Depois de mais um ano atípico, em que tivemos que continuar lutando para vencer os obstáculos colocados pela pandemia, nada melhor do que aproveitar esse final de 2021 para fazer uma boa viagem. Pegar a estrada para fugir da correria das grandes cidades certamente será o roteiro de muitas famílias e, para uma viagem longa, é sempre bom tomar alguns cuidados.
Neste post, ressaltamos 4 cuidados básicos que você deverá tomar para o seu passeio em família se tornar mais seguro, barato e confortável. São dicas que vão desde o cálculo de gastos até a escolha do melhor veículo. Confira!
1. Calcule os gastos
É importante colocar na ponta do lápis a sua previsão mínima de gastos na viagem, para que não haja nenhum imprevisto. Os dois primeiros gastos são corriqueiros em qualquer viagem: pedágio e combustível.
Para fazer o cálculo da quantidade de combustível, você deverá saber a média que o automóvel utilizado faz de quilômetro por litro, assim, sabendo a distância que será percorrido, o cálculo se torna simples. Quanto mais próxima do real for a sua previsão, menores serão os imprevistos.
2. Use o GPS com parcimônia
A democratização do GPS facilitou a vida de quem viaja por lugares desconhecidos e, certamente, já evitou que muita gente se perdesse. Porém, apesar da grande utilidade dessa tecnologia, você deve utilizá-la com uma das suas referências na viagem, ou seja, não se prenda somente a ela.
Observe as sinalizações nas rodovias para evitar transtornos. Em algumas situações, se você perder o acesso a uma determinada via, poderá ter que andar vários quilômetros até encontrar um retorno, tornando a sua viagem mais cara e demorada.
3. Programe paradas para descanso
Por mais que a ansiedade de chegar seja grande em uma viagem muito longa, vale a pena dar uma ou mais paradas para que todos possam esticar as pernas, ir ao banheiro, comer algo ou simplesmente sentar em um local mais confortável e descansar por alguns minutos. Isso ajudará vocês a recarregarem as baterias para voltar à estrada mais dispostos.
4. Capriche na escolha do carro
Você deve tá pensando: “mas eu já tenho um carro!”. Nem sempre o modelo de carro perfeito para os deslocamentos diários na cidade é o modelo ideal para viagens longas em rodovias. Você deve levar em conta que o carro estará cheio — de pessoas e bagagens — em uma viagem longa.
É necessário ter mais conforto e espaço, pois as pessoas ficarão por muito tempo paradas. Ficar o tempo todo apertado, na mesma posição, é cansativo e pode tornar a viagem estressante, principalmente para crianças.
Por isso, no seu planejamento antecipado, avalie qual é o modelo ideal de carro para que as bagagens fiquem bem acomodadas e para que as pessoas tenham conforto. A melhor solução, nesse cenário, é procurar uma locadora de veículos. O preço do aluguel será um investimento para que a sua viagem seja bem sucedida.
Como vimos, uma boa viagem longa de carro requer planejamento antecipado de todos os aspectos. Deixar tudo para a última hora pode fazer com que você tenha imprevistos que tornarão uma viagem agradável um processo cansativo e desgastante.
Gostou do nosso post? Quer mais dicas para tornar o seu percurso ainda mais confortável? Temos um excelente post sobre acessórios para viagem. Confira!