fbpx

O que vale mais a pena: frota própria ou terceirizada?

5 minutos para ler

Ao decidir entre frota própria e frota terceirizada, existe uma série de aspectos logísticos a serem analisados. É o caso de custos, rapidez na entrega, controle das mercadorias etc. Diante disso, é importante deixar claro que ambas alternativas oferecem vantagens.

Apesar dos fatores citados, não existe uma resposta exata de qual modalidade é mais benéfica. Afinal, isso varia conforme as particularidades de cada negócio e dos objetivos dele. Ainda, do planejamento desenvolvido para a logística de uma empresa, que pode ser de curto, médio e longo prazo.

Diante desse contexto, é fundamental aprender mais sobre a frota própria e a frota terceirizada para tomar a melhor decisão. Continue a leitura e fique por dentro!

Frota própria

Nesse caso, a empresa adquire os veículos, seleciona e gerencia diretamente os motoristas responsáveis por eles. Assim, é importante que a escolha dos membros responsáveis por essas demandas sejam alinhados com os interesses da empresa. 

Ao garantir que isso ocorra conforme o planejado, é possível efetuar entregas e tomadas de decisões mais rápidas. Afinal, o seu negócio não depende de outro para operar. Isso é especialmente benéfico quando o tipo de modelo empresarial exige que os veículos estejam sempre à disposição 24 horas.

Vantagens

Como visto, na frota própria é possível assumir o controle sobre todos os detalhes da logística. É o caso dos custos, manutenção, desempenho etc. Tal situação garante maior controle das operações. Isso eleva as chances de cada operação ter sintonia com os valores da instituição.

Desvantagens

  • Da mesma maneira que a frota própria centralizada oferece vantagens, existem pontos negativos que precisam ser analisados. Por exemplo, o próprio negócio precisa assumir todos os custos que envolvem a utilização dos veículos, são elas:
  • documentação; 
  • manutenção preventiva e corretiva; 
  • contratação de equipe para a operação; depreciação dos veículos; 
  • entre outros.

Vale lembrar que uma frota própria não se adequa às necessidades em caso de baixa demanda, fazendo com que os custos não sejam diminuídos, pois é necessário arcar e gerenciar a documentação e a manutenção preventiva. Isso exige gastos e expertise de uma equipe técnica especializada. 

Logo, o planejamento financeiro da sua empresa pode sofrer imprevistos constantes e ser comprometido a médio e longo prazo.

Frota terceirizada

Na terceirização de frota, grande parte das situações burocráticas e custos extras ficam à cargo da gestão da empresa contratada. Essa modalidade é ideal para empresas que visam otimizar, economizar e desburocratizar os processos internos, independente do seu modelo de negócio.

Além do gerenciamento burocrático para manter uma frota terceirizada, a empresa contratada também oferece outros benefícios: manutenção preventiva, diversidade de veículos, planos de acordo necessidade da sua demanda, redução de custos que envolvem a operação.

Os custos adicionais, como manutenção preventiva, ficam a cargo da empresa locadora. Ainda, os veículos disponibilizados por elas sempre revisados. Logo, o investimento inicial nessa modalidade é bem menor e envolve basicamente o que foi previamente estipulado no contrato.

Sendo assim, ao terceirizar a frota para o seu negócio uma série de vantagens podem ser adquiridas para que sua empresa continue crescendo de forma sustentável e econômica. Ainda, considere que, ao contratar uma frota terceirizada, não será necessário lidar com demandas administrativas. É o caso do gerenciamento técnico do veículo e preocupações burocráticas. Tudo isso fica a cargo da locadora.

Frota própria

Nesse caso, a empresa adquire os veículos, seleciona e gerencia diretamente os motoristas responsáveis por eles. Assim, é importante que a escolha dos membros responsáveis por essas demandas sejam alinhados com os valores da empresa. 

Ao garantir que isso ocorra conforme o planejado, é possível efetuar entregas e tomadas de decisões mais rápidas. Afinal, o seu negócio não depende de outro para operar. Isso é especialmente benéfico quando o tipo de modelo empresarial exige que os veículos estejam sempre prontos para a entrega.

Vantagens

Como visto, na frota própria é possível ter controle sobre todos os detalhes da logística. É o caso dos custos, manutenção, desempenho, seleção dos motoristas etc. Isso eleva as chances de cada operação ter sintonia com os valores da instituição.

Desvantagens

Por outro lado, a gestão da frota não será mais administrada, já que ele passa para as mãos de uma empresa parceira. Por isso, é fundamental escolher uma locadora de confiança, com tradição no mercado, garantia de procedência e transparência para que a operação de frota tenha êxito.

Frota própria x frota terceirizada: qual escolher?

Como visto, a melhor escolha depende do objetivo, do planejamento e do perfil da empresa. Instituições que visam otimizar, desburocratizar e economizar nos processos podem tirar grande proveito da frota terceirizada.

Conseguiu saber a diferença entre uma frota própria e a frota terceirizada? Nesse sentido, saiba que nós, da Lokamig aluguel de carros, oferecemos esse serviço. Nosso maior diferencial é proporcionar um atendimento personalizado com contato direto e facilitado entre consultor e cliente, para que haja mais agilidade e eficiência na gestão de frota.

Deseja entrar em contato conosco para saber mais sobre os serviços terceirizados da Lokamig? Acesse nosso site!

Posts relacionados

Deixe um comentário