção de novos veículos tenha um excelente retorno.
O melhor marketing é a qualidade do seu serviço e produto
Você pode investir milhões de reais em marketing, digital ou não, mas se o produto que sua empresa entrega não tiver a cara e o benefício prometidos, a única coisa que você faz é jogar dinheiro fora, sejamos realistas.
É por isso que a imagem dos veículos é o cartão de visita da sua empresa. O cliente deve descer do seu carro, como um artista que pisa pela primeira vez no tapete vermelho de Holywood. Não, não se trata de valor do carro. Isso é sobre o tratamento que a sua empresa e a equipe dá para o seu próprio serviço.
Portanto, a imagem do veículo deve ser apresentada como a imagem da sua empresa, nada mais nem nada menos que isso. A boa notícia, caso isso seja uma surpresa, é que existem muitas formas de trabalhar essa relação: veículos-imagem corporativa.
A terceirização pode ser uma das mais vantajosas opções para empresas menores, que precisam reduzir despesas e economizar dinheiro e percebem que manter uma frota própria não é viável. É muito mais difícil conservar uma imagem boa de sua empresa com uma frota mal cuidada, com carros de baixo desempenho e que geram mais despesas que lucro. Seja o que for, a imagem dos veículos deve ser ponto pacífico para você: ela é excelente ou ela é excelente.
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