fbpx

Entenda a importância da capacitação para o profissional de logística

7 minutos para ler

A capacitação do profissional de logística nem sempre foi um tema de grande preocupação dos empresários. Mas com o processo de globalização, o importante papel das tecnologias no sucesso dos negócios em geral e a acirrada competitividade do mercado, especializar-se tornou um das grandes exigências para conseguir uma posição de destaque.

Nesse contexto, a contratação de indivíduos qualificados e o constante treinamento desses profissionais, assuntos que antes não recebiam tanta importância, hoje representam uma questão de grande relevância.

Diante da importância do assunto, elaboramos um post para que você entenda de uma vez por todas por que os profissionais de logística devem aprimorar seus conhecimentos. Continue a leitura e confira!

Quais os desafios do profissional de logística? 

Embora seja uma área de muitas oportunidades, o campo da logística também é extremamente competitivo e enseja desafios. Atualmente, um dos principais obstáculos que o profissional de logística enfrenta é a falta de planejamento correto de suas atividades. Na maioria das vezes, a ausência de processos organizados prejudica a análise das demandas do mercado e a escolha das estratégias corretas para suprir as necessidades dos consumidores.

É a partir desse ponto de organização da estrutura logística que surge uma série de contratempos. No estoque, por exemplo, a maioria das empresas na atualidade trabalha com o mínimo de produtos em seu armazém, e isso ajuda significativamente na otimização de custos.

Por outro lado, o nível do serviço não pode ficar abaixo das expectativas dos clientes — o tempo de entrega não pode ser prejudicado pela falta do item em estoque. E não é uma tarefa simples manter o fluxo de todas essas tarefas em sintonia para quem não tem conhecimentos suficientes.

Por que é importante investir em capacitação para se destacar no mercado?

O departamento logístico é uma peça-chave para o sucesso de qualquer empreendimento. Afinal, desde a aquisição de insumos até a distribuição dos produtos finais nos pontos de venda ou a entrega aos seus destinatários, existe todo um ciclo de transporte e armazenamento que precisa acontecer da maneira mais eficiente possível.

Não se trata simplesmente de embalar mercadorias, colocá-las em um veículo e sair pela cidade fazendo as entregas sem realizar nenhum planejamento nem calcular o procedimento mais benéfico para a empresa e seus clientes. Uma boa logística está condicionada ao cumprimento de regras, estratégias claras e precisas, e sobretudo funcionários que compreendam bem a função de cada etapa. 

Por essa razão, é fundamental contar com talentos que realmente entendam sobre o assunto, sejam capazes de se adequar às necessidades do negócio, e que contribuam com novos insights e proponham melhorias.

A especialização é relevante inclusive para a escolha dos parceiros. Hoje, por mais competente que seja o profissional logístico, a terceirização desse serviço acrescenta inúmeras vantagens competitivas. Quando a empresa conta com a terceirização de frotas, por exemplo, ela não precisa se preocupar com:

  • a manutenção dos veículos;
  • as despesas relacionadas aos impostos;
  • a ociosidade dos automóveis.
  • o aumento ou diminuição da demanda
  • a desativação de frota

Enfim, a burocracia relacionada à administração dos veículos é transferida para a terceirizada, permitindo aos gestores e funcionários se concentrem nos aspectos mais importantes da gestão logística. Por isso, ter domínio do assunto é fundamental para se fazer uma boa escolha.

Para uma melhor capacitação do profissional de logística, há diversas especializações. A seguir, descrevemos as principais:

Supply chain

A especialização em supply chain, ou cadeia de suprimentos em português, representa uma excelente alternativa para quem deseja melhorar o seu desempenho no segmento logístico. Com essa formação, o profissional é capacitado para pensar e gerir todas as etapas por trás da logística de uma empresa, contemplando disciplinas como:

  • abastecimento de estoque;
  • transporte;
  • armazenagem;
  • comércio exterior.

O supply chain é um curso bastante completo e que dá plenas condições para que a pessoa consiga entender não somente a importância das suas atribuições, mas também as técnicas necessárias e eficientes para as operações de circulação de insumos entre empresa e fornecedores. Além disso, o profissional terá mais facilidade para garantir preços de frete competitivos e o cumprimento dos prazos estabelecidos para a entrega.

Gestão de transportes

A operação de transporte é uma parte bastante relevante para os processos logísticos de uma empresa — ela envolve custos elevados, depende dos modais adequados para cada tipo de carga, mapeamento de rotas de melhor custo-benefício, gerenciamento das remessas. Enfim, inúmeros detalhes que apenas quem tem amplo conhecimento na área domina suficientemente para poder tomar as atitudes certas para colher bons resultados.

Por esse motivo, especializar-se em gestão de transporte ajuda o profissional de logística a desenvolver o conhecimento necessário ao suprimento de todas essas demandas da maneira mais eficiente possível, prezando pela alta qualidade do serviço e priorizando as condições economicamente mais vantajosas para a empresa.

Gestão de logística portuária

A formação em gestão de logística portuária é uma competência indispensável para profissionais que atuam ou pretendem ingressar em empresas que operam no comércio internacional. Aprofundando o aprendizado nesse segmento, o colaborador saberá lidar com todas as questões relacionadas à rotina portuária, às legislações aplicáveis e a todos os demais requisitos da rotina dos portos.

Logística de Comércio exterior

A especialização em logística de comércio exterior prepara o profissional para negociações de importação e exportação entre empresas de diferentes países, assim como para o entendimento das regras internacionais aplicáveis a cada caso. Nesse cenário, são muitas informações e procedimentos diferentes em relação ao transporte em nível nacional.

Assim, há uma demanda efetiva por indivíduos com essa expertise no mercado — por mais experiente que seja um funcionário na gestão de logística, se ele não for qualificado para atuar especificamente nas demandas internacionais, o setor não alcançará seus objetivos nem um bom desempenho.

TMS e WMS

O uso de tecnologias no cumprimento das tarefas de logística tem sido cada vez mais intenso, o que também requer uma maior habilidade para lidar com tais ferramentas por parte de quem gerencia esse trabalho. É o que acontece na utilização de recursos automatizados de TMS (sistema de gerenciamento de transporte), responsáveis pelo máximo de controle nas operações de transporte, e WMS (sistema de gerenciamento de armazém), que garantem a eficiência em todas as etapas do armazenamento.

Apesar das facilidades trazidas por essa automação, se os colaboradores não estiverem familiarizados, não saberão extrair o máximo de potencial das ferramentas. Portanto, só com a atuação de profissionais qualificados é que o investimento na modernização dos processos produzirá as vantagens esperadas.

Como vimos, a boa formação do profissional de logística faz toda a diferença no aprimoramento dos processos de toda a cadeia de suprimentos de um negócio. É a continuidade dos estudos e treinamentos que os mantém alinhados com as necessidades do mercado e com as ferramentas disponíveis para potencializar a prestação de serviços.

Gostou do artigo? Agora que você já sabe a importância do processo de capacitação para o profissional de logística, aproveite para seguir os nossos perfis nas redes sociais — Facebook e Instagram — e ficar por dentro das soluções que temos a oferecer.

Posts relacionados

Deixe um comentário