fbpx

Por que a roteirização de frota é importante? Descubra!

7 minutos para ler

Em um mercado cada vez mais competitivo e inovador em todas as áreas, a demanda por agilidade nos processos tem sido cada vez mais latente, assim como a assertividade nas tomadas de decisão. Na cena logística, quem deseja se manter em posição dominante precisa investir no planejamento e na gestão das informações da operação.

A utilização de informações voltadas para a otimização operacional é a chave para se destacar diante da concorrência. Nesse sentido, a roteirização de frota surge como um dos processos mais vantajosos à sua disposição.

Não há dúvidas quanto aos benefícios que essa prática pode trazer para o setor. O que existe são diferentes percepções quanto a essas vantagens, já que alguns profissionais encontram dificuldades para entender como a roteirização pode, de fato, contribuir em aspectos tão relevantes como a redução de custos.

Por isso, neste artigo, vamos explicar os motivos que demonstram que o uso dessa tecnologia pode ser transformador para a sua empresa, otimizando sua operação. Continue acompanhando!

O que é a roteirização de frota e por que ela é importante?

Todo frete demanda um mínimo planejamento. Transportar uma mercadoria de um ponto a outro exige diversas decisões, nas quais se considera o caminho mais adequado, restrições de altura, as condições de trânsito, pedágios e tráfego de veículos de cargas, distância, condição do asfalto e riscos de segurança.

A roteirização de frota é exatamente o planejamento do caminho que será traçado durante o transporte. Afinal, quem deseja fazer as entregas de forma eficiente não poderá deixar de lado a escolha cuidadosa do itinerário. Essa tarefa pode ser extremamente trabalhosa, consumir um tempo exagerado (se for feita manualmente) e impactar diretamente no caixa da empresa.

Como a roteirização contribui, de fato, para a eficiência do negócio?

Se você ainda tem dúvidas sobre como a roteirização de frota pode trazer vantagens competitivas para o seu negócio, vamos mencionar os ganhos mais comentados a seguir. Acompanhe.

Prevenindo gastos e proporcionando economia de combustível

Economizar combustível pode passar a ser uma realidade significativa para a empresa que aposta na roteirização de frotas, já que essa solução costuma calcular automaticamente as despesas, com base no tempo da rota, preço e quantia de combustível necessária.

A rota automatizada gera economia devido à análise do melhor trajeto. Vale destacar que os roteirizadores levam em conta fatores completos, como quilometragem, trânsito e pontos de parada.

Otimizando as rotas

A otimização de trajeto também é uma vantagem aparentemente simples, mas capaz de trazer ganhos expressivos. Trata-se da redução das distâncias que possibilita ganhos de tempo nas operações e ajuda na racionalização dos recursos humanos e de tempo.

Um bom roteirizador consegue expor informações que podem ser utilizadas conforme as prioridades da empresa: rota mais curta, com desvio, mais rápida, por vias principais, com melhor ordenação de retorno e por aí vai.

Para que o veículo não tenha de passar duas vezes pelo mesmo local, a ferramenta é capaz de agrupar automaticamente locais próximos de entrega. Além disso, esse ganho impede que duas equipes diferentes sejam demandadas para realizar entregas em regiões próximas.

Reduzindo gastos com manutenção

Todo mundo sabe que quanto maior for a quilometragem rodada pelo automóvel, maior será a frequência de manutenção. Logo, se a empresa pretende reduzir os gastos nesse sentido, é preciso diminuir o percurso da frota ou evitar trechos em má conservação.

Já que o caminho traçado por cada carro da empresa se relaciona com a distância percorrida, um planejamento eficiente pode trazer melhorias com foco na redução da quilometragem rodada ao término das entregas, ampliando a vida útil dos carros e caminhões.

A roteirização automatizada também permite que os veículos percorram estradas em melhores condições e com distâncias reduzidas. Desse modo, o desgaste é evitado e, consequentemente, a necessidade de manutenções.

Melhorando o uso da frota

Outro benefício que só essa solução pode entregar de forma perfeita é por meio do estudo prévio e detalhado do caminho traçado. Essa análise abre caminho para que o gerente saiba qual é o veículo mais apropriado para atender a cada demanda específica.

Assim, a frota tem mais chances de ser usada de forma inteligente, com base em informações prévias. A seleção dos melhores e mais econômicos tipos de veículos para cada caso pode ser um fator essencial para o controle da operação e redução de gastos.

Como a terceirização deixa a roteirização mais eficiente?

Quem já disse que a terceirização pode ser uma forma de tornar a roteirização mais eficiente está coberto de razão. Isso acontece porque o profissional responsável pela logística de uma empresa costuma ter muitas responsabilidades que demandam tempo e preparo.

Ao terceirizar essa etapa da operação logística, o gestor não terá que se preocupar com a gestão da frota, contando com a possibilidade de se empenhar para garantir uma entrega mais eficiente realizada em modelos de veículos específicos.

O ato de roteirizar é muito mais eficiente quando é acompanhado por outras etapas, como o rastreamento do veículo e a monitoração. O mercado tem empresas específicas na totalidade do tema, oferecendo soluções flexíveis para empresas de diversos portes.

Como elaborar um roteiro eficaz?

Se a sua intenção é criar ou acompanhar uma roteirização eficiente, separamos algumas dicas que poderão ajudar sua empreitada:

Agrupe as paradas próximas entre si

É importante ter em mente que o tempo de tráfego entre uma parada e outra deve ser otimizado. Sendo assim, opte sempre por carregar os veículos de acordo com a proximidade dos destinos.

Faça um planejamento semanal

Para evitar a superposição de roteiros, foque em um planejamento contínuo. Definir os dias da semana para realização da entrega de cada um deles é importante para a segmentação dos roteiros.

Comece pela parada mais distante

Quando for planejar o roteiro, comece pela entrega mais distante do depósito. Separe essas paradas mais distantes e agrupe as demais em torno delas. Não se esqueça de considerar a carga do veículo em uso. Assim, você poderá diminuir os tempos de viagem e as distâncias percorridas.

Diferentemente do que muitos pensam, a roteirização de frota não se trata apenas de definir as melhores rotas para entregas. Na verdade, trata-se de um processo de análise de diversos elementos que dão forma à operação. Pense melhor sobre os pontos que abordamos neste artigo e faça um teste. Os seus resultados serão incríveis!

Quer continuar aprendendo com mais artigos relevantes sobre o tema? Que tal entender um pouco mais sobre os custos de veículo de frota? Acesse o nosso material sobre o tema para descobrir o quanto você paga mensalmente pelos carros da sua empresa.

Posts relacionados

Deixe um comentário