fbpx

Troca de pneu: tudo o que você precisa saber

6 minutos para ler

Você e a sua família pretendem fazer uma viagem de carro, andar em estradas de terra e descobrir como o seu carro pode resistir em diferentes solos? Para isso, é preciso saber como realizar a troca de pneu e outros reparos do veículo.

Quando um carro é colocado em situações que não está totalmente acostumado, imprevistos podem acontecer. O conhecimento sobre o veículo é necessário para o motorista, seja em uma grande viagem ou apenas um pequeno passeio.

Portanto, se você deseja descobrir como realizar a troca de pneu do seu veículo com toda a segurança possível, mesmo em uma situação de emergência, continue a leitura que explicaremos tudo sobre o assunto nos próximos tópicos!

Como trocar o pneu de forma segura?

Para realizar a troca de pneu do seu carro da forma mais segura possível, nunca tire do seu porta-malas o kit de ferramentas que é necessário para o processo. Lembre-se de sempre estacionar com segurança, em um local que seja afastado do tráfego, que não tenha perigos ou imprevisibilidades.

Trocar o pneu de algum veículo, seja ele moto, carro, caminhonete ou caminhão, pode ser desempenhado de forma simples, desde que a pessoa que irá fazer saiba o que está executando. O conhecimento de chaves e parafusos que devem ser manuseados é essencial para não ter nenhuma confusão em situação de estresse. Por isso, esteja sempre atento ao manual do seu carro, que informa onde você encontrará o que é necessário para que tudo corra bem.

O pneu de um carro pode furar com frequência, dependendo da estrada em que ele está acostumado a percorrer, em estradas de terra ou pavimentos asfaltados com muitos buracos e ondulações. Por isso, esteja sempre atento ao funcionamento das ferramentas que são carregadas com você. Verifique se o macaco está funcionando bem, se as chaves e os parafusos estão corretos, e sempre confira a situação dos seus pneus antes de sair de casa.

O que é necessário verificar na troca de pneu?

Caso o seu pneu fure em uma situação mais urgente ou caótica, como no trânsito no meio de uma longa estrada entre cidades, durante uma noite de chuva em um local que não seja tão seguro como o ideal e em diversas outros contextos desfavoráveis, é preciso se manter confiante para executar o conserto e a troca do pneu da melhor forma possível e com segurança.

O procedimento da troca de pneu exige cuidados e deve ser sempre realizado com segurança, tanto para o motorista quanto para todos os passageiros do veículo. Todos devem estar do lado de fora do carro enquanto o pneu é trocado. Se houver algo pesado no porta-malas, também é indicado tirar para amenizar o peso que está no veículo e, se o pneu furar em uma rodovia, o indicado é aguardar pela troca ou ajuda longe dos outros carros que estão circulando.

A segurança das pessoas que estão naquele veículo e a garantia de um procedimento bem feito é o que mais importa nesse momento, portanto, todos devem sempre seguir o que é indicado e quem realizará a troca de pneu deve fazê-lo com tranquilidade.

Qual o passo a passo para a troca de pneu?

Assim que você ou alguém que está dentro do veículo perceber que o pneu foi furado, a primeira coisa a ser feita é acionar o alerta e procurar uma área plana e iluminada com menos movimentação, para poder entender o problema com calma e segurança.

A partir desse momento, use o triângulo — que sinaliza que o seu carro está em reparo, dessa forma a distância mínima entre os outros carros deve ser de no mínimo 30 metros, que prudentemente pode ser aumentada um metro para cada quilômetro. Por exemplo, se uma via permite 80km, 80 metros de distância da traseira do veículo seria ideal para posicionar o triângulo de sinalização.

Durante a troca de pneu, alguns passos são fundamentais, como puxar o freio de mão e engatar a primeira marcha (em carros automáticos é a posição “P”).

Agora, gire a chave de roda em sentido anti-horário para folgar as porcas. Com o uso da força, posicione o macaco de forma correta, levante o carro em uma altura coerente, remova os parafusos e tire o pneu. Depois, coloque o estepe e aperte novamente os parafusos — agora em sentido horário — para que segure o novo pneu corretamente.

Quais os carros mais simples para trocar o pneu?

Os carros populares, que estão nas ruas todos os dias e que comportam cerca de 4 a 5 pessoas, são aqueles em que há um maior conhecimento por parte dos motoristas sobre suas funcionalidades e necessidades. Com isso, eles se tornam os mais simples em realizar a troca de pneu.

Seja em uma situação de emergência ou não, qualquer carro deve sempre estar equipado com o seu manual e as ferramentas necessárias. A simplicidade na troca de pneu desses veículos tem como fator o modelo do carro, o seu peso, as ferramentas que são usadas para o reparo e a necessidade da força humana para deixar tudo em ordem. Carros mais leves são mais fáceis de serem manuseados, assim, simplificando diversos processos.

Quais os carros mais complexos para trocar o pneu?

Carros maiores e mais altos, como SUVs, 4×4 e caminhonetes, podem ser mais desafiadores na hora de uma emergência que exija reparo imediato no trânsito, por conta do seu tamanho e peso. Porém, o processo a ser realizado para a troca de pneu nesses veículos não difere dos carros populares.

Por esses veículos serem maiores e mais pesados do que os carros populares e pequenos, o manuseio pode ser uma dificuldade a ser enfrentada no processo da troca de pneu. Para evitar emergências com esses carros, é necessário acompanhar regularmente a situação geral e trocar os pneus quando for preciso.

A complexidade maior nestes veículos está em ter consigo as ferramentas necessárias, que custam um valor maior para atender a necessidade. O custo em carros maiores, como as caminhonetes, pode ser maior do que em carros menores e mais populares pela divergência na precisão das ferramentas para os reparos.

Conforme vimos neste post, o processo da troca de pneu pode ser feito de forma simples, ou com um pouco mais de complexidade — dependendo do modelo do seu carro. Porém, para quem dirige, é um conhecimento de extrema importância, que transmite mais segurança e domínio do assunto e que será muito bem utilizado quando for necessário.

Compartilhe as suas experiências aqui nos comentários e descubra o que outras pessoas já passaram com a troca de pneu nas situações mais inusitadas.

Posts relacionados

Deixe um comentário