fbpx

Planejamento em logística: deixe de ser apenas operacional

6 minutos para ler

Com grandes variações no mercado e o aumento da concorrência, o planejamento em logística se tornou fundamental para qualquer empresa. A complexidade desse setor exige certas mudanças, e deixar de ser apenas operacional é agora uma peça-chave para os negócios.

É recomendável ter uma estratégia organizacional para todos os setores da sua empresa, visto que esse é um fator determinante de competitividade. A sua elaboração vai auxiliar o empreendimento a reduzir custos de armazenagem e produção, além de aumentar a velocidade na entrega de mercadorias.

Com base nisso, preparamos este post para que você saiba como fazer o melhor planejamento logístico para o seu negócio. Continue a leitura!

A importância do planejamento em logística

Para que se compreenda claramente o planejamento em logística, é necessário saber mais sobre esse conceito. De modo resumido, ele significa criar novos meios para reduzir custos e aumentar a efetividade nos resultados por meio da identificação de oportunidades de aperfeiçoamento dos processos.

Ou seja, para obter resultados eficazes para sua empresa, é preciso proporcionar ao seu cliente mercadorias de ótima qualidade e de baixo custo, com o compromisso de entregar o produto com rapidez e em excelente estado conforme o que foi solicitado. 

Sabe-se que a área não aceita falhas — essa é uma atividade detalhista e repleta de minúcias, em que erros podem afetar a imagem e a credibilidade do empreendimento. Em contrapartida, o planejamento em logística pode auxiliar esse setor a atuar com mais previsibilidade, eficácia e agilidade, além de diminuir custos expressivos.

Quando os métodos utilizados na logística não conseguem definir seus objetivos, conseguir atingir bons resultados se torna uma tarefa bastante improvável. Assim, sem uma orientação coerente, sua equipe terá dúvidas de como proceder e pode surgir consequências indesejadas para a empresa. Logo, fica notória a importância da aplicabilidade dessas técnicas dentro do setor logístico, devido à sua importância para toda a conjuntura empresarial.

Dessa forma, como gestor logístico, é fundamental que você saiba elaborar um plano estratégico e o acompanhe constantemente. Também é preciso avaliar os avanços de sua equipe, cuidando para que as metas e os objetivos traçados sejam devidamente desempenhados.

Passo a passo para fazer o planejamento em logística

Confira agora alguns pontos que são fundamentais para quem quer implementar estratégias logísticas em sua empresa:

1. Metas da logística

O primeiro passo é determinar os seus objetivos em sua organização. Eles podem ser, por exemplo:

  • realizar a entrega das encomendas em um prazo reduzido;
  • ter um estoque ordenado e bem administrado;
  • buscar por uma logística inovadora e que seja eficaz.

Desse modo, ao saber precisamente em que lugar você deseja chegar, fica mais fácil planejar estratégias e manter sua equipe instigada e empenhada em cumprir metas.

2. Fornecedores confiáveis

Quase nenhuma empresa consegue desenvolver todas as matérias-primas necessárias para a criação de seus produtos.

Invariavelmente, será preciso lidar com fornecedores, sejam eles de insumos, de partes do seu produto final ou de utensílios de produção. Por isso, a escolha do provedor certo é fundamental.

É importante definir o fornecedor com o item de melhor qualidade. porém, nem sempre isso é o bastante.

Para a opção correta, é preciso analisar outras variáveis, como custo-benefício, qualidade de transporte e entrega, distância do fornecedor ao local de armazenamento do seu negócio e o compromisso do abastecedor de sempre manter o serviço eficiente.

Averiguar esses itens em conjunto, de modo estratégico e objetivo, vai levar você a escolha do melhor fornecedor para sua empresa.

3. Fator Humano

É preciso focar nas pessoas pois elas são peças fundamentais, um ativo intangível com grande valor mensurável em uma organização. Dessa forma, mantê-las motivadas, instruí-las e prover suas competências é um grande passo para a entrega de valor ao cliente. Não é possível falar em atingir uma estratégia, executar uma missão, buscar inovação sem trabalhar com questões relacionadas ao fator humano e fazer com que os colaboradores realmente entendam o seu papel dentro do negócio.

4. Gestão de transporte

Outra questão extremamente importante e que não pode faltar em um planejamento em logística é, com certeza, ter estratégias para tornar o transporte de produtos mais eficazes, baratos, rápidos e seguros.

Como se sabe, uma das questões que mais provocam a satisfação de seus consumidores e que envolvem o setor de logística é exatamente a ocasião da entrega dos pedidos. Afinal de contas, se eles chegam ao cliente dentro do prazo estipulado e sem perdas ou danos,as chances de conseguir uma ótima credibilidade são grandes.

Então, não deixe de introduzir esse quesito em seu planejamento analisando todas as ações que envolvem o transporte, desde a movimentação de mercadorias e frota de caminhões até a sua vinculação com as transportadoras. Por isso, a terceirização dos transportes é a melhor opção para que você foque seus esforços em outras áreas da logística da empresa.

5. Gestão de estoque

Você também precisa dar uma atenção especial à gestão de estoque, pois o seu planejamento é fundamental. Afinal, esse é um dos setores mais importantes da empresa.

No momento em que o estoque se torna bem gerenciado, você não passa por problemas como a falta de matéria-prima ou produtos, muito menos com excesso de mercadorias nas prateleiras. Tudo é analisado e delineado, e seu negócio tem sempre o necessário para satisfazer as demandas de seus consumidores.

A organização do estoque é crucial. Então, crie mecanismos para torná-lo mais estruturado e conquiste, dessa forma, uma organização mais eficiente.

 

Portanto, para ter êxito nos processos logísticos, o empreendedor precisa observar várias questões e buscar por meios que proporcionem a inovação e a melhoria de suas estratégias empresariais.

Agora que você já compreende como se faz um planejamento em logística deixe de ser apenas operacional e passe a se preocupar com o lado estratégico, que tal deixar seu comentário no post com suas dúvidas e impressões?

Posts relacionados

Deixe um comentário