fbpx

Descubra o melhor momento para se optar pela terceirização de frota

6 minutos para ler

A terceirização de frota se tornou uma alternativa para os gestores que desejam manter a saúde financeira do seu negócio sem interferir na qualidade dos serviços prestados. Mas qual é o momento certo para optar pelo aluguel dos veículos corporativos? Para auxiliar nesta questão, selecionamos algumas situações em que esta escolha se torna a solução mais adequada para a empresa. Continue a leitura deste post e entenda mais sobre o assunto.

Quando a empresa está descapitalizada devido à crise

Muitas empresas, durante a recessão econômica em que o país esteve nos últimos dois anos, precisaram reduzir os custos fixos e executar cortes na frota de automóveis. Agora, com a retomada dos investimentos e o reaquecimento da economia, uma excelente opção para as companhias que estão descapitalizadas é investir na terceirização das frotas, com uma organização especializada no assunto.

Quando a empresa quer ampliar o caixa

A rotina de muitos empresários do segmento logístico é buscar alternativas para ampliar os recursos financeiros da empresa sem prejudicar a qualidade dos serviços e reduzir a satisfação dos clientes. Uma das melhores formas de levantar esse capital é vender todos os veículos próprios, itens que possuem liquidez elevada no mercado, ou seja, podem ser facilmente comercializados, e optar pela terceirização.

Após contratar o serviço de locação de automóveis, a organização ainda evita fazer outras dívidas, porque não precisa utilizar seu crédito em financiamentos para a renovação da frota.

Quando os custos com manutenção são altos

Ruas e estradas esburacadas e sem a devida assistência, o dólar com o valor elevado, além da condução inadequada de muitos motoristas, colaboram para que os gastos com a manutenção dos veículos sejam cada vez maiores. 

Ao optar pela terceirização de frota de veículos do seu negócio, estes custos são extintos. A empresa contratada passa a lidar com a responsabilidade de manter os carros sempre em perfeito estado e ainda administrar toda a burocracia relacionada à frota: riscos de sinistros, emplacamento, licenciamento, seguro contra roubo, danos, incêndio e colisão, DPVAT, IPVA e pagamento de outros impostos. Do ponto de vista operacional, a frota pode ser administrada de maneira mais eficiente.

Além de reduzir as despesas, a contratação deste serviço proporciona um melhor planejamento financeiro da empresa em médio e longo prazo devido aos valores fixos já estipulados pela terceirizada.

Quando a empresa deseja eliminar a depreciação

Além das manutenções que acabam virando rotina, a deterioração da grande maioria das estradas e rodovias brasileiras contribui para que os veículos sofram com o tempo uma depreciação acentuada, fator que desvaloriza a frota no mercado e gera gastos de manutenção que não foram planejados.

A contratação de uma empresa terceirizada elimina a depreciação. Por qual motivo? Todos os carros são substituídos por versões mais novas após o período estipulado em contrato geralmente a cada dois anos e sem custos adicionais passam sempre por uma inspeção de qualidade para que a companhia mantenha constantemente uma frota impecável.

Quando existe a necessidade de ter mais veículos disponíveis

Um dos desafios mais difíceis para as empresas logísticas que possuem frota própria é atender ao volume das demandas, principalmente em datas sazonais, como Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Natal, Black Friday ou promoções específicas.

Nesses períodos, é necessário ter mais veículos disponíveis e isso exige um investimento muito alto, tanto de tempo para escolher o modelo e unir os documentos para a compra, como financeiro.

Com a terceirização, é simples resolver este problema: a frota pode ser ampliada a qualquer momento, há assistência 24 horas e sempre um carro reserva disponível — caso algum apresente problemas e precise de manutenção, assim como diversas soluções para não prejudicar o andamento das atividades empresariais 

Quando as frotas não têm o desempenho adequado

Muitas vezes o modelo de automóvel que a companhia possui já não supre mais as suas necessidades e então surge a dúvida: “Como adquirir opções mais potentes sem mexer no caixa?” As locadoras são a solução. Elas têm disponíveis diversas opções de 0 km, como veículos básicos 1.0, utilitários, blindados, até mesmo as versões de luxo, bem como diversas opções de acessórios adicionais: GPS, sirene de ré, tacógrafo e rádio comunicador para auxiliar a organização a conquistar o máximo de desempenho.

Quando a empresa precisa de veículos especiais

A necessidade de veículos específicos como vans, micro ônibus, 4×4 e outros ativos específicos tem um custo alto. Neste caso, a terceirização também é uma ótima alternativa.

Quando é preciso focar mais no negócio

Um gestor logístico tem a responsabilidade de controlar a rotina de abastecimento dos veículos, planejar as rotas, monitorar as manutenções preventivas e enviar os carros que precisam de reparos urgentes e que não estavam planejados, administrar os condutores, contratar novos motoristas e muitas outras atividades relacionadas à frota da empresa.

Supervisionar todo o setor produtivo e fazer com que ele funcione dentro do padrão de qualidade desejado não é fácil e exige muita dedicação. São tantas as tarefas rotineiras, que muitas vezes outros setores da companhia não recebem a devida atenção e as melhorias que precisam ser aplicadas são postergadas com frequência. No momento em que a gestão sente a necessidade de investir tempo e dinheiro para aprimorar outras áreas, a terceirização entra como um auxílio.

Além de ter mais horas disponíveis para se dedicar ao negócio, ainda é possível fazer uma economia de aproximadamente 25% de capital, que pode ser utilizado em treinamentos periódicos da equipe, novas tecnologias, em campanhas de marketing, no estudo da concorrência, na criação de ideias inovadoras, novos serviços, canais de comunicação com o público interno e externo, mão de obra especializada, entre outras ações de melhoria que têm impacto direto no crescimento do negócio.

Isso faz com que a companhia se torne muito mais competitiva no mercado, fidelize clientes, destaque-se da concorrência e seja ainda mais rentável.

É preciso avaliar todos os pontos para verificar se é a hora certa da sua empresa investir no serviço. Ficou interessado na terceirização de frota? Entre em contato com a Lokamig e saiba como aproveitar todos os benefícios deste serviço.

 
Posts relacionados

Deixe um comentário