fbpx

Guia básico para garantir a segurança no trânsito para viajar

3 minutos para ler

Neste fim de ano, nada melhor do que juntar a família e pegar a estrada rumo ao descanso merecido de mais um ano difícil de trabalho e de luta contra o coronavírus. É o momento de lazer, de descanso, de aproveitar cada momento com os entes queridos.

Para que nada saia do planejado e a viagem não termine mal, é de suma importância que o proprietário do veículo cheque todas as variáveis que fazem parte da segurança do carro. Não estamos falando apenas da questão mecânica, mas também de quesitos importantes, como a boa condição física e mental do motorista e o conhecimento do trajeto.

Para ajudar com a segurança no trânsito e o bem estar de sua viagem, neste post, apresentamos 4 dicas que darão mais camadas de proteção em sua trajetória na estrada. Confira! 

Faça uma revisão do carro

A primeira dica não poderia ser outra, antes de pegar a estrada, para certificar que o seu carro está pronto para encarar a viagem, faça uma revisão, verifique itens de suma importância como: faróis, freios, luzes, água, óleo, além de checar as condições de pneus — sem esquecer do estepe. Verifique também, o estado das ferramentas, como chave de roda, macaco hidráulico e triângulo.

Verifique o alinhamento e o balanceamento

Outro ponto importante que o condutor precisa levar em conta para ter segurança durante o trajeto é o alinhamento e o balanceamento do veículo. Isso garante o aumento da vida útil dos pneus, evita o desgaste na suspensão e contribui para a economia de combustível.

Em viagens longas, por estradas que nem sempre conhecemos a conservação, podemos lidar com obstáculos como buracos e lombadas e isso poderá prejudicar o alinhamento do carro. Antes de pegar a estrada, verifique e, se necessário, deixe tudo bem alinhado e balanceado.

Descanse bem antes da viagem

Uma das principais causas de acidente de trânsito é a fadiga dos motoristas, que podem acabar perdendo o reflexo pelo sono ou cansaço excessivo ou chegar ao ponto de dormir no volante, o que poderá causar um acidente grave. Durma bem na noite anterior, se alimente adequadamente e se prepare fisicamente para as horas que passará sentado na mesma posição.

Conheça o trajeto

Por mais que hoje seja fácil acessar aplicativos de GPS, é importante que o motorista faça uma boa pesquisa sobre os melhores trajetos antes de seguir viagem. Analise fatores como as condições da estrada, a quantidade de postos na pista, o tempo de viagem e até questões como os índices de violência na região onde o carro poderá passar.

Esperamos que as nossas dicas de segurança no trânsito contribuam para que sua viagem seja realizada de maneira fluida e tranquila. Se você não tem tempo para cuidar de todos os detalhes, principalmente em relação a revisão do veículo, e quer manter a integridade de seu carro, uma boa opção é contar com um veículo alugado

Assim, você garante que estará guiando um carro seguro e revisado e ainda poderá escolher o modelo mais adequado para a viagem, de acordo com o número de pessoas e bagagem que vai levar.

Gostou das nossas dicas? Quer saber como alugar um carro para a sua próxima viagem? Entre em contato conosco e conheça os nossos diferenciais.

Posts relacionados

Deixe um comentário