fbpx

Qual carro alugar para estrada de terra? Veja com a Lokamig!

6 minutos para ler

Saiba qual é carro ideal para alugar para seu passeio em estrada de terra. Você está planejando fazer um passeio em família ou entre amigos em estradas?  Leia a seguir, qual e como alugar carro para estrada de terra.

O Brasil conta com áreas de muitas dificuldades e conservação. Por ser um país tão grande e diversificado nos mais diferentes detalhes, a pavimentação de estradas não fica por fora. Desta forma, saber escolher o carro adequado é essencial para evitar imprevistos em seus passeios.

Neste post, você vai conhecer as características da estrada de terra e o que deve considerar para andar nesse tipo de solo. Também vamos comentar sobre os carros mais procurados para off-road, bem como os preferidos para estradas e as vantagens de alugar um carro adequado. Boa leitura!

O que é a estrada de terra?

A estrada de terra é o nome popular para as estradas (principalmente no interior dos estados brasileiros) que não são pavimentadas com concreto ou asfalto. Até o final do século XIX, era somente o que existia para se transitar. Era bem comum o transporte ser realizado a pé, por carroça ou a cavalo.

Esse tipo de estrada geralmente está entre cidades, ligando localidades vizinhas. Portanto, mesmo com sua característica não-pavimentada, é de muita importância para a movimentação de pessoas e de cargas abastecedoras para as diversas indústrias. As estradas de terra também podem acessar áreas rurais mais afastadas, permitindo à população que possa ir e vir livremente.

Quais são as principais características da estrada de terra?

As estradas de terra contam com diferentes solos, dependendo da sua localidade e da frequência de tráfego que ocorre no dia a dia. Em alguns lugares, ela pode ser tão acidentada que apenas veículos apropriados para off-road conseguem andar com tranquilidade. Já as mais planas podem ser trilhadas por carros mais populares.

Se você não estiver em um carro apropriado para andar sob essas condições, o solo não-pavimentado pode conter algumas dificuldades capazes de atrapalhar em seu passeio. Portanto, fatores como terra batida, cascalho no meio da estrada, buracos causados por condições climáticas, situações de tráfego e diferença de níveis no caminho para andar, tudo isso não será um impedimento se você estiver no veículo correto.

O que considerar ao escolher um carro ideal para andar em estrada de terra?

É essencial prestar atenção em alguns fatores para não errar no momento da decisão de escolher o carro que você vai dirigir na estrada de terra. Questões como a altura do carro, sua angulação de entrada e saída, estabilidade, tração e pneus devem ser olhados com bastante cuidado.

Sempre procure por carros 4×4 se o seu objetivo é o off-road. Eles facilitam o acesso entre caminhos mais difíceis pela sua tração de pneus, que precisa ser específico. Ou de uso misto para asfalto e terra, ou somente para estradas de terra.

É importante verificar a altura em relação ao solo para evitar que o veículo se choque quando passar por uma estrada mais acidentada. A angulação correta consegue diminuir a chance de ocorrer impactos, comuns em inclinações, pela dianteira e traseira do carro. Isso porque a angulação de entrada se forma de acordo com o para-choque dianteiro, e a de saída no para-choque traseiro.

Esse último fator é importante para avaliar a habilidade que o carro tem para entrar e sair de obstáculos. Por estar em solos mais perigosos, um veículo estável traz mais conforto e segurança ao motorista e aos seus acompanhantes.

Quais são os modelos de carros mais procurados para o off-road?

Os carros 4×4 são ideais para a prática de off-road, já que nesse cenário a estrada de terra conta com atolamentos, grandes obstáculos e declives que só serão passados com tranquilidade e segurança nesse tipo de veículo. Aqui, e importante observar que um carro 4×4, que conta com a tração das rodas, configurável para o tipo de solo que será trilhado, adapta-se tanto para o asfalto quanto para uma estrada de terra mais acidentada.

Atualmente, Toyota Hillux, Nissan Frontier e Mitsubishi L200 estão entre os 4×4 mais indicados para diferentes tipos de solos. Veículos 4×4 como Fiat Toro e Compass podem ser usados tanto no asfalto como em trilhas, estrada de terra, lama e outras variações de terreno.

E quais são os preferidos para as estradas de terra menos acidentadas?

As estradas de terra possuem muitas diferenças de solo, em alguns locais a não-pavimentação pode ser mais acidentada, em outros pode ser mais plano. Com isso, alguns carros que não chegam a ser 4×4 podem andar tranquilamente na estrada de terra.

Jeep Renegade e Renault Duster, Ford Ecosport, Volkswagen T-Cross, Jeep Compass e outros carros mais robustos são alguns carros que conseguem rodar bem em uma estrada de terra mais plana. Eles apresentam as funcionalidades necessárias para este tipo de solo, além dos carros indicados para off-road.

Afinal, quais as vantagens em alugar um carro específico para rodar em estrada de terra?

Alugar um carro é uma vantagem em diversas situações, como não ter um carro para o dia a dia ou ficar sem o carro em um determinado momento por algum motivo. Contudo, se você tem um veículo que não é apropriado para andar em estrada de terra, a locação é a melhor opção para evitar imprevistos em passeios.

A possibilidade de alugar um veículo específico para uma determinada situação, como uma viagem pela Estrada Real, por exemplo, pode fazer com que o passeio seja mais objetivo e divertido para todos. Nesse sentido, a Lokamig disponibiliza outras opções de carros para alugar, como Hyundai HB20, Volkswagen Voyage, Fiat Strada, entre outros.

Conforme mostramos neste post, para saber qual carro alugar para passeios em estrada de terra é necessário ter o conhecimento das condições do solo que será percorrido e qual veículo pode entregar maior segurança e conforto para todos os passageiros. Contar com uma boa locadora de carros é o primeiro passo para aproveitar ao máximo os passeios planejados.

Essas informações foram úteis? Para saber mais sobre como alugar carros para rodar em estradas de terra, entre em contato conosco. Temos uma equipe especializada para tirar as suas dúvidas e dar as melhores dicas para você dirigir com tranquilidade e segurança.

Posts relacionados

Deixe um comentário