fbpx

Entenda o que é outsourcing de frota e quais são os seus benefícios

7 minutos para ler

Muitas empresas têm adotado o outsourcing de frota como estratégia para alavancar seus negócios. Desse modo, adquirem uma vantagem competitiva sobre as demais nesse mercado tão diversificado.

Seja por não possuir uma boa infraestrutura para esse tipo de atividade ou como meio de focar na atividade fim da instituição, as empresas optam por contratar serviços de outsourcing.

Para quem está sempre em busca de melhorar seus serviços com o aumento da qualidade e da eficiência, essa é uma ótima opção.

No post de hoje, explicaremos exatamente o que é outsourcing de frota, como funciona e quais os principais benefícios. Ficou interessado no assunto? Então acompanhe nosso post até o final!

O que é outsourcing de frota?

Outsourcing é um termo inglês que significa terceirização. A terceirização surgiu nos tempos das grandes guerras, quando as indústrias se encontravam sobrecarregadas com a fabricação de armamentos bélicos e, por isso, não tinham tempo para atender todos os pedidos. Atualmente, o outsourcing evoluiu e se consolidou como uma metodologia administrativa eficiente e eficaz.

Essa é uma nova tendência de mercado e a maioria tem aderido à prática de terceirização, pois leva até a empresa tecnologia e expertise sobre determinada atividade.

O processo de outsourcing deve ser visto como uma estratégia para a empresa, na qual são repassadas algumas de suas atividades, geralmente secundárias, a uma outra empresa especializada.

No caso da terceirização de frotas, a instituição que contrata os serviços terceirizados mantém o controle estratégico da frota sem ter que realizar essas atividades diretamente, nem tratar de assuntos burocráticos relativos ou imobilizar recursos em automóveis, enquanto pode investir em outras atividades que geram mais lucros para a empresa.

Antes de contratar serviços de outsourcing de frota, é necessário identificar todos os parâmetros que possam ser transferidos para uma empresa que possua experiência em gestão de veículos, como:

  • conhecimento técnico da frota;
  • serviços de manutenção;
  • proteção veicular e assistência 24 horas;
  • reserva de frota;
  • controle de multas e assessoria em caso de acidentes de trânsito;
  • desmobilização e venda dos veículos.

Muitas vezes, torna-se inviável financeiramente conduzir todo esse processo que envolve uma gestão de frotas, pois como vimos acima não é um processo simples. Assim, a terceirização traz inúmeras vantagens para as organizações, gerando uma grande vantagem competitiva.

Como funciona?

De modo geral, a empresa entra em contato com a locadora de veículos, que vai até a instituição fazer o levantamento da demanda para esse tipo de atividade e também dos principais problemas com frota.

Após essa etapa, é elaborado um projeto exclusivo para atender as necessidades da empresa, de acordo com a disponibilidade financeira. Nesse processo, a instituição escolhe o tipo de automóvel e os serviços a serem cobertos. Então é firmado um contrato entre as partes.

Se for de preferência da empresa, ela ainda pode customizar os veículos com a sua marca, o que colabora com o branding da instituição.

Por que contratar esse tipo de prestação de serviço?

O outsourcing de frota oferece muitos benefícios para uma empresa, seja ela de grande ou pequeno porte, independentemente do número de veículos.

Redução de custos

Manter uma frota própria não é nada fácil. Além disso, é preciso desembolsar um bom capital para a sua manutenção.

Na gestão de uma frota própria, devem ser levados em conta os seguintes custos e riscos:

  • compra, licenciamento, emplacamento, taxas; 
  • manutenção preventiva de automóveis;
  • custo de oportunidade ;
  • lucro cessante devido à indisponibilidade de veículo; 
  • despesas com oficinas e peças;
  • depreciação dos veículos;
  • riscos envolvidos na desmobilização (falta de liquidez do bem, baixo valor de mercado do usado, burocracia com documentação, transferência do bem, inadimplência, etc).

Com o outsourcing de frotas, todos esses custos podem ser eliminados.

 

 

Aumento de dinheiro no caixa da empresa

Comprar um veículo exige planejamento e muito dinheiro, mesmo que a aquisição não seja à vista. Empatar capital em um bem que tem uma rápida depreciação representa uma movimentação arriscada para empresas de pequeno ou médio porte, cujas finanças são sempre justas.

As instituições que trabalham com outsourcing de frota obtêm condições de compra diferenciadas, negociadas diretamente com as montadoras, para a aquisição de veículos. Desse modo, possuem uma larga vantagem financeira.

Essa vantagem também se aplica para a aquisição de serviços como apólices de seguro e assistências aparelhos tecnológicos como os rastreadores e telemetria. Com isso, a terceirização de frota reduz drasticamente os valores dos serviços, o que significa uma economia financeira significativa para a empresa e, consequentemente, o aumento de sua margem de lucro.

Otimização do tempo de cuidado com manutenção

O aumento no custo de manutenção dos veículos e o tempo despendido para a realização dessa tarefa oneram o processo de operação de frotas próprias. Dessa maneira, o outsourcing de frota permite que a empresa se preocupe menos com encargos e problemas desse setor, o que possibilita que ela concentre todos os seus esforços e atenção para o próprio negócio.

Além disso, permite a substituição de veículos no tempo em que outro estiver parado para manutenção, garantindo a continuidade dos serviços da frota.

Diminuição das atividades operacionais de funcionários

A terceirização evita o deslocamento de funcionários para exercerem outras tarefas ao longo do dia de trabalho, possibilitando que se concentrem totalmente em exercer suas atividades para o foco da empresa.

Uma outra vantagem nesse sentido é a redução de trabalhos administrativos devido ao número de funcionários. Uma equipe menor significa menos cálculos para a folha de pagamento e impostos de mão de obra, por exemplo. Por isso, terceirizar um setor pode ajudar a manter uma estrutura mais enxuta e minimizar os esforços administrativos.

Renovação de frota

Como visto, é preciso ter uma boa quantia em dinheiro para investir em carros próprios e, devido à sua depreciação, é necessário renovar a frota constantemente. Desse modo será preciso investir muito dinheiro nesse tipo de transação, o que não é vantajoso para a empresa.

Com a terceirização você não precisa se preocupar com isso, pois a própria locadora de carros, que faz o acompanhamento frequente de sua frota, sabe o momento certo de renová-la. Assim, você poderá contar sempre com veículos de qualidade, visto que, quanto mais modernos, mais econômicos e benéficos são.

Portanto, o outsourcing de frotas é uma ótima opção para você aplicar em seu negócio. Agora que você já sabe como funciona e quais seus principais benefícios, não perca mais tempo e contrate já esse serviço. Dessa forma, o sucesso da sua empresa será garantido.

Posts relacionados

Deixe um comentário