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Gestor de frotas e terceirização: qual o papel desse profissional no processo?

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Quando o foco de uma empresa não é o transporte, é viável e bastante vantajoso contratar uma empresa terceirizada para administrar as frotas de veículos uma vez que a compatibilidade entre o gestor de frotas e terceirização é maior do que muitos profissionais logísticos pensam.

Em toda empresa de médio a grande porte existem gestores com conhecimentos específicos para cada um de seus setores. Eles coordenarão equipes, controlarão processos e uso dos recursos, estipularão e alcançarão metas, entre outras funções. 

Porém, as funções do gestor de uma frota se diferenciam de outras pelo fato de serem maleáveis e flexíveis, tornando-se adaptáveis às mudanças. Nesse contexto, é preciso esclarecer se a terceirização é realmente uma ameaça para esse profissional.

Além disso, para o pleno desenvolvimento da empresa, o gestor deve saber quais serão as suas funções na frota terceirizada e como todo seu trabalho se torna mais estratégico. Continue a leitura e esclareça suas dúvidas!

A terceirização é uma ameaça para o gestor de frotas?

A terceirização consiste no envio de veículos da contratada à contratante, assim, não há necessidade de compra de automóveis pela empresa terceirizadora. Isso reduz burocracia com documentos, elimina preocupações com depreciação, multas entre outros empecilhos de uma frota própria.

Muitos profissionais acreditam que a terceirização tirará o seu emprego, porém é preciso entender que ainda haverá necessidade de um gerente para assegurar o máximo de desempenho operacional da frota.

Dessa forma, não ocorrerá a extinção do cargo de gestor de frota, pois o que muda é o foco do seu trabalho. Ele se tornará mais estratégico e focado em tornar os processos mais otimizados e produtivos. Pode-se afirmar que terá mais espaço e tempo para se dedicar à atividades mais relevantes ao negócio.

 

Gestor de frotas e terceirização, quais são as funções do profissional?

Assim como dito anteriormente, com a frota própria, esse profissional lida com questões burocráticas, como gestão de depreciação, gestão de multas, de documentos, seguros e outras atividades estressantes.

Porém, com a terceirização, a missão do gestor de frota é mais focada em garantir a disponibilidade mais eficiente possível dos veículos. Na frota terceirizada, ele assumirá um papel mais importante e será fundamental que tenha um perfil estrategista, desenvolvendo as seguintes qualidades:

  • organização: necessita ter o espaço de trabalho organizado e cumprir suas tarefas dentro dos cronogramas estabelecidos;
  • assertividade: precisa saber lidar com a pressão do trabalho, manter a calma e pensar com clareza;
  • liderança: cabe a ele desenvolver uma equipe vencedora, lidar com as fraquezas, forças e conflitos do seu pessoal;
  • inovação: ele deve conhecer as tendências tecnológicas presentes nos veículos, como também saber usar os sistemas de gestão da empresa;
  • visão empreendedora: é relevante que ele não apenas cumpra tarefas, mas arquitete estratégias visando o desenvolvimento do negócio.

Com essas características, ele conseguirá desempenhar suas funções com um novo foco perante a frota terceirizada. Confira quais são elas nos tópicos abaixo.

Ser interlocutor entre a empresa e a locadora

A primeira função é ser o elemento comunicativo entre a empresa contratante e a locadora de automóveis. O gestor deve identificar, junto aos consultores da terceirizada, quais são as características dos veículos mais adequados para a empresa e calcular a quantidade necessária para suprir suas necessidades.

Sem o gestor, a empresa poderia não receber a quantidade suficiente de veículos para suas operações, como também a terceirizada poderia não entender tão bem a necessidade da empresa quanto alguém que a frequenta diariamente. A tarefa se torna mais complexa em épocas sazonais, onde há um aumento considerável nas vendas e atividades da empresa, o que altera o número de veículos necessários.

Além disso, o profissional também negocia valores com a contratada, incluindo promoções e descontos e outros fatores relevantes às finanças da empresa como gestão de quilometragem, proteções contratadas, prazos de contratação e  gestão de multas.

Ter mais assertividade e profissionalismo no fluxo de atividades

Esse fluxo de atividades consiste no foco da logística da empresa. Aqui o gestor adéqua a frota aos serviços prestados pela empresa à demanda do mercado.

Ele desenvolve as estratégias das operações de frota corporativa, que considera as características da empresa, os recursos necessários para que as atividades sejam desempenhadas, as condições de logística e muito mais. Alguns exemplos de decisões tomadas pelo gestor são:

  • a atividade a ser executada em cada veículo;
  • a gestão de condutores;
  • se serão transportados passageiros;
  • se serão transportadas cargas, os seus tipos, volumes, pesos e se requer cuidados especiais;
  • se há necessidade de equipamentos especiais no veículo;
  • a intensidade do uso de cada automóvel;
  • regras e formas de uso dos veículos pelos colaboradores;
  • o percurso a ser traçado pelo condutor, observando se será em zona urbana, rural ou mista, e se a estrada é plana ou não.

Assumir responsabilidade em funções estratégicas

Nessa função, o gestor age como um estrategista do departamento. Ele arquiteta os planejamentos táticos e operacionais do seu setor da maneira mais benéfica possível para a empresa.

Esses planejamentos consistem em um conjunto de táticas que objetivam cumprir as determinações da estratégia geral da empresa. Elas são a curto e médio prazo e envolvem atividades como:

  • atribuição das tarefas a serem executadas por colaborador no setor;
  • criação de metas e os respectivos planos de ação para alcançá-las;
  • alocação dos recursos financeiros;
  • definição das rotas;
  • supervisionamento e medição dos resultados, utilizando indicadores de desempenho para averiguar se as suas decisões estão gerando os resultados esperados.

Com isso, o gestor deve buscar economia no setor, aumento da produtividade e eficiência na utilização dos recursos simultaneamente.

Liderar a equipe logística e se relacionar com os administradores

A construção de um relacionamento saudável com a equipe logística não é fácil, é preciso fazer com que os colaboradores se adéquem aos novos processos, identificar os entraves para a implementação da frota terceirizada e saber solucioná-los. Alguns atos que abrangem esses objetivos são:

  • incentivar a proatividade;
  • fazer cumprir as normas;
  • criar uma relação transparente;
  • criar um espaço para comunicação e diálogo;
  • fiscalizar o fluxo de trabalho.

Entretanto, não bastará somente se comunicar bem com a equipe do setor logístico. O gestor de frotas precisa saber se relacionar com outros administradores do negócio e fornecer relatórios precisos e transparentes. Assim, os empreendedores terão informações reais sobre as necessidades da frota, seu crescimento, despesas e outros aspectos.

Analisar a dinâmica do negócio

O gestor precisa conhecer os aspectos do negócio de forma geral, como o operacional, financeiro e estratégico. Com essas informações ele mensurará a dinâmica do crescimento da empresa e saberá como ajustar a frota ao seu ritmo.

Além disso, ele também deve analisar como age o mercado concorrente em seus setores logísticos. Isso permite que ele evite os mesmos erros de outras empresas, como também agregue estratégias que foram benéficas para elas.

É inviável listar todas as atribuições desse gerente, pois a quantidade de variáveis é excessivamente ampla. Porém, pode-se concluir que gestor de frotas e terceirização são elementos compatíveis entre si, como também que esse profissional se torna mais proficiente à companhia com a frota terceirizada.

A terceirização da frota traz vantagens para o gestor da frota, pois aprimora suas funções. Se você se interessou em terceirizar a frota, entre em contato conosco e conheça nossos serviços!

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