O trem Rio-Minas deverá ser inaugurado em fevereiro de 2023, quando a rota inicial será ativada. O trem turístico vai transitar do Rio de Janeiro até Minas Gerais e esse é um projeto idealizado desde o ano de 2016. Está curioso para saber mais sobre essa novidade espetacular?
Continue a leitura que vamos abordar todas as informações que você precisa para acompanhar essa notícia.
Confira!
O que é o trem Rio-Minas
É um trem turístico com o maior percurso nacional. Seu trajeto permitirá que os passageiros vislumbrem as belezas naturais do nosso país e muitos outros pontos turísticos, percorrendo cerca de 168km e com uma capacidade de carregar cerca de 800 passageiros por viagem.
As obras para implementação do trem Rio Minas já tiveram início com a aprovação do projeto pela ANTT — Agência Nacional de Transportes Terrestres. Em um primeiro momento, o trajeto deverá ser percorrido por 37km, de Três Rios a Sapucaia, com início das atividades em fevereiro. Posteriormente, deverá se estender para o restante do percurso, totalizando 168km de viagem.
Lugares por onde o trem Rio-Minas deverá passar
O trem Rio-Minas deve passar por duas cidades no Rio de janeiro, Três Rios e Sapucaia, e por seis cidades em Minas gerais: Chiador, Além Paraíba, Cataguases, Volta Grande, Recreio e Leopoldina. Esse trajeto deve apresentar para os viajantes as belas paisagens e belezas naturais das nossas cidades brasileiras.
A princípio, o objetivo é que aconteça duas viagens por dia, uma pela parte da manhã e outra no período da tarde, atendendo às demandas também nos feriados, sábados e domingos. A obra foi iniciada em junho e tem previsão de término em dezembro de 2022. No mês de janeiro de 2023 serão feitos os primeiros testes, assim como a inspeção da ANTT, para garantir a atividade do trem Rio-Minas no mês seguinte, em fevereiro.
Importância do trem Rio-Minas
A iniciativa da obra foi da ONG Oscip Amigos do Trem, com a proposta de recuperação dos trilhos no trajeto Rio até Minas. Além disso, as pontes serão reforçadas e serão construídos muros para o lastro, assim como limpeza e retirada de entulhos em todo o trajeto. Essa ação é importante para geração de emprego e para o impulsionamento do turismo nessas regiões. É uma iniciativa que fomenta a valorização social e promove a reformulação do setor de hotelaria e de comércio.
A ONG Amigos do Trem atua no setor ferroviário há mais de 20 anos e encontrou como uma excelente proposta de desenvolvimento turístico reestruturar os trechos de Três Rios a Cataguases, até então desativados. Com o trem Rio-Minas, uma nova forma de turismo será fomentada, levando momentos de entretenimento e muita informação para quem gosta de viajar e conhecer um pouco mais sobre a nossa história.
Se você gostou deste artigo, acompanhe as nossas redes sociais e confira todos os conteúdos que preparamos exclusivamente para você. Estamos no Facebook e no Instagram.